sábado, 20 de maio de 2017

FILHA DO SANFONEIRO CHICO CABELUDO EM DESTAQUE

 ESSE MUNDO É PEQUENO: UM ENCONTRO CASUAL
(Fran, Acadêmica do Curso de Serviço Social da FEMAF)

Durante todo o dia desse sábado (20/05), o blog do Joaquim Filho esteve realizando a cobertura do I Encontro dos Acadêmicos de Serviço Social da FEMAF, tanto na Faculdade no período da manhã como no auditório do Hotel San Pedro, que se encerrou às 18h. 

Durante o encontro nós tivemos a agradável oportunidade de conhecer uma acadêmica por nome FRANCILEUSA RODRIGUES MORAIS, mas que faz questão de ser chamada pelo codinome de FRAN. 


Fran tem 33 anos, reside atualmente na cidade de Santo Antônio dos Lopes/MA e é filha do maior sanfoneiro da região, o popular e querido por todos Chico Cabeludo, esse que já fez história pela longa carreira que tem e por tudo que fez pela música de raiz, o forró, a verdadeira e autêntica música brasileira. 

Segundo Fran ela é filha de Francisco Feitosa Filho - Chico Cabeludo com a senhora Edileusa Rodrigues Morais, sua mãe, nasceu na cidade de Codó/MA, mas aos sete (7) anos de idade foi morar em São Paulo e só retornou de lá com 31 anos de idade. 

(Sanfoneiro Chico Cabeludo)

Além de estar fazendo o curso de Serviço Social, a Fran é Técnica em Segurança do Trabalho e estar concluindo o curso de Bombeiro Civil. Revelou-nos que é cantora, canta na noite nos fins de semana, toca violão e é integrante da banda Raízes Maranhenses, uma das pioneiras de Santo Antônio dos Lopes. Embora a banda a qual faz parte toque todos os ritmos, Fran disse que seu estilo é a MPB. 

Perguntamos se ela não gostaria de aprender a tocar sanfona. Disse que sim, mas o tempo é corrido, e, além do mais, não vive próximo ao pai, quem poderia lhe dar aulas e começar a tocar esse instrumento de um som admirável. Sobre a relação com o pai Chico Cabeludo, ela disse que tem um pai e amigo, que fala com ele todos os dias, assim como se dar bem e considera como mãe a Pele Morena, esposa atual de Chico. 

Fran também falou que já tocou uma vez com o pai aqui em Pedreiras, no Espeto do Mano, mas já faz um bom tempo. Disse que se pudesse tocava com mais frequência. Vai ficar aguardando um convite ou uma oportunidade para tocar nessa terra que ela admira e que ouve muito as pessoas falarem. 


O que nos fez aproximarmos da moça foi devido ela ter cantado antes de começar o encontro. A voz dela, a forma como cantou me chamou atenção, pois tinha certeza que ela conhecia de música. Foi aí que ela revelou o jogo: "Senhor Joaquim Filho, eu sou filha do Chico Cabeludo. O senhor o conhece?" Foi a senha para um diálogo, uma entrevista, uma matéria e uma nova amizade. 














5 comentários:

  1. meu amado gostaria de saber o fone o do sr CHICO CABELUDO. VC SABE

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DO TELEFONE DE CONTATO DO SR CHICO CABELUDO

    ResponderExcluir
  3. Favor me ligar (99( 98110.3668

    Joaquim Filho

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,gostaria de saber qual é a cidade Natal de Chico cabeludo, eu sou do Ceará e tenho o mesmo sobrenome dele.sou do parambu, situada na região dos inhamuns

    ResponderExcluir