domingo, 21 de maio de 2017

MARIA MARIA

É UMA SATISFAÇÃO IMENSA EM TÊ-LAS COMO VIZINHAS 
(Maria das Graças Aragão e Maria Vieira Pereira/Foto: Joaquim Filho)

"Eu sou responsável pela minha rosa..." - repetiu o pequeno príncipe, a fim de se lembrar, E, deitado na relva, ele chorou. 

Há 10 anos que moro na Rua Corinto Nascimento, e, graças a Deus, até hoje tenho me relacionado bem com os meus vizinhos. É indubitável que têm aqueles mais "chegados" e aqueles que embora eu não tenha muita intimidade, mas existe o respeito e os cumprimentos de "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". 

Mas essas duas, isso mesmo, essas duas Marias são diferentes. Com elas eu tenho uma relação de amizade, respeito e carinho que chego a tratá-las como se fossem minha mãe. E, da parte delas, a mesma cousa: tratam-me como um filho. 

(Foto: Joaquim Filho)

Hoje, domingo (21/05), ao sair para dar os meus passeios dominicais na minha saudosa Trizidela do Vale, na companhia espiritual de meu querido pai, antes de sair, vi-as na porta; e, de forma casual, resolvi fotografá-las, registrar esse momento ímpar das duas mulheres humildes, fantásticas, mães, esposas, avós que existem aqui na minha rua e que vivem de forma anônimas, com uma longa vida dedicada à família e aos fazeres domésticos.  

Uma linda paisagem! Cousa rara de se ver! Uma tela pintada pelo amor e a boa convivência que deve existir entre os seres humanos, independente de parentescos ou não. Um verdadeiro exemplo para as gerações futuras de que nem tudo está perdido. 

Maria, Maria
Milton Nascimento
  
Maria, Maria.
É um dom, uma certa magia,
Uma força que nos alerta,
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta.

Maria, Maria.
É o som, é a cor, é o suor.
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar,
E não vive, apenas aguenta. 

Mas é preciso ter força.
É preciso ter raça.
É preciso ter gana sempre.
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria. 

Mas é preciso ter manha.
É preciso ter graça.
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida












Um comentário:

  1. Eu conheço essas mulheres, realmente são pessoas maravilhosas! Que Deus na sua infinita graça proteja cada uma delas, são meus votos de respeito e admiração!

    ResponderExcluir