sexta-feira, 12 de maio de 2017

MORRE AOS 98 ANOS ANTONIO CANDIDO

SEI QUE A GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS NÃO SABE QUEM FOI ESSE HOMEM, MAS NA QUALIDADE DE ACADÊMICO DE LETRAS, SOU OBRIGADO A NOTICIAR ESSA TRISTE NOTÍCIA!!!
(Antonio Candido/Foto: G1)


Antonio Candido, crítico literário e sociólogo, morreu nessa madrugada de sexta-feira (12), em São Paulo, aos 98 anos. Autor de 'Formação da Literatura Brasileira' deu aulas na USP e ganhou prêmios como Jabuti e Camões. A informação foi confirmada pela Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da USP, onde ele deu aulas no curso de Letras e era professor emérito. 

O velório ocorre no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, até as 17h. Ele deixa as filhas Laura e Marina, também professoras de história da USP, e Ana Luisa. Marina disse que o pai tinha hérnia de hiato, não se sentiu bem e foi internado no sábado. 

Ainda bem antes de fazer o meu curso de Letras, eu tive o prazer de conhecer a obra de Antonio Candido através do sociólogo pedreirense, o saudoso José Caldeira, que certa vez me enviara de São Paulo, pelos Correios, duas importantes obras dele: "O Romantismo no Brasil" e "Iniciação à Literatura Brasileira", livros que os tenho ainda hoje e que foram muito importantes nas leituras para a realização do meu trabalho monográfico.



Depois, já no curso de Letras na FAESF, o professor de Teoria da Literatura Nazeldo Cruz, trabalhou e discutiu bastante conosco em sala de aula as ideias desse gênio e crítico literário, nos mostrando que ele era um dos maiores críticos literários brasileiros e que foi o pioneiro da crítica literária. 

Com a sua partida para outra dimensão, com certeza ficaremos mais pobres de consciência, de ideias e perde-se um grande defensor da nossa Língua Portuguesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário