segunda-feira, 12 de junho de 2017

F. OLIVEIRA 50 ANOS DE HISTÓRIA E AMOR À COMUNICAÇÃO

CAFÉ COM JOAQUIM FILHO

5 DIAS ANTES DE COMPLETAR MEIO SÉCULO DE VIDA O BLOG DO JOAQUIM FILHO VISITOU O COMUNICADOR F. OLIVEIRA EM SUA RESIDÊNCIA



(Repórter F. Oliveira recebendo a visita do Blog do Joaquim Filho)


"O F. Oliveira me remete a uma época muito boa do rádio pedreirense. Digamos que ali era uma universidade, onde todos nós estávamos ali compartilhando aquele aprendizado e também o conhecimento que a gente buscou naquela fonte de nostalgia que foi a Rádio Cultura de Pedreiras. Ele buscou aquilo com uma simplicidade muito grande, um sujeito cheio de alegria, criativo, sabia sempre fazer uma coisa nova e um sujeito de alma boa. Diria que o F. Oliveira é um Homem de alma pura e que deixou uma marca muito grande na comunicação pedreirense."



Samuel Barrêto

Sexta-feira, dia 9 de junho de 2017, no período da manhã, o blog do Joaquim Filho teve a imensa honra de dedicar o precioso tempo do seu trabalho profissional para visitar um dos grandes ícones da comunicação Pedreirense/Trizidelense, esse grande amigo e irmão que marcou uma geração no rádio e na televisão local, conhecido, amado, admirado e respeitado por todos pelo nome de F. Oliveira. 



(... E, assim, ele narrou a sua história de vida, marcada com trabalho, honestidade e muito profissionalismo, sem jamais, um dia sequer, faltar com a ética e o respeito com o seu público...) 



(F. Oliveira com a esposa Irene Tavares Fernandes Oliveira e a filha Maria Letícia/Foto: perfil do "Facebook")

Dentre as diversas finalidades com que nascera o blog do Joaquim Filho, uma delas é a de reconhecer o valor e a importância humana e de valores espirituais das pessoas de bem, que durante uma trajetória de vida construíram a história das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale. É gente humilde, trabalhadora, honesta e honrada pelos seus valores morais. São pessoas que estão por aí, que todos os dias nós vemos nas ruas, avenidas, praças, na feira do mercado, no balcão da quitanda, nas lojas, no jogo de bola, nos clubes, nas associações, nas reuniões, nas academias, escolas, faculdades etc. 


Geralmente, a grande maioria anônima, esquecida pelos seus feitos em prol da comunidade ou quem sabe, nem conhecida pela nova geração que vive cultuando outros costumes e cultura diferentes. E, foi justamente com o objetivo de mostrar ao mundo quem foi e quem ainda é F. Oliveira, que fomos ao seu encontro para conversarmos sobre a sua vida, sua luta, suas reminiscências e o legado que esse cidadão tem para mostrar ao povo de sua terra. 



(Agência dos Correios de Caxias-MA/Foto: Google Imagem)

Tenho certeza que você já deve ter se perguntado o que tem a ver a foto da Agência dos Correios da cidade de Caxias-MA nessa matéria que tem como finalidade falar do comunicador F. Oliveira! Com a continuidade da leitura na matéria, com certeza você irá ficar sabendo. 

MICROFONE LIGADO PARA F. OLIVEIRA


Blog do Joaquim Filho: F. Oliveira, surpreso com a nossa visita? Saiba que essa visita tem como finalidade fazer uma entrevista com você e depois fazermos uma matéria para o blog, pois sabemos que na próxima quarta-feira, dia 14/06, você estará completando 50 anos de vida. Então, nada mais merecido do que lhe prestar uma homenagem.

F. Oliveira: "Joaquim Filho, mais feliz do que surpreso com a sua presença. Em primeiro lugar, eu quero lhe agradecer pela visita nessa manhã de sexta-feira e pela consideração que você sempre teve comigo e com a minha família. Você sabe que esse carinho não vem de hoje, pois você tem uma relação de amizade muito forte conosco. Depois, a satisfação de receber um colega que também é da comunicação, embora você nunca vivesse exclusivamente de fazer comunicação como profissão, mas como algo que você faz por amor, principalmente, no tocante ao social. Isso já virou a sua marca e não é de hoje. Nós acompanhamos o seu blog e parabéns pelas matérias. Vamos lá...!"

Blog do Joaquim Filho: Amigo, a partir desse instante a palavra é toda sua, fique à vontade para falar um pouco da sua vida e, no decorrer da conversa, eu farei algumas intervenções para perguntas, pois aqui é conversa natural, não existem perguntas prontas na bagagem. 

F. Oliveira: "Bem, meu nome é Francisco Costa Oliveira. Eu nasci - para quem não sabe - na cidade de Caxias, estado do Maranhão, em 14 de junho de 1967, só que tive a felicidade de vir para Pedreiras com 3 meses de nascido. Meu pai naquela época era funcionário dos Correios, trabalhava na Agência de Caxias e precisou ser transferido para Pedreiras. Então, amigo, eu sou pedreirense de coração, pois toda a minha vida foi vivida aqui. Ficou surpreso, poeta, por saber que eu não nasci em Pedreiras?"

Blog do Joaquim Filho: E sua família, digo, seus pais e irmãos, fale deles para os nossos leitores. 

F. Oliveira: "Meus pais, como você os conheceu muito bem - minha mãe lhe tinha um grande carinho - se chamavam Valmir Carvalho de Oliveira e Maria de Jesus Costa Oliveira, que com muito amor e bons exemplos que sempre tivemos em nosso lar, gerou uma prole extensa e faço questão de apresentar os meus irmãos, pois sempre nos demos muito bem, uma família de bons princípios e que sempre honrou os ensinamentos dos nossos pais: Socorro Oliveira (mora na cidade de Campo Maior/PI), Vera Lúcia (mora em Pedreiras/MA), Maria Aparecida (esposa do cantor e compositor Chico Viola, atualmente moando em Fortaleza/CE), Temístocles Oliveira (esse foi seu colega de SUCAM e há anos mora em São Luis/MA), Edmilson Oliveira (gerente da Caema na cidade de São Luís Gonzaga/MA), José de Ribamar Oliveira (trabalha com representação comercial e vive na região da Baixada Maranhense, Icatu/MA), Iete Oliveira (mora em Pedreiras/MA), Lassalete Oliveira (mora em Pedreiras/MA) e eu, o caçula da família. Um caçula que vai fazer 50 anos! Já a família que eu constitui com a vontade de Deus, minha esposa se chama Irene Tavares Fernandes Oliveira e meus filhos George Fernandes Oliveira (funcionário do Banco do Brasil S/A) e Maria Letícia Fernandes Oliveira. Nós nos casamos no dia 26 de abril de 1990 e já estamos aí juntos há 27 anos, graças a Deus." 


Blog do Joaquim Filho: F. Oliveira, você estudou até que período e quais os colégios? Você tem curso superior? 

F. Oliveira: "Poeta, eu fiz os meus primeiros estudos no Complexo Escolar Bandeirantes, que hoje tem o nome de Oscar Galvão, ali no bairro Goiabal. Depois eu fui para o colégio Corrêa de Araújo, no qual fiz o meu ginásio e segundo grau, como era chamado naquela época. Sobre o curso superior, infelizmente, eu não cheguei a fazer, mas vontade não faltou. Talvez oportunidades. Você sabe que somos de uma época que tínhamos que trabalhar desde cedo para ajudar nossos pais. Tempos difíceis. Hoje está tudo fácil." 

Blog do Joaquim Filho: Você tem uma longa ficha de experiência na comunicação de Pedreiras. A população sempre lhe conheceu realizando esse trabalho. Por onde você passou, quais as emissoras trabalhou e nos fale desse período da sua vida? 

(Carteira de Trabalho e Previdência Social com registro da primeira emissora que trabalhou, na Rádio Cultura de Pedreiras/MA) 

F. Oliveira: "A minha vida profissional está marcada por uma longa jornada em que eu me dediquei à comunicação, nessa cidade de Pedreiras e Trizidela do Vale, já que ambas são irmãs e um dia já foram uma só. Toda a minha vida foi vivida fazendo o que eu amava, que era rádio, televisão, carro de som, gravação de comercial, apresentação de eventos sociais diversos que já realizei. Mas como você vê, aqui na minha Carteira de Trabalho, tudo teve início na Rádio Cultura de Pedreiras, que naquela época tinha como diretor o apresentador Chico Corinto. Fui admitido em 1º de março de 1986 na Rádio Cultura, na qual eu fui um pouco de cada coisa: locutor, sonoplasta, grava comercial e também programador dos programas. 


Depois que sair da Rádio Cultura tive uma rápida passagem pela empresa Claudino S/A Lojas de Departamento - Armazém Paraíba - onde fui vendedor de eletrodomésticos. Não era fazendo o que eu gostava, mas serviu para a minha vida, foi uma boa experiência que tive onde fiz grandes amigos e que levarei para toda a eternidade." 

(F. Oliveira no Studio da Rádio FM Cidade de Pedreiras, outra emissora por onde passou e deixou a sua marca como um exímio locutor e excelente funcionário)

Outra emissora que F. Oliveira trabalhou e também deixou a sua marca indelével foi na Rádio FM Cidade de Pedreiras, empresa do grupo Carvalho Branco; pois, por onde passava, tinha um público fiel que o acompanhava e gostava de ouvi-lo pelo seu jeito eclético de ser, detentor de uma comunicação simples e agradável a quem o ouvia. Segundo F. Oliveira, foi outra experiência ímpar na sua vida, pois como disse, por onde ele passava, a sua passagem servia de escola, e na Rádio FM Cidade de Pedreiras não poderia ser diferente. Foi lá que ele aumentou a sua popularidade devido a grande audiência e prestígio que sempre teve a emissora, sintonizada em várias cidades da região do Médio Mearim. Hoje, com o advento da Internet, a Rádio corre o mundo. 

(F. Oliveira com o locutor Carlinhos Gusmão, em uma das confraternizações realizadas pelos funcionários da Rádio FM Cidade de Pedreiras na antiga Brisa)

Depois que saiu da Rádio FM Cidade de Pedreiras o repórter F. Oliveira teve uma experiência de trabalho na área hospitalar, trabalhando como técnico em radiologia, fazendo Raio-X na antiga Clinepe, clínica da família do ex-prefeito Edmilson Filho, até surgir outra oportunidade para retornar à comunicação. 

Blog do Joaquim Filho: F. Oliveira, além da Rádio Cultura e Rádio FM Cidade de Pedreiras, quais outras emissoras você trabalhou? 

F. Oliveira: "Quando eu sair da Clinepe a próxima oportunidade que surgiu em emissora foi na Aquários Publicidade e Produções que tinha como nome de fantasia a TV Atenas, iniciando em 1º de agosto de 1992, onde fui repórter e apresentador de telejornal, e durante esse período eu pude entrevistar muita gente da política do cenário local, estadual e até federal, como a governadora Roseana Sarney, o saudoso deputado estadual João Evangelista e até o ex-presidente da República José Sarney conforme as imagens não me deixam mentir, pois assarei a você um acervo de fotos. Trabalhei também na TV Terra Nova e por fim na TV Rio Vale. 

Blog do Joaquim Filho: F. Oliveira, você quarta-feira, dia 14, estará completando 50 anos. Qual a mensagem que você deixa nessa data tão especial em sua vida? 

F. Oliveira: "Joaquim, primeiramente, eu quero agradecer a Deus por estar nos dando essa oportunidade de conversar com você, é agradecer a você por está aqui e dizer o seguinte, que 50 anos podemos dizer que é uma vitória, pois é um período que a gente tem bastante experiência. E felizmente como muitos hoje aqui em Pedreiras me conhecem e que me conheceram através dos meios de comunicação, e também infelizmente lamento não poder hoje exercer essa profissão devido o problema de saúde que eu tenho. Gostaria muito de poder ainda estar no meio da comunicação. As vezes fico vendo os meus colegas na televisão e no rádio, ouvindo-os, colegas que fizeram parte da minha vida no meio da comunicação, isso me deixa um pouco de saudade por não poder mais exercer. Mas a vida não é só como realmente a gente quer, como a gente almeja. Comigo aconteceu alguns problemas de saúde, muita gente tem conhecimento e que infelizmente me tirou dessa profissão. Eu tenho aqui nesse momento que agradecer a Deus, mesmo assim agradecer por tudo que aconteceu na minha vida e continua acontecendo. Agradecer pela minha família. Agradecer a todos os nossos amigos, assim como você que está me oferecendo essa oportunidade para que eu possa conversar com os meus amigos através do seu blog. Isso para mim é muito importante. Momento de prazer poder estar aqui conversando com você. Meu sonho é poder um dia ter a minha saúde e voltar a fazer comunicação que é uma profissão que eu amo. Obrigado, Joaquim, e um grande abraço!"


(F. Oliveira com o ex-presidente da República do Brasil José Sarney, um momento único e histórico em sua vida de repórter e autêntico representante da comunicação pedreirense)



(F. Oliveira em companhia de uma comissão de vereadores: Marlene Corinto e Joãozinho que foram ter uma audiência com a Governadora Roseana Sarney. Na companhia o garoto Dudu)


(Repórter F. Oliveira entrevistando o saudoso deputado estadual João Evangelista, em uma de suas coberturas de eventos políticos fora de Pedreiras-MA)

A SEGUIR, ALGUMAS IMAGENS DO ACERVO DE FOTOS DO COMUNICADOR, QUE COMPROVAM A SUA RELAÇÃO DE AMOR, CARINHO E TRABALHO PARA COM O POVO E AS CIDADES DE PEDREIRAS E TRIZIDELA DO VALE 



(F. Oliveira Soldado do TG de Pedreiras, 1986, recebendo das mãos do ex-prefeito Messias Rodrigues de Sousa o certificado de Soldado mais distinto)


(Por vários anos F. Oliveira foi o locutor oficial da Prefeitura Municipal de Pedreiras. Aqui, ele está sendo Mestre de Cerimônia de uma festa alusiva ao dia dos professores, no governo do ex-prefeito Edmilson Filho)

(F. Oliveira e esposa Irene Tavares com o ex-prefeito Lenoilson Passos, esposa Valdirene e Dr. Valber)


(Família Oliveira recebendo em sua residência para um café da manhã o Padre Edilson Macêdo, ex-pároco da Paróquia de São Benedito)

(F. Oliveira apresentando Festas Juninas na gestão do ex-prefeito Dr. Pedro Barroso)


(Com os Sargentos Tarcísio e Ernildo, 1986)


(Diretor-Adjunto do colégio Zeca Branco, 1987)
-------------------------------------------------------------













Um comentário: