terça-feira, 13 de junho de 2017

ACONTECENDO AUDITORIA NO SANTUÁRIO SÃO BENEDITO

DOUTORA PATRÍCIA LANG ESTÁ EM PEDREIRAS REALIZANDO AUDITORIA NO SANTUÁRIO DE SÃO BENEDITO. BLOG DO JOAQUIM FILHO TOMOU CONHECIMENTO E PROCUROU O PADRE JOSÉ GERALDO PARA SABER DE PERTO SOBRE ESSA HISTÓRIA. 

ACOMPANHE ENTREVISTA FEITA COM O REITOR

BLOG DO JOAQUIM FILHO: Querido padre, o senhor está fazendo uma revolução paroquial, realizando uma auditoria interna. Por que?
 
PADRE JOSÉ GERALDO: A Diocese de Bacabal está ás portas do seu cinquentenário, e ao celebrarmos um jubileu se faz necessário fazer história pelo retrovisor da memória! Avanços e retrocessos, momento de praticar a teoria e teorizar a prática. Completar cinquenta anos é fazer deste evento uma avaliação fecunda, mas também um planejamento intenso em meio aos desafios que atualmente enfrentamos, dentre eles a crise Moral, Religiosa e Financeira. Nosso Bispo Diocesano quer marcar este acontecimento importante, sensibilizando todas as Paróquias, quase Paróquias e áreas pastorais para a cultura da honestidade, transparência e legalidade! Tendo em vista o Projeto de nossa Igreja que prima para a justiça e a Paz, o Santuário de São Benedito quer partir primeiro dando passos significativos no processo de reorganização em todos os setores, dando assim testemunho do que se é pregado para as autoridades públicas, é comprovadamente vivido pela nossa Igreja.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: Mas era necessária uma auditoria? Porque muitos quando ouvem essa palavra acha que está acontecendo algo errado, ou sob suspeita!


PADRE JOSÉ GERALDO: (kkkkkk) É dever de toda empresa organizar seus setores, auditoria é como um check-up, precisamos observar tudo para não impedirmos o crescimento. Aquilo que está correto RATIFICA, o que não está bem? RETIFICAR, e aquilo que estamos fazendo errado, adotar urgentemente todos os procedimentos orientados pela auditora. Eu sou Pedagogo e gosto muito de buscar uma maneira de clarear os conhecimentos, ao fazer essa auditoria eu me lembrei de um fato interessante da literatura mítica, a história dos mitos, ela começa no momento de caos, nesse momento de caos, não existe nenhuma regra, nem uma ordem, nem um regulamento que esteja por trás das relações entre os deuses. De uma maneira que os deuses viviam em uma permanente guerra, massacrando uns aos outros. Essa situação de caos só vai ter um fim quando um deus chamado Zeus, COLOCA ORDEM NA CASA. Colocar ordem na casa é dizer: colocar cada coisa no seu lugar, fazendo aquilo que é mais propício, mas alinhado aos seus talentos e de certa maneira permitindo que o universo funcione de maneira muito eficaz! Pacifica! Harmoniosa! E sem conflitos. A lição da história dos mitos é A FIGURA DE ZEUS, a figura de um grande líder, teve como mérito colocar harmonia onde havia desarmonia. Logo não sigo ZEUS, SIGO DEUS que criou tudo por amor e não deu permissão para o Caos, pois tudo era Cosmo. Com este fundamento, desejei que tudo que é de DEUS não pode virar Caos. Contratei uma auditora e com a graça da Santíssima Trindade, cuja festa celebramos domingo passado e estamos harmonizando tudo que ainda não está na devida ordem. Mas vamos com apoio de nossos leigos sermos espelho para muitas paróquias de nosso Maranhão.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: O Senhor não teve medo? Porque os políticos correm longe de auditoria?
 
PADRE JOSÉ GERALDO: Não, pois quem não deve não teme, eu não roubo. A não ser que me levantem um falso, mas o povo de minha paróquia sabe que o meu objetivo não é poder, minha formação foi muito boa, não posso cuspir nos ensinamentos dos meus pais que no pó da miséria da Paraíba, nunca nos ensinou a pegar no que é alheio. Não posso machucar os padres que me ensinaram, que me ajudaram... Não posso trair minha comunidade que tenho livre acesso para chamar atenção quando não está caminhando bem... Mas não posso cuspir no Rosto de Cristo que por meio da oração que nos ensinou, nos provocou uma palavra chamada ética.


BLOG DO JOAQUIM FILHO: O Bispo Consentiu esta Auditoria?

PADRE JOSÉ GERALDO: Sim, nosso bispo deu o exemplo primeiro, até porque é um homem de uma ternura pastoral muito grande, mas um homem de muita firmeza no campo da Ética, da Moral e da Austeridade. A Diocese também foi auditada e hoje é uma grande referência para outras dioceses. A nossa Diocese hoje tem um Setor Contábil muito organizado seguindo os padrões da eficiência, da eficácia e da efetividade. Tudo se presta contas ao GOVERNO, diferente dos que fazem caixa 2, caixa 3... Temos um grande ecônomo na Diocese, Pe. Ribamar Cardoso e jamais o nosso Bispo permitiria a cultura da Ilegalidade, da impunidade. Acredito que ele esteja muito feliz por estarmos atendendo a uma proposta dele em Assembleia Pastoral.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: Quem é a Auditora? Fale-me sobre ela.
 
PADRE JOSÉ GERALDO: A Auditora é uma Cristã Católica que ama muito a sua Igreja, é Mato-Grossense, mora em Dourados. Advogada e habilitada para este assunto. Tem total apoio da CNBB e tem feito muitas auditorias ao longo de 20 anos em várias dioceses e congregações. Seu Nome é Patrícia Lang, foi uma indicação do meu Bispo, ela passará 7 dias em nossa Paróquia Santuário, já se encontrou com os padres, as religiosas, os funcionários, o Conselho Pastoral , ainda irá se encontrar com o Conselho Econômico, com as equipes de assistência, Promoção Humana e Organização Comunitária do Santuário. Além de toda uma fiscalização na parte documental, respondendo as exigências da Lei.
 
BLOG DO JOAQUIM FILHO: Falaram-me que o Senhor está fazendo essa Auditoria porque pode ser transferido, uma vez que já entrou no seu quinto ano de Pároco. O que o Senhor nos diz?

PADRE JOSÉ GERALDO: O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “O animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual, não sou ANCORA, pelo contrário, sou missionário, o bispo é quem sabe! A Paróquia é um Laboratório de Terreno do Reino, não é uma Prefeitura, nem sustentáculo de Padre.
 
BLOG DO JOAQUIM FILHO: Que falhas o Senhor acha que sua Paróquia precisa corrigir?

PADRE JOSÉ GERALDO: Acredito que devido muitas atividades Pastorais e muitas Missas eu não tenha tempo para melhor ouvir os grupos, acompanhá-los melhor. Também a falta de Formação nos mais diversos aspectos. O dízimo não tem aumentado para suprir as necessidades da Paróquia. Outra dificuldade que vejo é levar em tempo hábil a Prestação de Contas para os setores e Pastorais e temos que fazer o inventário de nossa Paróquia, mas com a ajuda da Doutora Patrícia daremos passos significativos. Temos leigos maravilhosos. O norte já temos. Vamos busca-lo.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: E o Senhor está Satisfeito com a sua Paróquia? O Senhor tem adversários?

PADRE JOSÉ GERALDO: Nunca estarei satisfeito, pois já falei para você isso antes. Por isso, quando alguém diz que está muito satisfeito comigo, ou com meu trabalho, eu tenho muito medo. Quando uma pessoa me vem dizer que está satisfeita é como me paralisasse, como me robotizasse, como eu cheguei ao limite e não precisa mais que fizesse nada. No mundo tem muita gente satisfeita! Eu não aceito estas palavras: basta! Pare! Sossega! Eu sou filho de um Deus que não cochila, eu quero sempre mais para essa paróquia! O mundo vai mal porque tem muita gente satisfeita! Quanto a segunda pergunta, digo-lhe: “não tenho adversários” tenho gente que pensa diferente, que não concorda com minha metodologia ou meu jeito de administrar! Mas essas pessoas eu as chamo de amigas. Porque só o amigo de verdade é capaz de criticar e de não bajular. Tenho respeitado todos os que me criticam. Com a crítica a gente cresce, amadurece... Se não fosse assim, não teria trazido a Doutora Patrícia Lang para auditar nossa Paróquia.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: Temos visto que a paróquia conta atualmente com dois Padres. Um deles é filho de Pedreiras o outro me parece que é filho de Bacabal. Não há conflitos entre vocês, por terem naturezas diferentes e morarem na mesma Paróquia?
 
PADRE JOSÉ GERALDO: A paróquia este ano conta com dois Padres. Grandes Padres! Tanto o Padre Pedro de Jesus, bem como o Padre Antônio Ribeiro, ambos de nossa diocese de Bacabal. Em meio a sua pergunta diria que não tempos conflitos porque estamos todos nós no mesmo barco chamado Igreja, quem nos impulsiona é O Espírito Santo. Agora o que existe bem visível são as diferenças de metodologias. Graças a Deus... É na diferença que se caminha para um objetivo comum, nisso não tenho medo de dizer que quem trabalha comigo passa da anomia para autonomia! Eu não concentro nada, por isso não tolho o Espírito Santo na Ação dos nossos padres.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: Soube que o Senhor é o Diretor Espiritual e foi Chamado para lecionar na FEMAF. Por que não foi?
 
PADRE JOSÉ GERALDO: Porque tenho muitas atividades no Santuário que não são apenas missas, você sabe das inúmeras atividades pedagógicas, culturais, comunitárias no campo da Assistência, Promoção Humana e Cidadã! Vamos ver como vamos seguir, o amanhã é de Deus e Nele confio.
 
BLOG DO JOAQUIM FILHO: O senhor tem sido conhecido como Padre Exagerado nas cidades que eu conheço e olhe que não são poucas, o que o Senhor tem a nos dizer desse apelido carinhoso?
 
PADRE JOSÉ GERALDO: Alegro-me muito, melhor exagerar... Omissão nunca. Mediocridade não é comigo. Gosto de Guimarães Rosa que me acalanta com esse pensamento: “Só aos poucos é que o escuro é claro”… Se me conhecem que alegria para mim... Talvez seja pelos efeitos dos meus FEITOS! (rsrsrsrs)

BLOG DO JOAQUIM FILHO: Fique a vontade para suas conclusões.


PADRE JOSÉ GERALDO: Tenho uma imensa carga de sentimentos, sonho com uma paróquia organizada. Vejo a Auditoria como arma que injeta ânimo, coragem, sensibilidade, soluções. A cada dia, rezo por todos os paroquianos para desvendar novos amanhãs e promissores horizontes. Desejo a todos os leitores minhas orações afetuosas, minha preocupação com o bem estar de nosso povo! "Todo padre é capaz de ensinar, todo cristão é capaz de aprender". E o inverso é absolutamente verdadeiro. Vamos dar as mãos e celebrar de forma organizada o Jubileu de nossa Diocese. Termino dizendo fiz da palavra MEDO o inverso da mesma: ORDEM... Acrescentei o R de meu respeito por vocês, e logo ficou oRdem!













Nenhum comentário:

Postar um comentário