terça-feira, 7 de novembro de 2017

VEREADOR RICARDO MAIA ELABOROU O PROJETO QUE CRIA A ESCOLA DE MÚSICA

TRIZIDELA DO VALE-MA AGORA VAI TER UMA ESCOLA DE MÚSICA QUE TERÁ O NOME MERECIDAMENTE DO FOLCLORISTA JOÃO MUNIZ
(Vereador Ricardo Maia)

Através de um Projeto de Lei Municipal Nº 312/2017, de 03 de novembro de 2017, a Câmara Municipal de Trizidela do Vale, em Sessão Ordinária, realizada no dia 1º de novembro de 2017, aprovou por unanimidade, expediente esse, elaborado e apresentado pelo nobre vereador Ricardo Everton de Lucena Pereira, conhecido por "Ricardo Maia", parlamentar que está vivendo um dos momentos marcantes da sua vida política, pois, a aprovação desse projeto representa um grande avanço para a educação e a cultura daquele município, pois o projeto trata-se da criação de uma Escola de Música no referido município, e, na oportunidade sábia, o vereador ainda conseguiu homenagear o maior folclorista da história do município, até os dias de hoje, o saudoso João Muniz, que nos deixou há poucos meses atrás. 

QUEM FOI JOÃO MUNIZ
(Folclorista João Muniz no lançamento do livro Reminiscências, em 22 de outubro de 2014, na AABB de Pedreiras-MA)
João Muniz era um cidadão Pedreirense que nasceu na Rua Pinto Saldanha, no Cantinho de Cima, no dia 27 de dezembro de 1929, quando Pedreiras tinha somente 9 anos de emancipação político-administrativa. Como vemos através dos números, datas, João tem história. João fez a história e sabia contá-la na ponta da língua para quem quisesse ouvir. Há 15 anos que tinha perdido totalmente a visão, mesmo buscando recursos em São Paulo para ficar bom, mas não teve jeito. Teve problema de glaucoma, segundo os médicos que o atenderam. Morava com a esposa (adoentada) e os filhos de um segundo casamento, que por sinal, o tinham maior respeito e carinho na hora mais importante da sua vida: a velhice, doença e a morte.


O Subtenente Granges, ex-Chefe de Instrução do TG-08-008 (2010/2011), disse certa vez, que em Pedreiras as pessoas não são somente uma coisa. Verdade. João Muniz era a prova dessa leitura sociológica e inteligente desse grande homem. Quando eu era menino, trabalhava na oficina do meu saudoso tio Juarez Costa Ferreira e, eu lembro que João Muniz era lanterneiro, ou funileiro, como chamam em outros lugares. A oficina dele era na rua que eu nasci e morei até os meus 15 anos, a Rua Primeiro de Novembro, na entrada do Cuscuz, onde hoje é a oficina do Pepe, filho de Davi. Lembro-me de que o seu trabalho como lanterneiro era bastante elogiado até mesmo pelos colegas de profissão. Além disso, João Muniz exerceu outras atividades, como: locutor na Voz do Comércio; locutor de carro de som; foi motorista da Casa do Povo, antiga loja que tinha na Avenida Rio Branco, cujo proprietário era Zeca Araújo, dirigia um Jeep que ele tinha. Em 1952 tirou sua carteira de motorista e foi trabalhar no Departamento de Estradas e Rodagem.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário