sexta-feira, 8 de junho de 2018

Ponto de vista é apenas a vista de um ponto

Muito cuidado com o que você pensa ou acha que está vendo!

(Marcus Louro em uma reunião política. Arimateia fazendo a cobertura para TV/Foto: Google Imagem)

O quê essa imagem lhe sugere?


Ontem a tarde, eu estava escrevendo uma matéria e entrei no Google Imagem para pesquisar uma imagem. Encontrei essa, acima, que não está mais na sua foma original. Ela foi recortada por nós, de propósito, para fazermos uma alusão acerca de uma metáfora que queremos abordar nesse blog depois que nos bateu uma ideia sobre a leitura que fizemos sobre a imagem logo ao observá-la. 

Essa imagem foi feita em uma reunião política, na qual existiam várias lideranças de Pedreiras discutindo assuntos políticos, claro. 

As personalidades da imagem tratam (sentado) do Advogado Marcus Louro, ex-vereador, ex-secretário de saúde de Pedreiras e atualmente gestor regional de saúde de Pedreiras. 

A segunda personalidade (em pé), refere-se ao Repórter Cinegrafista Arimateia, da TV Rio Flores de Trizidela do Vale. 

Se nós perguntássemos para você, o quê essa imagem lhe sugere, o que você nos diria? Com certeza, assim como o blogueiro, você diria que a cena simula uma pessoa cortando o cabelo de outra, ou seja, é como se a personagem sentada, estivesse em um salão de cabeleireiro, enquanto que a figura em pé, estivesse usando uma máquina e fazendo o corte do cabelo, embora a máquina fosse tão grande, mas o que sugere tal impressão é a localização de cada pessoa no cenário. 

Essa imagem foi usada com a permissão das duas pessoas aqui envolvidas na cena: Marcus Louro e Arimateia. E, a finalidade nossa é levantar questionamentos e análises acerca das cousas que nós vemos no nosso dia a dia, e que devido a forma e a localização que elas estão, nem sempre é o que vemos. 

Essa visão de ótica fantasiosa das cousas que nós vemos, pode nos induzir ao erro, uma vez que saímos por aí propagando, reproduzindo e compartilhamos o que vemos nas redes sociais ou nas conversas de viva-voz com as pessoas que encontramos.

Resumindo: o cinegrafista, que por sinal é bastante profissional no que faz, está apenas registrando imagens da reunião por trás do Marcus Louro, em uma posição que ao ser feita a foto, dá-nos outra leitura de imagem. 

Agradecemos ao Marcus Louro e ao Arimateia por nos permitir usar a foto que contem suas imagens, e assim, poder fazer uma análise que não tem nenhuma intenção de fazer brincadeira, mas focar com seriedade um assunto do nosso dia a dia. 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário