quinta-feira, 19 de setembro de 2019

FUP deu Show na Avenida no Desfile do Dia 7 de Setembro/2019!

Coluna do Professor Vinicius Pereira

A Fundação Pedreirense de Cultura desfilou no 07 de setembro de 2019 com vários segmentos culturais, mostrando toda a força que tem a nossa cultura Pedreirense.



A FUP, presidida pela secretária Francinete dos Santos Braga, levou para a avenida alguns segmentos culturais com suas devidas representações. Projeto que foi idealizado por Francinete dos Santos Braga e pelo professor Vinícius Pereira de Oliveira.


Desfilaram alguns funcionários da FUP representando a Biblioteca Pública Antenor Amaral, a escola de Música João Gomes de Menezes e o Coral Municipal João Gomes de Menezes.


Os poetas, escritores e compositores foram homenageados como os saudosos poetas Corrêa de Araújo e João de Sá Barreto, e todos os que compõem a Academia Pedreirense de Letras – APL e a Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras – APOESP.


Outras homenagens foram feitas, entre as quais, ao poeta e compositor João do Vale, “O Maranhense do Século XX”, Lorinha Assaiante e Brandinho, artistas que cantaram nossa terra e deixaram seu legado.


A Banda Marcial Elisa Lago, foi composta pelos alunos da Escola de Música João Gomes de Menezes, regida pelo Maestro Júnior Menezes, em parceria com a Banda Marcial do Centro de Ensino Olindina Nunes Freire, que tem como maestro Wytallo Sousa, que fizeram uma bela evolução tocando a música Amor Perfeito, de autoria de Roberto Carlos, trazendo uma mensagem de paz e o amor entre as pessoas.


O movimento Rock em Pedreiras também desfilou, sendo representado pela Banda Barbas, e o movimento denominado Rock Clube que é um símbolo da resistência Rock na região.


As Escolas de Samba de Pedreiras também tiveram seu espaço na avenida, na ocasião o Senhor Mariano do Cadete do Samba e seus membros representaram todos aqueles que fizeram história no carnaval de Pedreiras, homenageando também as escolas atuais, charangas e blocos de abadás.


As quebradeiras de coco babaçu foram uma surpresa a parte, as mulheres extrativistas representaram o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e as regiões Médio Mearim e Cocais, entoando cantos e quebrando coco em plena avenida, como sinal de protesto a ameaças de morte sofrida pelas mesmas.


O Movimento LGBT de Pedreiras foi representado por Gardênia, uma das figuras mais tradicionais e queridas do segmento, seguido outros integrantes que buscam o respeito e a igualdade de direitos.


A cultura afro-brasileira e suas manifestações também foram representadas, através do Centro de Consciência Negra de Pedreiras e Região do Médio Mearim.


A Capoeira que é uma expressão cultural brasileira que foi representada pelos contra mestres Professor Gato e Professor Cogumelo e seus alunos e alunas.


O Tambor de Crioula, os terreiros também tiveram suas representatividades. 

O Reggae foi representado pelo grupo organizado Amantes do Reggae Roots, movimento que mantém vive a cultura do Reggae na Região, na oportunidade foram homenageados todos os DJS de radiolas de Pedreiras e todos os seguidores do reggae.


O Rap, Hip Hop e o Skate foram representados pelos jovens que fazem o movimento rapper e os que promovem a Batalha do Vale, que deixaram seu recado na avenida.


O teatro também não ficou de fora, entrou em cena com alguns jovens Pedreirenses, entre eles, escritores, atores, músicos e todo um elenco que interpreta “A Paixão de Cristo”, o maior espetáculo de fé encenada ao ar livre no Médio Mearim. A mesma é apresentada há mais de 15 anos com o apoio da gestão Municipal, participaram também deste pelotão a Cia. Municipal de Teatro Pequapá.


A Cultura Rural foi representada pelo Senhor Ribamar Macêdo, professor, intelectual, radialista e um eterno lutador do desenvolvimento das comunidades rurais. Morador do povoado Pau D’arco que defende a cultura do plantar, do adubar a terra para o plantio, um dos fundadores do movimento Junino nas comunidades Pau D’arco, Marianópolis e adjacências.


As quadrilhas juninas de Pedreiras iluminaram a avenida, como não é mais segredo, temos um movimento junino fortalecido, representado pelas quadrilhas Juninas Asa Branca, Bagaceira da Alegria, Beija-flor do Sertão, Pra Lá dos Cafundós e Raio de Luz. Na ocasião foram homenageadas as quadrilhas que foram pioneiras na cidade de Pedreiras, como Já Vim Já Vou, Quadrilha Carcará, Mamãe Sacode, Força Jovem, Pisa na Fuló de Marianópolis, Surreal, Saramandaia, Arrasta Tudo, Satiricom, Saracoteiros, Rainha do Sertão, Vire e Mexe, Zona Norte, Mexe-Mexe, Rasga Tudo, Mandacaru, Metamorfose, Aquarela Junina, e Cangaço da Seringa, que foi representada pelo Senhor Clóvis Martins Tavares que recebeu das mãos da Secretária de Educação de Pedreiras Débora Regina o troféu de homenagem da Prefeitura Municipal de Pedreiras, através da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo por manter viva por muitos anos a chama da cultura junina.


O pelotão do Audiovisual fechou o desfile da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo sendo representado pelos produtores de conteúdos publicitários, documentais, jornalísticos e artísticos, o que inclui roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização, blogueiros, locutores, digital influencers e designers que deixam suas marcas através de suas produções e publicações que mantem a população sempre bem informada.


O segmento foi brilhantemente representado pelo apresentador, locutor, cantor e compositor e blogueiro Sandro Wagner e digital influencers Alex Divulgações representado o segmento.


A Prefeitura Municipal de Pedreiras através da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo agradeceu a todos os segmentos culturais que realizaram o maravilhoso desfile que antecipou às festividades aluvias ao centenário de Pedreiras.



















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário