Coluna do Klayrton Sousa
"Mundo do Rádio"
(Klayrton Sousa, fundador da Vale FM Digital, de Pedreiras-MA)
O Rádio é um dos mais longevos veículos de comunicação. Desde que a transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, cento e tanto anos se passaram.
(Guglielmo Marconi, Centenário do Nobel de Física/Foto: Rádio Italiana)
O Rádio, de lá para cá, prestou-se à comunicação de massa ou ao uso militar e também às propagandas de governo.
A chegada da TV à maior parte das residências no pós-guerra (anos 50 do século XX) parecia determinar o fim do rádio como veículo de massa, que produziu momentos como a famosa transmissão de uma invasão de marcianos 1938, por Orson Wells, com a leitura de "A Guerra dos Mundos" de HG Wells o que disseminou preocupação e até Pânico entre os milhões de ouvintes da Columbia Broadcasting System a CBS nos Estados Unidos.
(Imagem reprodução You Tube)
A TV com imagem São viria acabar com essa força do rádio. Não foi o que se deu, porque logo vieram os transistores e o rádio tornou-se portátil, foi para os carros e agregou a transmissão por frequência modulada “renascendo” como meio de difusão de notícias, música e entretenimento.
Se a TV não decretaria o fim do rádio, viria a internet para enterrar a TV e o rádio de uma vez só. Porém, não foi o que se deu. O Rádio ganhou com a internet mais um meio de chegar às pessoas e, para além disso, agregou novas formas de difusão, como os podcasts. O rádio como que renasceu dentro do espaço da internet.
(Foto reprodução retirada da Internet)
Hoje o rádio está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, com mais interação, o que amplia sua característica de instantaneidade, fazendo-o um veículo de informação tanto mais eficiente quanto necessário.
É realmente uma boa notícia, então, que processos de transformação pelo uso de novas tecnologias têm levado o veículo rádio a ser revigorado e não posto em uma lista de extinção.
Tanto melhor ainda é que profissionais de rádio, alguns com anos de batente e vindos de outros tempos tenham se feitos eficientes e renovados.
(Foto ONU retirada da Internet)
No nosso próximo bate papo sobre o “Mundo do Rádio”, vamos falar “Por que não estamos vendendo no rádio?” até lá!
Um Abraço e “VIVA O RÁDIO!”.
Klayrton Sousa
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