Três atos culturais marcaram o Dia da Poesia em Pedreiras e Trizidela do Vale-MA, 14 de março!
(Foto: Thyago Krause)
Sábado, dia 14 de março foi o dia da poesia. E, para não passar em branco, três importantes atos marcaram de forma brilhante essa linda data que muito tem a ver com a vida de todos aqueles e aquelas que militam no mundo da poética.
(Foto: Thyago Krause)
Em Pedreiras e Trizidela do Vale, estado do Maranhão, por serem cidades berços de grandes nomes da poesia, podemos destacar Corrêa de Araújo, João do Vale, João Barreto (em memória), Kleber Lago, Edivaldo Santos, Samuel Barreto, Wescley Brito, Socorro Menezes, Florisa Lima, Expedito Costa, Filemon Krause e muitos outros, resolveu-se comemorar essa data, realizando encontro entre os poetas que marcaram a história de Pedreiras nesses 100 anos de poesia.
(Foto: Thyago Krause)
O primeiro ato foi na Rádio FM Cidade de Pedreiras, dentro da programação do Canto da Princesa, com a presença dos poetas Edivaldo Santos, Filemon Krause, Marcus Krause, Samuel Barreto e ainda o cantor e compositor Neto do Kavaco. O programa ainda recebeu o irmão César, que foi falar sobre o projeto Mais Vida com Deus.
No período da tarde, por volta das 16h, amigos da velha guarda da cultura de Pedreiras e Trizidela do Vale - Alípio Alves, Daniel Lisbôa e Jostony, se encontraram no calçadão do sítio do compositor Alípio Alves, e ficaram a conversar, tocar violão e relembrar de velhas histórias até altas horas da noite. Tudo isso regado a uma boa música, cerveja gelada, água e tira gosto, muito bem preparado pela digníssima consorte do anfitrião.
(Foto: Joaquim Filho)
Já no domingo, por volta das 13h, para fechar com chave de ouro, o encontro de confrades se deu na residência do poeta Edivaldo Santos, com a presença do sanfoneiro Índio do Acordeon que fez a parte musical, assim também como o cantor Neto Kavaco.
(Foto: Joaquim Filho)
Muita música, bebida, comida com fartura, alegrias, emoções, choros, recital, declaração de amor, contos, causos de personalidades folclóricas da cidade, enfim, uma verdadeira festa que celebrou com honra essa linda data, e sobretudo, um passo para a reaproximação, engajamento e mais compromisso com a arte. Podemos até ser amadores no que fazemos, afinal, aqui ninguém vive financeiramente da produção da poesia, mas precisamos ter compromisso e respeito com quem nós declaramos que amamos - a arte.
135º Programa "Canto da Princesa" com a participação de poetas e cantores.
Encontro de amigos no calçadão do sítio do compositor Alípio Alves, em Trizidela do Vale-MA.
No domingo, começando a tarde e entrando pela noite, na residência do poeta Edivaldo Santos.
(Banda "Os Lisos do Forró" no Dia da Poesia/Vídeo: Joaquim Filho)
(Poeta Edivaldo Santos/Vídeo: Joaquim Filho)
(Poeta Edivaldo Santos/Vídeo: Joaquim Filho)
(Manuel Santana/Vídeo: Joaquim Filho)
(Balbino Pachêco/Vídeo: Joaquim Filho)
(Índio do Acordeon/Vídeo: Joaquim Filho)
(Poeta Edivaldo Santos/Vídeo: Joaquim Filho)
(Manuel Santana/Vídeo: Joaquim Filho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário