segunda-feira, 18 de maio de 2020

A publicidade não é apenas crucial para as marcas, mas essencial para manter o rádio vivo.

Coluna do Klerton Sousa

Ao redor do mundo, governos classificaram jornalistas como trabalhadores essenciais, ao lado de profissionais de saúde e do transporte. Sem dúvida, o jornalismo está desempenhando um papel fundamental no combate ao Covid-19. No entanto, o próprio setor que nos mantém informados e seguros com notícias confiáveis está ameaçado.


Embora as pessoas se envolvam mais com notícias do que com os canais de mídia social, e as visualizações de página estejam aumentando em níveis sem precedentes, as receitas estão caindo. Mesmo produzindo o conteúdo mais lido do mundo, as rádios precisam cortar salários e conceder licença ao seu pessoal para se manterem firmes, continuar oferecendo informação de qualidade e evitar campo fértil para as "fake news".


Não é segredo que a publicidade desempenha um papel fundamental na manutenção do jornalismo. Porém, o Covid-19 fez com que muitas marcas interrompessem seus planos de mídia diante da incerteza trazida pela pandemia e pelas dúvidas de como se conectar com os consumidores nas circunstâncias atuais. Mais do que nunca, agora não é hora de as marcas evitarem a publicidade nos veículos de rádio, tampouco de se afastar de termos como pandemia ou "Covid-19".


Não é apenas prejudicial para a qualidade não anunciar no momento, mas é uma decisão comercial ineficaz. Segundo de um estudo desenvolvido pela Kantar, os consumidores querem que as marcas continuem anunciando durante a pandemia de coronavírus e que sejam úteis no que se tornou "a nova vida cotidiana". Além disso, estudos demonstraram repetidamente que o marketing em tempos de crise ajuda a aumentar as vendas de uma marca durante esse período de recessão e também a sair na frente na retomada.

Numa época em que o jornalismo desempenha talvez seu papel mais vital em nossa geração, em uma complexa cobertura com dados e informação relevante para sua audiência, nos unimos aos parceiros no jornalismo". Estamos todos juntos e isso não se aplica apenas a nós como indivíduos, mas como entidades comerciais que apoiam outras empresas - especialmente aquelas que mantêm nossas famílias seguras e informadas.



Eu tenho certeza que o rádio vai continuar sendo, sempre, um grande veículo de comunicação muito útil e mais que útil, necessário. As pessoas têm a necessidade do rádio e em tempos de pandemia a audiência do veículo se consolidou ainda mais!".

Klerton Sousa.













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