Coluna do Padre Zé Geraldo
Reitor do Santuário São Benedito
Pedreiras - Maranhão - Brasil
O Ministério da Saúde alertou que a medida de evitar aglomerações incluía missas e cultos, indicando que as igrejas poderiam permanecer abertas para quem quisesse fazer suas orações. Vários estados e municípios formalizaram ações desde a restrição do número de participantes até o fechamento dos templos e espaços de reuniões religiosas. Em pedreiras pelo Universo religioso do nosso Povo que é muito forte para atender tais decretos , ordenei que fechasse a Igreja Matriz!
Todos são conhecedores do que fez a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional que no dia 18 de março, defendeu a abertura de templos para os cultos e Missas. Os deputados argumentaram que precisavam de orações para enfrentar a “pandemia maligna”. O presidente da República, Jair Bolsonaro, que, em entrevista a um programa de entretenimento no dia 19 de março, defendeu que as igrejas devessem funcionar, com pastores e padres decidindo o que fazer se os locais se tornassem muito cheios. Mas os Decretos Estadual e Municipal nos impossibilitaram na execução de tais medidas!
Cerimônias de casamentos adiadas, primeiras Eucaristia, Crisma, Visita Pastoral do Bispo Dom Armando, igrejas dos Setores e CEBs fechadas, missas e outras celebrações religiosas suspensas, como Missa das Mãos Ensanguentadas, Missa por Cura e Libertação, Maria Passa à Frente, Romarias e tantas outras atividades de massa, enquanto as contas de água, luz e telefone não param de chegar, os salários de funcionários vão vencendo e as obras sociais seguem à espera de recursos. Mesmo com a flexibilização do isolamento temos seguido todos os Decretos das autoridades. A paróquia Santuário vai continuar fechada, e impedida as aglomerações religiosas em espaços públicos abertos, conforme determinação dos citados Decretos. Nenhuma celebração com povo, apenas com transmissão, (televisão, rádio e internet). Rezar, portanto, só em casa. Até ulterior deliberação.
A virada do mês chegou e com ela vem uma série de boletos que devem ser quitados pela paróquia Santuário de Pedreiras. Mais de um mês depois de declarada a pandemia do novo corona vírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e de decretos estadual e municipal determinando o isolamento social, a preocupação que ronda lares e empresas subiu também ao altar e preocupa também o clero e os pastores Evangélicos. Apesar de pedirmos ajuda ao Dizimistas, a força dos Decretos impossibilita o atendimento. E agora? Quem vai nos socorrer? Presidente, Governador, Prefeito, nossos Vereadores?
Junto ao alerta de que o momento é “de cuidar da própria vida, dos outros e da família” devido à COVID-19, faço um apelo as autoridades Municipais que pensem nas Igrejas , pois, se os fiéis não estão reunidos, “as Igreja Evangélica e Católica estão vivas e atuantes”. E conclamo a todos os devotos “Sejam generosos, colaborem com o dízimo e as ofertas para continuidade das obras de caridade”.
Todos conhecem as iniciativas no Santuário realizadas no período da grande enchente criando mil situações, e ainda estamos atuando junto aos alagados com seu retorno as suas casas. Continuamos fazendo AS CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTO, MASCARAS, ROUPAS, FRALDAS E ÁLCOOL GEL. DE AGASALHOS. MOBILIZAMOS OS 16 SETORES DA CIDADE COSTUREIRAS VOLUNTÁRIAS PARA PRODUZIR MÁSCARAS CASEIRAS. E IMPLANTAMOS PIAS COM SABÃO, ÁLCOOL E GEL PARA PREVENÇÃO DO COVID. DESTACO O MEU O TEMOR DE PADRE QUANTO AO PAGAMENTO DOS COMPROMISSOS E DOS TRABALHOS SOCIAIS. Com o cancelamento das tradicionais solenidades da semana santa, que atraiam centenas de pessoas ao Santuário, celebrarei missas e conduzi ritos com transmissão pelas redes sociais. Houve gastos, mas não houve as tradicionais ofertas.
Hoje, precisamos pagar boletos de luz, água e a folha de pagamento de funcionários com encargos e benefícios. Se não entrou recurso, já estamos no negativo. Precisamos, então, de contar com a sensibilidade das autoridades locais. Sei que o estado é laico, mas estamos passando um momento crucial, visível na medida em que em obediência aos Decretos e a solidariedade aos pedreirenses para impedirmos essa Pandemia, podemos passar muitos constrangimentos envergonhando os pregadores do Evangelho.
Seria muito bom disponibilizar uma conta bancária pra transferencia
ResponderExcluirSeria muito bom disponibilizar uma conta bancária pra transferencia
ResponderExcluir