quarta-feira, 20 de maio de 2020

É UM DESAFIO... SÓ A LUCIDEZ DE HOMENS DE BEM PARA ENTENDER QUE EM TEMPOS DE CRISE NÃO PODEMOS ENVERGONHAR AS IGREJAS CRISTÃS!

Coluna do Padre Zé Geraldo



Reitor do Santuário São Benedito
Pedreiras - Maranhão - Brasil


O Ministério da Saúde alertou que a medida de evitar aglomerações incluía missas e cultos, indicando que as igrejas poderiam permanecer abertas para quem quisesse fazer suas orações. Vários estados e municípios formalizaram ações desde a restrição do número de participantes até o fechamento dos templos e espaços de reuniões religiosas. Em pedreiras pelo Universo religioso do nosso Povo que é muito forte  para atender tais decretos , ordenei  que fechasse  a Igreja Matriz!

Todos são conhecedores do que fez a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional que no dia 18 de março, defendeu a abertura de templos para os cultos e Missas. Os deputados argumentaram que precisavam de orações para enfrentar a “pandemia maligna”. O presidente da República, Jair Bolsonaro, que, em entrevista a um programa de entretenimento no dia 19 de março, defendeu que as igrejas devessem funcionar, com pastores e padres decidindo o que fazer se os locais se tornassem muito cheios. Mas os Decretos Estadual e Municipal nos impossibilitaram na execução de tais medidas!

Cerimônias de casamentos adiadas, primeiras Eucaristia, Crisma, Visita Pastoral do Bispo Dom Armando, igrejas dos Setores e CEBs fechadas, missas e outras celebrações religiosas suspensas, como Missa das Mãos Ensanguentadas, Missa por Cura e Libertação, Maria Passa à Frente, Romarias e tantas outras atividades de massa, enquanto as contas de água, luz e telefone não param de chegar, os salários de funcionários vão vencendo e as obras sociais seguem à espera de recursos. Mesmo com a flexibilização do isolamento temos seguido todos os Decretos das autoridades. A paróquia Santuário vai continuar fechada, e impedida as aglomerações religiosas em espaços públicos abertos, conforme determinação dos citados Decretos. Nenhuma celebração com povo, apenas com transmissão, (televisão, rádio e internet). Rezar, portanto, só em casa. Até ulterior deliberação.

A virada do mês chegou e com ela vem uma série de boletos que devem ser quitados pela paróquia Santuário de Pedreiras. Mais de um mês depois de declarada a pandemia do novo corona vírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e de decretos estadual e municipal determinando o isolamento social, a preocupação que ronda lares e empresas subiu também ao altar e preocupa também o clero e os pastores Evangélicos. Apesar de pedirmos ajuda ao Dizimistas, a força dos Decretos impossibilita o atendimento. E agora? Quem vai nos socorrer? Presidente, Governador, Prefeito, nossos Vereadores?

Junto ao alerta de que o momento é “de cuidar da própria vida, dos outros e da família” devido à COVID-19, faço um apelo as autoridades Municipais que pensem nas Igrejas , pois, se os fiéis não estão reunidos, “as Igreja Evangélica e Católica estão vivas e atuantes”. E conclamo a todos os devotos  “Sejam generosos, colaborem com o dízimo e as ofertas para continuidade das obras de caridade”.

Todos conhecem as iniciativas no Santuário realizadas no período da  grande enchente criando mil situações, e ainda estamos atuando junto aos alagados com seu retorno as suas casas. Continuamos fazendo  AS CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTO, MASCARAS, ROUPAS, FRALDAS E ÁLCOOL GEL. DE AGASALHOS. MOBILIZAMOS OS 16 SETORES DA CIDADE COSTUREIRAS VOLUNTÁRIAS PARA PRODUZIR MÁSCARAS CASEIRAS. E IMPLANTAMOS PIAS COM SABÃO, ÁLCOOL E GEL PARA PREVENÇÃO DO COVID. DESTACO O MEU O TEMOR DE PADRE QUANTO AO PAGAMENTO DOS COMPROMISSOS E DOS TRABALHOS SOCIAIS. Com o cancelamento das tradicionais solenidades da semana santa, que atraiam centenas de pessoas ao Santuário, celebrarei missas e conduzi ritos com transmissão pelas redes sociais. Houve gastos, mas não houve as tradicionais ofertas.

Hoje, precisamos pagar boletos de luz, água e a folha de pagamento de funcionários com encargos e benefícios. Se não entrou recurso, já estamos no negativo. Precisamos, então, de contar com a sensibilidade das autoridades locais. Sei que o estado é laico, mas estamos passando um momento crucial, visível  na medida em que em obediência aos Decretos e a solidariedade aos pedreirenses para impedirmos essa  Pandemia, podemos passar muitos constrangimentos envergonhando os pregadores do  Evangelho.
















2 comentários:

  1. Seria muito bom disponibilizar uma conta bancária pra transferencia

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom disponibilizar uma conta bancária pra transferencia

    ResponderExcluir