Coluna do Dr. Alexandre Assaiante - Pré candidato a prefeito de Pedreiras-MA.
(Foto Blog Estilo é com Mayane)
Definitivamente 2020 é um ano atípico para todos nós. Tudo está diferente. No entanto, o que já estava estranho, agora ficou mais ainda, pois nem festa junina teremos. Nunca ouvi, desde a época dos meus avós, que vieram como retirantes das bandas do sertão do Rio Grande, nenhuma estória que dissesse não ter havido arraial nesse nordeste de meu Deus. Sempre teve, sempre fez parte da nossa cultura dançar quadrilha, forró, pular fogueira e se deliciar com as comidas que traduzem a raiz simples e forte do povo sertanejo.
Em 2020 não. Nós não teremos São João. “Chora... chora... chora boi da lua...”
A fogueira, se queimar, vai queimar sozinha em homenagem a São João, a noiva não vai casar, a rainha não vai dançar, o cangaço não vai xaxar, pois as pisadas fortes dos cabras da peste ficarão guardadas para serem dadas quando da passagem de tudo isso. Vai passar e nós iremos dançar, comemorar no ARRAIAL DA PRINCESA, a força da nossa tradição.
O momento é de reflexão, sobretudo de preservação da nossa fé em Deus e nos Santos de Junho. Nós, do sertão, modéstia à parte, temos uma devoção grande ao que é sagrado, então é chegada a hora de rezarmos pedindo pela cura do mundo e saúde de nosso povo.
Quadrilheiros do nordeste, em especial aos de minha Pedreiras, terra amada, não ouso mensurar a dor de vocês nesse momento. Vejo que estão sem roupas, sem vestidos e sem a menor possibilidade de gritarem nos quatro cantos dos terreiros das quermesses o “êêêê,.”e o “anarriê”. Eita São João danado de ruim, siô. Valei-nos, meu bom Jesus.
Mas minha gente, vamos ter fé. Eu não tenho dúvidas de que apesar de tudo isso, a energia e emoção do mês de junho continuam vivas e pulsantes, feitos o som da sanfona, dentro do coração de cada nordestino e assim que tudo isso passar, anunciaremos, com as passadas de nosso forró, que serão como tambores vibrantes na terra, a volta da alegria do nosso povo.
SÃO JOÃO VIVE DENTRO DE CADA UM DE NÓS.
Apesar de um pouco distante, pois para 2021 ainda falta um bocado de dias, eu já posso dizer, sem medo de errar, que a festa junina do ano que vem já VEM e EU JÁ ESCUTO TEUS SINAIS...”
AMOR, FESTA E DEVOÇÃO. ESPERANÇA! GRANDES COISAS ESTÃO POR VIR. VIVA A CULTURA DO NOSSO POVO.
Alexandre Assaiante
Pedreiras/MA, 05 de junho de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário