(Unidade de Ensino Carlos Martins, localizado à Avenida Marly Boueres, Mutirão, Pedreiras-MA/Foto de Joaquim Filho)
(Gestoras: Maria Waldirene e Luíza Maria dando as boas-vindas aos presentes e explicando a finalidade do projeto e dando informações sobre a sua metodologia durante a culminância/Foto de Joaquim Filho)
A noite do dia 10 de outubro de 2022 já entrou para a história educacional e cultural da Unidade de Ensino Carlos Martins, uma escola da rede púbica de ensino do município de Pedreiras, que por sinal, com uma gestão feita por educadoras e educadores de alto nível, que têm colocado na prática o que rege a educação na teoria e nos projetos pedagógicos que a instituição desenvolve durante os períodos letivos.
(Ala dos convidados e homenageados: Ana Roberta, Joaquim Filho, Filemon Krause, Ana Ceci, Valéria Leite e Josivan Pereira)
Com o tema Chá Literário 2022: Cultura Maranhense - Canto, canta e encanta Maranhão, que reuniu o corpo docente e discente da Unidade de Ensino Carlos Martins, pais, mães, amigos, autoridades e poetas pedreirenses que foram homenageados durante a programação desse belíssimo projeto que fora desenvolvido com muita maestria, talento e zelo por todos que foram envolvidos.
(Mestres de Cerimônia/Foto de Joaquim Filho)
O projeto teve como finalidade despertar nos alunos e na comunidade, através dos diversos segmentos de cultura, todos eles muito fortes na cultura do Maranhão, o verdadeiro sentido do que realmente é ser maranhense no corpo e na alma, e não apenas um rótulo, um adjetivo de quem nasce nesse estado tão rico de diversidades culturais.
(Professor e cantor Vinícius Pereira, trabalhando com os alunos a música e a poesia/Foto de Joaquim Filho)
Com isso, foi claro e evidente a percepção dessas manifestações artísticas, desenvolvidas pelos alunos, através de exposições, estandes, fotos, quadros, poesia, música, dança, cacuriá, reggae, bumba meu boi, peças teatrais, coral, declamações de poesias, etc.
(Foto de Joaquim Filho)
Alguns nomes da poesia local também foram homenageados como: João do Vale, Samuel Barrêto, Wescley Brito e Joaquim Filho. A família do saudoso poeta Samuel Barrêto, nas pessoas de Valéria Leite e Ana Ceci (esposa e filha), estiveram presentes e receberam com muito carinho e emoção a linda homenagem de reconhecimento que a escola prestou ao imortal.
(Ana Ceci e Valéria Leite presentes ao evento que homenageou o poeta Samuel Barrêto/Foto de Joaquim Filho)
Realmente, foi uma noite, como disse a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Ana Roberta, foi uma verdadeira "aula fora da sala de aula", que nos permitiu aprender muito com os alunos sobre a nossa cultura, nossos costumes e forma de se expressar que é bem peculiar dos maranhenses.
(Ana Roberta, Presidente do Sindserp/Foto de Joaquim Filho)
Para fechar a noite com chave de ouro o Bumba-meu-boi "Estrela do Norte" realizou uma bela apresentação fazendo jus o que realmente o Maranhão tem de mais forte em sua cultura. Entraram entoando a música "Maranhão, meu tesouro, meu torrão." |
Nenhum comentário:
Postar um comentário