segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

COLUNA DO JOAQUIM FILHO: EU VOU FALAR

 RE-VIVER VIRTUAL

Imagem ilustrativa retirada do Google Imagem, em 4.1.2025, às 13h20.

Há dias que nós vínhamos pesquisando, coletando, buscando nos nossos alfarrábios digitais e catalogando em um HD externo: áudios, fotos, vídeos e textos que marcaram a história de Pedreiras, na nossa contemporaneidade.

Concluímos nessa noite de sexta-feira, dia 3 de janeiro de 2025. Ficamos impressionados com tanta informação que existe, todas elas de diversos segmentos: antiguidades, cortejos fúnebres, comunicação (rádio e TV), cultura, datas comemorativas, desfiles dia 7 de setembro, educação, eleições municipais, enchentes do Mearim, eventos diversos, festivais de música e poesia, lançamentos de obras literárias, logradouros públicos, personalidades, política, religião, segurança pública, shows, viagens etc.

Um trabalho que exigiu tempo e paciência, pois, uma vez que era localizada uma informação, no sentido de manter uma organização, foram criadas pastas renomeadas de acordo com a data, local e o conteúdo de cada temática, para no futuro facilitar as buscas de pesquisas de alunos, acadêmicos, historiadores, pesquisadores e curiosos.

Nós, ao término desse trabalho, compartilhamos a nossa alegria e satisfação com o amigo e orientador em comunicação, Klebinho Branco, diretor-geral do grupo Carvalho Branco, que tem como uma das empresas a Rádio FM Cidade de Pedreiras 101,5.

Então, logo que Klebinho Branco recebeu a nossa informação e, até chegou a ouvir um áudio seu do período que estava vereador, entrevista feita por nós, ele deu a ideia da criação de um MUSEU VIRTUAL DE PEDREIRAS, sugestão muito precisa que recebeu da nossa parte, elogios e aprovação.

Tão logo ele retorne a Pedreiras, pois se encontra em São Luís-MA, sentaremos para conversarmos e partiremos para a prática. Pensamos que termos uma plataforma virtual como essa, indubitavelmente, será de suma importância, pois servirá de fonte de conhecimento e pesquisa acerca da nossa riqueza histórica para as presentes e futuras gerações.

Quando o MUSEU VIRTUAL DE PEDREIRAS estiver pronto, funcionando a contento, usaremos os meios de comunicação para dar a boa-nova e, de já, saiba que qualquer pedreirense, mesmo estando morando hoje em outra cidade, vai poder colaborar, enviando seu material virtual.

Quero Viver Pedreiras!
Joaquim Ferreira Filho
Da Academia Pedreirense de Letras (APL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário