terça-feira, 10 de julho de 2018

Enquanto isso lá no Paraguai!

Coluna do Macus Krause
(Servidor do Ministério Público Estadual, Professor, Graduado em Letras pela FAESF, Músico, Mestrando em Ciências da Educação e voluntário em vários projetos sociais)


O homem que é um ser social. Vive em busca de descobertas e soluções para que esse convívio social lhe proporcione condições saudáveis, prazerosas e harmoniosas que os satisfaçam. Muitos fatores econômicos, culturais e políticos, dentre outros, podem afetar ou mesmo tornar um convívio social deveras conturbado. Dentro deste contexto de convívio social e qualidade de vidas, podemos fazer comparações nas quais constatamos que alguns lugares no mundo podem favorecer ou desfavorecer essa relação.

Existem cidades com elevados índices de violência, com altos índices de dependência química, com devastadores níveis de corrupção, enfim, todas possuem suas mazelas e algumas conseguem balancear estes problemas imprimindo se algumas práticas de gestão, responsabilidade ou pequenas ações que promovam um bom convívio social e qualidade de vida, ou mesmo fatores gerados por uma influencia cultural.

Analisando tal situação é que fazemos por meio deste artigo, ora publicado em nossa coluna no blog do Joaquim Filho, uma pequena exposição de outra cultura vivida por um país contíguo ao Brasil, mais especificamente em Ciudad Del Este, uma cidade e distrito do Paraguai, situada no extremo leste do país, às margens do rio Paraná. É a capital do departamento de Alto Paraná. Está localizada a 327 quilômetros da capital Assunção.
  
A primeira análise que tenho a fazer é histórica e econômica, onde observamos que a população mais pobre utiliza a língua Guarani para sua comunicação e os demais se utilizam do espanhol, porém em razão da grande quantidade de imigrantes na cidade, facilmente encontramos turcos, chineses, árabes que comunicam se através de suas línguas maternas, o que muitas vezes parece uma torre de babel causada por esta miscigenação dialética.

Encontramos ainda uma grande quantidade de brasileiros que buscam no país uma qualificação profissional e educacional. Com isso, também observamos muitos que falam o "portunhol", que vem da mistura do português com o espanhol. O acesso a cursos de graduação e pós-graduação é um dos atrativos, principalmente aos brasileiros.

Para se ter uma ideia, somente a Universidade Politécnica e Artística do Paraguai possui 8 mil brasileiros que estudam medicina, curso que tem um baixo custo, com valores mensais iniciais de R$ 550,00. Cursos de Mestrado e Doutorado são outros atrativos aos brasileiros que após conclusão de seus cursos realizam no Brasil o processo de revalidação dos diplomas, uma vez que existem tratados diplomáticos entre esses países.

Aqui as moedas Guarani, moeda oficial do país, Dólar americano e Real, moeda brasileira são utilizadas no comércio e aceitas em praticamente todas as transações. O que assusta em Ciudad Del Este é o comércio ilegal, o que mancha consideravelmente o nome do País, tornando-o mundialmente conhecido por um país da pirataria. Drogas lícitas e ilícitas e armas são comercializadas facilmente no centro comercial da cidade. O Trânsito no centro nos remete a lugares como a Índia e Indonésia, carros que se cruzam num verdadeiro salvem se quem puder.

Observando a infraestrutura do local no que tange a saneamento, está bem à frente do nosso país, com galerias de águas pluviais que medem uns 3 metros de profundidade e uns 2 de largura, se estendem por todo o centro comercial nas calçadas, o que nos leva a imaginar que alagamentos nesta área não deve existir.

Aqui praças totalmente arborizadas, com academias a “céu aberto”, instaladas mediante parcerias do poder público e privado, centros esportivos com inúmeros campos e quadras de futebol são encontradas nestas praças de extensão surpreendentes, além de pistas para caminhadas e ciclismo. Nesta mesma praça pode se acessar a internet gratuitamente.

O transporte público deixa muito a desejar, ônibus demasiadamente velhos e antiquados. Aqui jogos de azar e cassinos são comuns e facilmente encontrados. Existem algumas poucas igrejas evangélicas, algumas católicas e mesquita muçulmana. De todos esses pontos analisados, podemos observar muitos positivos que favorecem a qualidade de vida e outros que podem causar problemas sociais, econômicos e culturais. 

Essa é Ciudad Del Este vista e analisada sob a ótica de um pedreirense em sua primeira viagem ao exterior.

Marcus Krause
Mestrando em Ciências da Educação 








 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário