Deybson Balé e o desafio do desenvolvimento regional
Por: Allan Roberto, cidadão pedreirense.
Ontem na cerimônia de homenagens ao vice-governador Felipe Camarão o prefeito de Trizidela do Vale deu uma sacada política de AZ da política de visão e empreendedorismo, sagacidade e brilho: lançou o desafio da pacificação das lideranças políticas regionais em prol do desenvolvimento de nossa região e bem comum do nosso povo! Metaforicamente, Deybson pediu que pintássemos a Ponte Francisco Sá, que divide os municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale, de branco, simbolizando de forma grandiloquente a PAZ!
Quando eu presidia a Câmara Municipal de Pedreiras de 2001 a 2004 e governavam Pedreiras e Trizidela Raimundo Louro e Paulo Maratá, esses prefeitos começaram a brigar. Até o carro de lixo de Trizidela foi ameaçado de ser proibido de atravessar Pedreiras para despejar lixo no aterro sanitário que servia às duas cidades. Me entristeci.
Quando eu era Secretário de Articulação Política de Antônio França eu era muito amigo do prefeito de Trizidela Fred Maia, e insisti com França para uma governança em sintonia com Fred. Maia queria mas França não confiava em Fred. Fracassei nessa articulação.
Certo é que Deybson está certíssimo e a nossa região não progride sem nossos prefeitos governarem de braços dados. E sou um entusiasta do que se denomina CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS!
E os problemas de nossa micro-região são quase todos de origem comum e soluções comuns que melhor se resolverão na forma de consórcios.
Senão vejamos; a saber;
* Aterro Sanitário: a questão pode ser feita em consórcio entre os municípios de Pedreiras, Trizidela e Lima Campos;
* Geração de Emprego e Renda: com o dinheiro dos royalties políticas públicas poderão ser elaboradas e até uma grande escola técnica para formar nossos jovens para terem sua mão de obra absorvida pelas empresas de exploração do gás em consórcio entre os municípios de Trizidela, Pedreiras e Lima Campos e nossos jovens não terem que deixar nossas cidades para serem peões em PA, TO, MG, MT, MS, SP;
* Trânsito: não se tem como pensar a solução do trânsito em Pedreiras se não for em consonância entre os governos de Pedreiras e Trizidela;
* Turismo: nossa região tem enorme potencial turístico a ser explorado; um bom planejamento entre Pedreiras, Trizidela e Lima Campos daria um grande impulso nessa área; incluindo aqui a culinária típica regional, espaço e eventos culturais tradicionais e nosso esporte;
* Abastecimento e Saneamento de Água: as três cidades, Lima Campos, Pedreiras e Trizidela passam por sérios problemas de abastecimento e saneamento, um consorcio intermunicipal nessa área, com recursos dos royalties, municipalizando o setor, criando os SAAE's e um órgão geral centralizador e arrecadador, botaria fim nesse flagelo.
Enfim, vejam que nossos problemas são comuns, não vamos vencermos isolados e muito menos disputando e brigando estufando o peito e o rabo como pavões, mas com humildade e responsabilidade, unindo forças, colocando os desafios que nosso povo nos delegou como prioritários aos nossos projetos pessoais e partirmos juntos para o trabalho conjunto.
É o meu pensar!
Deybson deu a sacada. Cabe a sociedade dá ressonância e aos demais prefeitos manterem a bola no ar!
Dr. Allan Roberto - Da Academia Pedreirense de Letras (APL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário