A DATA FOI COMEMORADA COM UMA MISSA NA IGREJA DE SANTA TERESINHA EM PEDREIRAS
Padre Antônio Carlos Lima de Carvalho - celebrando seus 39 anos de sacerdote/Foto do Blog do Joaquim Filho |
Vídeo do Blog do Joaquim Filho
O Padre Antônio Carlos Lima de Carvalho, conhecido por "Carlinhos", hoje, dia 20 de janeiro de 2025, por sinal, dia de São Sebastião, e que já amanheceu caindo uma forte chuva forte na região do Médio Mearim, veio a Pedreiras nessa data, celebrar os seus 39 anos de vida sacerdotal.
Foto do Blog do Joaquim Filho |
Sempre revestido de uma humildade ímpar, o religioso resolveu vir comemorar e celebrar na cidade que o acolheu juntamente com sua família. A missa que contou com um bom número de fiéis católicos, amigos e familiares, foi realizada na humilde e bastante acolhedora igreja de Santa Teresinha, localizada no bairro do Goiabal, Pedreiras-Ma.
A irmã do Padre Carlinhos, Lígia, fazendo a primeira leitura/Vídeo do Blog do Joaquim Filho
A sua homilia foi voltada para a gratidão, a caminhada espinhosa, os percalços, mas também os momentos de alegria e felicidades que marcaram essa trajetória de 39 anos de vida sacerdotal.
Foto do Blog do Joaquim Filho |
Na oportunidade fez uma retrospectiva da sua vida sacerdotal até os dias atuais, desde o momento que foi para o seminário, que retornou com os estudos concluídos, a ordenação realizada pelo saudoso Bispo Dom Pascásio, a colaboração na Paróquia de São Benedito, os longos anos servindo a comunidade de Esperantinópolis, depois Olha D'Água das Cunhas e por fim, Bom Lugar, onde está atualmente.
Padre Carlinhos/Foto do Blog do Joaquim Filho |
Mas quem é o Padre Antônio Carlos Lima de Carvalho, que os mais novos devem estar se perguntando? O Blog do Joaquim Filho, com o auxílio de fontes fidedignas - o livro "A Fonte nas Pedreiras: Documentário histórico da Paróquia de São Benedito" e o privilégio de ser seu amigo desde os áureos tempos de grupo de jovens e até mesmo do vocacional, traz para você, dessa contemporaneidade.
Celebração Eucarística na Igreja de Santa Teresinha, 39 anos de vida sacerdotal do Padre Carlinhos/Foto do Blog do Joaquim Filho Socorro Brito/Foto do Blog do Joaquim Filho |
Padre Antônio Carlos Lima de Carvalho, conhecido como Carlinhos, nasceu em Buriti de Inácia Vaz a 1º de julho de 1959, tendo como genitores Juarez Lopes de Carvalho e Maria do Livramento Lima de Carvalho.
Maria do Livramento Lima de Carvalho, mãe do Padre Carlinhos/Foto do Blog do Joaquim Filho |
Recebeu o Sagrado Batismo na igreja de Sant'Ana, em sua Paróquia Natal a 25 de dezembro de 1959. Seus pais saíram de Buriti para Pedreiras em 1971. O Curso Primário iniciado em Buriti, concluiu-o em Pedreiras, onde também estudou o ginásio e o 2º grau. Membro do Clube de Jovens da Paróquia de São Benedito, ingressou em meados de 1979 no Clube Vocacional Santa Teresinha, aprimorando a sua preparação para o Seminário.
Paulo Nélio, irmão de Padre Carlinhos/Foto do Blog do Joaquim Filho |
Aos 20 de janeiro de 1980, acompanhado pelo seu Pároco, Padre Jacinto Brito, foi recebido no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza-Ce., estabelecimento onde realizou a sua formação para o Presbiterato, estudando Filosofia e Teologia no ICRE (Instituto de Ciências Religiosas).
Vídeo do Blog do Joaquim Filho
O "Rito de Admissão" aos ministérios ocorreu em Fortaleza, na Capela do Seminário, no dia 31 de outubro de 1982. Em Bacabal, na "Porta Aberta" foram lhe conferidos a 1º de janeiro de 1984 por Dom Pascásio os ministérios de Leitor e Acólito.
Momento Eucarístico/Foto do Blog do Joaquim Filho |
A Sagrada Ordem do Diaconato recebeu a 14 de julho de 1985 na igreja de São Francisco (Mutirão) Pedreiras-Ma. das mãos de Dom Pascásio, bispo diocesano.
Lígia, a irmã do Padre Carlinhos, à esquerda/Foto do Blog do Joaquim Filho |
Finalmente, a 20 de janeiro de 1986, no mesmo dia em que há 6 anos atrás ingressara no Seminário, tornou-se Presbítero. No dia seguinte, na mesma igreja de São Benedito, onde foi ordenado cantou a sua 1ª missa com várias composições de própria autoria.
Jamil Ribeiro Leitão, amigo de Carlinhos desde a época dos clube de jovens e vocacional/Foto do Blog do Joaquim Filho |
Foto do Blog do Joaquim Filho
No dia 26 de janeiro de 1986 em Buriti de Inácia Vaz, sua terra natal, celebrou suas "Primícias".
José de Sá Barrêto, amigo do Padre Carlinhos da época de Seminário/Foto do Blog do Joaquim Filho
Recebeu de Dom Pascásio a provisão de Vigário Paroquial de São Benedito (Pedreiras) e Nossa Senhora de Fátima (Esperantinópolis) a 4 de março de 1986, missão que cessou em Pedreiras aos 6 de setembro de 1987, quando foi designado unicamente para a Paróquia de Esperantinópolis.
Em Pedreiras coadjuvou o pároco, Padre Jacinto Brito, no atendimento religioso a cidade e ao interior, acompanhando mais de perto os clubes de jovens.
Reside atualmente em Bom Lugar, onde é Vigário Paroquial e, hoje, veio a Pedreiras celebrar essa data importante com o povo: amigos, familiares e fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário