segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Vai ter CARNABREGA no Bar do Índio?

 O Carnabrega se tornou um movimento carnavalesco tradicional de Pedreiras-MA!

(Raimundo Aleixo "Índio", proprietário do Bar que já foi batizado como a Casa dos Artistas/Foto de Joaquim Filho)

Não vai acontecer o Carnabrega em 2021!

O tradicional Bar do Índio, a Casa de Cultura dos artistas de Pedreiras, devido a Pandemia da Covid-19 que ainda persiste de forma bastante incisiva, este ano não irá realizar o tradicional Carnabrega, movimento carnavalesco fundado pelos artistas locais, que a cada ano vai ficando mais forte e ganhando admiração dos foliões que optam para brincar um carnaval diferente. 

(Poeta Edivaldo Santos, um dos coordenadores do Movimento Carnabrega/Foto de Joaquim Filho)

Semana passada a Comissão de Organização do evento esteve reunida no Bar do Índio, com a presença do senhor Raimundo Aleixo, o proprietário e, ficou decido, que atendendo as determinações da Vigilância Sanitária das três esferas, o Movimento Carnavalesco, infelizmente, está suspenso.  



O que é o Carnabrega? Quem teve essa brilhante ideia? Quando começou? Essas perguntas, nós temos certeza que o leitor ao ler essa matéria deve ter se perguntado. Sabemos que o Carnaval é uma grande marca da cultura brasileira. E, por falar em marca, o nosso Carnaval virou mais "marca" do que o Carnaval propriamente dito, atraindo turistas, industrializando Escolas de Samba e roubando a pureza e a alegria dos velhos tempos. 


Portanto, o Carnabrega é uma festa diferenciada que os artistas de Pedreiras resolveram criar como forma de protestar contra a bahianização da festa momesca, criando assim o Carnabrega, evento realizado sempre na segunda-feira de Carnaval, no Bar do Índio e tem como sentido original à festa, brincar e satirizar a modernização do evento, tocando as músicas tradicionais, nossas marchinhas e canções carnavalescas mais populares do nosso cancioneiro. É também um momento de encontro dos artistas, admiradores, amigos, que se acham excluídos do contexto carnavalesco que aí está. 



Baseado nas palavras do poeta Edivaldo Santos, quando diz que o Carnabrega é um protesto que se faz contra esse carnaval comercial, marca e produto, me fez lembrar o Show Opinião, que também nada mais foi que uma forma de protestar a Bossa Nova que segundo os críticos de música da época, era uma música de elite que se ouvia em apartamento. O Show opinião, que teve a participação de João do Vale com a música Carcará fora o rompimento com uma arte que já não estava agradando a opinião pública. 




























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário