domingo, 4 de dezembro de 2016

MORRE O POETA FERREIRA GULLAR

NOTA DE PESAR 
(Poeta Ferreira Gullar - 1930 - 2016)

A Academia Pedreirense de Letras recebeu com muito pesar a notícia de falecimento do poeta Ferreira Gular, ocorrido nessa manhã de domingo (4), na cidade do Rio de Janeiro, aos 86 anos. Gullar é um dos maiores autores brasileiros do Século 20 e foi eleito "imortal" da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2014, tornando-se o último ocupante da cadeira nº 37. De acordo com a ABL, Gullar foi vítima de uma pneumonia. Ele estava internado há 20 dias no hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio. O corpo do escritor será transportado às 17h deste domingo à Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. Ás 9h de segunda (5), ele sai para o velório no prédio da Academia Brasileira de Letras. Ás 15h o corpo será levado para o enterro no memorial da ABL, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. 

TRADUZIR-SE


Uma parte de mim
é todo mundo;
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.



Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.



Uma parte de mim
pesa, pondera;
outra parte
delira.



Uma parte de mim
almoça e janta;
outra parte
se espanta.



Uma parte de mim
é permanente;
outra parte
se sabe de repente.



Uma parte de mim
é só vertigem;
outra parte,
linguagem.



Traduzir-se uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?


Nenhum comentário:

Postar um comentário