domingo, 17 de dezembro de 2017

PEDREIRAS: COMUNIDADE DO BAIRRO SÃO FRANCISCO ALERTA...

UMA GRANDE ÁREA QUE ESTÁ SENDO ATERRADA NOS FUNDOS DAS CASAS DA RUA SÃO MIGUEL, NO BAIRRO SÃO FRANCISCO, ESTÁ DEIXANDO OS MORADORES MUITO PREOCUPADOS COM O QUE PODE ACONTECER NO PERÍODO DAS CHUVAS
(Foto feita do fundo da casa de uma moradora que está assustada com o aterro/Foto: Joaquim Filho, em 17.12.2017, às 10h30)

NÃO SE TRATA DE DENÚNCIA, É APENAS UM ALERTA!



Hoje, 17/12, em plena manhã de domingo, o blog do Joaquim Filho foi solicitado com urgência por alguns moradores da Rua São Miguel, bairro São Francisco, no município de Pedreiras, para constatar "in loco" sobre o que está ocorrendo em um determinado terreno, uma área bastante grande, que está situada entre as ruas São Miguel e Raimundo Anselmo, que segundo os moradores há dias vem sendo aterrada, e que até o momento várias carradas de caçamba já foram despejadas e espalhadas. Os moradores querem deixar bem claro que não estão fazendo denúncia e nem querem criar problemas com obra de quem quer que seja, mas o grande problema é que se trata de um aterro que estão fazendo à margem do Igarapé São Francisco, que segundo os moradores, essa obra pode trazer sérias consequências para os moradores quando vierem as enxurradas no inverno de 2018 que já está se aproximando.  

Segundo um morador da Rua São Miguel, super preocupado com a obra, o terreno que está sendo aterrado pertence à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Congregação Canaã, e que já falou com o pastor e perguntou para ele, se o mesmo estava ciente do prejuízo que o trabalho que está sendo feito poderá trazer graves consequências para muitas famílias em um futuro breve, pois o aterro que está sendo feito é bem próximo a um igarapé, que por sinal é o Igarapé São Francisco, o principal responsável de vertente de água no período das chuvas, já que toda a água das ruas corre para o mesmo para desembocar no Rio Mearim. 
Na conversa que o morador teve com o pastor, segundo ele, o religioso disse que depois que o terreno for aterrado, vai ser feito um muro, mas não disse quando, e que pelo que se percebe, o Igarapé São Francisco está ficando estreito e é justamente isso que está deixando os moradores daquela comunidade aterrorizados. 
Fotografamos toda a área, tanto de um lado como do outro, para que o leitor possa ter uma ideia do que se trata e possar ter uma opinião sobre esse caso que está acontecendo no bairro São Francisco, município de Pedreiras-MA. 

Independente de qualquer situação ou opinião sobre essa obra, os questionamentos que o blog do Joaquim Filho deixa são os seguintes: a Prefeitura Municipal de Pedreiras tem conhecimento desse aterro que está sendo feito nessa área? Existe conhecimento por parte da Secretaria de Infraestrutura do Município? Existe uma licença ambiental para a realização dessa obra? O Ministério Público tem conhecimento e ou já foi acionado sobre essa situação? 

Com a palavra qualquer pessoa da sociedade, responsável pela obra, do poder público ou judiciário que tenha conhecimento de causa e possa falar sobre o caso que ora o blog relata aos seus internautas.  


Uma moradora da Rua São Miguel contou que quando chove muito forte a água da chuva passa por cima dessa ponte que foi improvisada por um morador para poder ter acesso ao outro lado da margem do igarapé e assim sair em outra rua do bairro. 

(Rua São Miguel, bairro São Francisco)


  (Rua São Miguel, bairro São Francisco)











3 comentários:

  1. Tem que ter coragem porque quando é para o lado de igreja, politico não quer se meter para não perder voto.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o homem vive reclamando de inundações,culpam o poder público pelos danos que o próprio homem causa, ao aterrar o curso natural das águas a secretaria de meio ambiente deve ser acionada e cobrar estudo de impacto ambiental aos responsáveis pelo aterramento sejam pessoas simples, autoridades civís ou eclesiasticas..devem responder da mesma forma

    ResponderExcluir
  3. Autoridades de Pedreiras, esse problema é grave. Esse povo dessa rua e desse bairro está correto. Tem que chorar antes de sentir a dor. A igreja tem que ver isso com cautela, senhores vereadores cadê vocês?

    ResponderExcluir