sexta-feira, 27 de maio de 2022

ESPAÇO ACADÊMICO: Coluna do Confrade Paul Getty

 CANTO DA PRINCESA 250


por Paul Getty

(Arte de Thony Maranhão)


O PROGRAMA - CANTO DA PRINCESA atinge uma marca expressiva 250 vezes ao ar!  Os números redondos não deixam de exercer um grande fascínio, o que é natural, uma vez que somos presos a convenções. Atingimos, com a presente apresentação, o número 250 do nosso programa cultural aos sábados pela Rádio FM cidade de Pedreiras (programa abraçado e apadrinhado pelo mago das mídias KLEBINHO BRANCO) digo nosso porque desde a primeira vez que foi ao ar venho sendo um colaborador e ouvinte fiel. 

Talvez para o leitor esse seja um dado sem maior significação, mas para nós, que fazemos o programa, ele vem como uma espécie de medalha de ouro no peito, gravada com o número 250. 

Lembro-me como se fosse hoje os pessimistas dizerem: os projetos culturais aqui em Pedreiras costumam não vingar, e geralmente dura pouco tempo, foi assim na rádio de fulano e beltrano etc. 

Sinceramente, não sei se eles tinham razão, ou até que ponto isso é uma característica dessa gente, contudo remeto-me ao pretérito nesse momento, pois esse fato ressalta a grande importância de chegar aos 250 - CANTOS DA PRINCESA.

Particularmente, meu caro confrade JOAQUIM FILHO, peço desculpas pelo tom um tanto pessoal deste texto  embora eu tenha uma visão limitada, juro não conseguir enxergar muito longe quando olho para frente ou para trás. Neste último caso, vejo com os olhos do coração que houve momentos bons, uns nem tanto, e outros sofríveis, quase ao ponto de parar tudo, e para a glória dos pessimistas - jogar a toalha. 

Felizmente o nosso propósito continua sendo o de estabelecer uma ponte entre o passado tão recente, conquistado com lutas e dificuldades, com um presente e um futuro mais forte e mais conquistador sobretudo resgatando a experiência do passado, e com isso catapultar o presente ainda muito mais longe. Conseguiremos? O futuro dirá. Haverá sempre obstáculos, no entanto será sempre prazeroso e gratificante TENTAR.

Caro poeta Joaquim Filho, uma coisa que aprendemos bem, e muito bem nesses longos anos de estradas/culturais é que não somos os primeiros santos de casa a não fazer milagres. Nem tampouco seremos os últimos! 

Acredite  chegaremos aos 500. Por enquanto a nossa preocupação é com o programa de número... 251. Nuvens negras e olhos de seca pimenteira sempre andaram assombrando o nosso horizonte, e hoje, se for preciso sucumbir a elas não será nenhuma tragédia sepulcral. Vivemos e aprendemos, mas durante muito tempo procuramos ter a exata noção de nossas limitações. 

O CANTO DA PRINCESA interpreta a poesia no palco das ondas do rádio, tanto é verdade que certo dia uma fã apaixonada declarou ao final do programa: O Canto da Princesa terminou, e o meu coração ficou sozinho no palco. 

Hoje, especialmente hoje, aos 250, queremos mais é curtir, tomar uma gelada canela de pedreiro no Bar do Índio, e com o sorriso de orelha a orelha, nos comemorar, pois é muito bom chegar aos 250. Parabéns e vida longa - e que Deus abençoe a nossa cidade e o nosso CANTO DA PRINCESA.

Paul Getty S Nascimento

Poeta/Compositor/Escritor

Membro da APL  Academia Pedreirense de Letras


























6 comentários:

  1. Parabéns, sou ouvinte deste maravilhoso programa.

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem!!! Cultura é tudo de bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Bela homenagem! Cultura é tudo de melhor. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo 👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  5. Texto simplesmente fantástico. Parabéns ao poeta e ao blog pela bela parceria

    ResponderExcluir
  6. PARABENS AO PROGRMA PELOS 250 VEZES NO AR

    O TEXTO FICOU FOI SHOW

    JOAO DE SAO LUIZ GONZAGA

    ResponderExcluir