terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Ana Roberta prefeita: uma ode ao Mestre da política Simplício Araújo.

Coluna do Confrade Dr. Allan Roberto
(Foto retirada da Internet em 11.02.2020, às 07h30)

Depois dessa repercussão midiática, percebo agora que não houve equívoco nenhum no evento do SDD-MA no último domingo na capital, comandado pelo ex-deputado federal e poderoso Secretário de Indústria e Comércio de Flávio Dino, Simplício Araújo, quando anunciaram que a sindicalista pedreirense Ana Roberta é pré-candidata a prefeita da terra do Maranhense do Século.


O nosso famoso "Boca de Bolacha", meu (desde os idos de 1992) admirado amigo Zé Alves, para os íntimos (pois seu nome oficial é José SIMPLÍCIO Alves de ARAÚJO), novamente deu um golpe de Mestre (com M maiúsculo) no dificílimo e complexo jogo de xadrez da política pedreirense.
Não houve equívoco! Exclamação - parafraseando o mais novo Guru político judeu pedreirense, meu amigo Guttenberg Silvano. Se tivesse havido equívoco do locutor - um reles locutor, diga-se de passagem - não teria sido uma frase apenas, de um evento de quase um dia inteiro e tão importante, com discursos potentosos de autoridades e quadros políticos de cacifes estadual e nacional, uma única frase, ter tido destaque imediato num famoso e respeitado blog de Pedreiras e região e o vídeo e áudio desse momento de só alguns segundos ter vazado, editado para todas as mídias local, regional e estadual.

O locutor foi maestralmente instruído. Roberta É, SIM, pré-candidata a prefeita pelo Solidariedade e é a candidata de Simplício!!!

Klebinho é apenas cortina de fumaça... e de fogo de palha: fumaça pouca, fraca e fugaz.
Com todo o respeito e consideração ao meu amigo Kléber Rondon, amigo desde a época e ocasião em que também conheci e fiz amizade com Simplício, parceiro de muitas lutas e combates travados juntos na nossa história de vida política, a quem devoto afeto e peso político considerável. (Mas nós, meu caro Rondon, cometemos muitos erros - talvez eu tenha cometido mais, faço a autocrítica - somos vistos como "velhos", maquiavélicos, justa e injustamente também, e já não temos tanto apelo popular assim. Quem conheceu e ainda valoriza nossos bons feitos é só a velha guarda; a maioria hoje na mídia e que forma opinião é a moçadinha jovem, que não conheceu nossa àgora).

E Roberta é bem-vinda. E foi bem recebida. É uma boa notícia na nossa política local tão cheia de tragédias e descompassos.

A neófita pré-candidata tem lastro político admirável e valoroso.Traz qualidade à produção do imperativo debate e diálogo social coletivo pela (re)construção de uma Pedreiras novamente Princesa e não mais "gata borralheira".
Roberta tem história de luta, compromisso com as causas populares, com a promoção de justiça social e cidadania e tem conteúdo político denso. Pedreiras só tem a ganhar com sua entrada nesse panorama.


Se ela pretendia ser candidata a vereadora, com essa jogada, consultada ou não, cúmplice ou não, "usada" ou não, agora terá que assumir o fardo pesado, porém honroso, de pré a prefeita.
E mais: mesmo que, pelas vicissitudes da política, não seja candidata a prefeita, com esse drible fenomenal político e midiático, já a antevejo, sem prepotência de minha parte, depois dessa, já com vaga garantida no Parlamento Municipal; seu plano inicial.

Parabéns, Senhor Secretário de Estado, Senhor ex-Deputado Federal que até hoje me faz orgulhar e impressionar ter protagonizado o fato histórico, de em apenas pouco mais de 01 ano de mandato já ter conseguido o que tantos lá não conquistaram em 20, 30 anos no Congresso Nacional: ser considerado por toda a grande mídia séria do país e órgãos especializados em política e no Congresso, um dos 20 parlamentares mais influentes do Brasil, isto é, ter composto o famoso "alto clero" do Parlamento (bicameral) Nacional, onde sempre figuraram não os grandes, mas somente os gigantes do Olimpo político desse país.

(O atual Presidente da República, sem querer desmerecer nem polemizar, passou mais de duas décadas lá, mas no "baixo clero". E só foi alçado ao alto pelos escândalos PT, não por méritos próprios).


Você pode gritar: XEQUE-MATE!
Merece. Tem méritos para tanto e muito mais, Simplício.

Certo é que com essa, conclui-se o que venho pregando e que por tanto alguns incautos riem de mim: muito temos ainda a esperar por muito desenrolar de surpresas várias que só o dinamismo da política nos premiará de adrenalina até as convenções municipais de julho.

Política é assim. Dinâmica demais e por essência. Mutável. Volátil. Não é ciência exata como é a Matemática. Tancredo descreveu muito bem metaforicamente esse caráter da política: desenho de nuvens.

Certo é que para o pleito eleitoral municipal que se avizinha tem-se uma grande certeza: NADA está definido. TUDO ainda pode ser construído. Até o improvável e ainda desconhecido.


Zé Alves, te tenho muito afeto e amizade, mas muito mais ainda tenho admiração por sua perspicácia e excelência na arte de fazer política.

A gente já lutou muito junto o bom combate desde a tenra juventude, já brigamos feio muitas vezes, nos separamos, nos reconciliamos, altos e baixos em nossa relação de amizade, mas sempre nos respeitamos e admiramos mutuamente. E não me arrependo disso.

Você hoje é um dos quadros políticos mais importantes do Maranhão, com repercussão para o Brasil, porque é Mestre na arte da política, da boa política.

Meus respeitos, Ana Roberta e Simplício Araújo. Pedreiras de parabéns por ter vocês conosco!

Tenho dito!

(E podem estrebuchar os que discordam, mas é melhor refletir e fazer política com razão e verdade, jamais com emoção e auto-engano).

Por: Allan Roberto Costa Silva 
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário