quarta-feira, 29 de abril de 2020

Há exatamente 15 anos o Parlamento perdia Chico Velho.

30 de abril de 2020, 15 anos da partida do saudoso vereador Chico Velho!
(Foto arquivo do vereador Gard Furtado)


A data da partida de uma pessoa do nosso convívio, que se foi desse mundo para a vida eterna, é algo que os ente queridos e os amigos nunca esquecem, principalmente quando essa pessoa tinha uma grande importância como ser humano e também como uma autoridade e liderança política de um povo. 
E, foi justamente na data de 30 de abril de 2005, que a cidade de Pedreiras chorou, lamentou e se entristeceu com a morte trágica e repentina, em um acidente de carro, na estrada que liga Pedreiras a Peritoró, pegando a todos de surpresa, que ceifou a vida do saudoso vereador Francisco Medeiros e Silva, que era bastante popular e conhecido pelo nome de Chico Velho
Chico Velho faleceu muito novo, com apenas 48 anos. Era filho do senhor Manoel Medeiros e Silva e da senhora Maria José Medeiros e Silva. Casado com a senhora Maria Furtado e Silva, com quem gerou o filho Márcio Francigard Furtado e Silva, além dos adotivos Mário Edgard Furtado e Silva e Milena Furtado e Silva.
Nascido a 04 de outubro de 1956, no povoado Caiçara, município de Pedreiras-MA, quando faleceu tinha apenas 48 anos e estava vivendo o melhor momento da sua carreira política, pois era o presidente da Câmara Municipal de Pedreiras e, mesmo que não tivesse muito estudo, fez só até a quarta série, dava show de conhecimentos políticos, articulações e tinha o Regimento Interno da Câmara todo decorado na cabeça, além de passear muito bem com citações da Constituição Federal nos discursos que fazia na tribuna. 
Mas bem antes de pensar em se lançar na política, (falaremos ainda dessa aparte) Chico Velho teve outras ocupações. O menino Francisco que nasceu na zona rural, em um povoado pobre e muito simples, foi vendedor de picolé e banana, na feira. Quando já rapaz, virou mecânico de máquinas pesadas, teve a oportunidade de trabalhar em duas grandes construtoras: Andrade Gutierres e Mendes Júnior.
O tempo foi passando. Chico Velho viu que já estava na hora de deixar de ser empregado, ser autônomo, ter o seu próprio ganha pão e, foi aí que comprou um carro e foi trabalhar carregando passageiros de Pedreiras a Marianópolis, e vice-versa. 
Nesse período, as viagens eram feitas mais através de lanchas, pois eram os únicos meios de transporte. E, foi justamente Chico Velho o pioneiro no transporte de pessoas do interior para a cidade.
Chico Velho, uma personalidade na história política de Pedreiras-MA.

Em 1988, a convite do saudoso Dr. Pedro Barroso, ex-prefeito de Pedreiras, Chico Velho deu o seu primeiro passo rumo à política, saiu candidato a vereador; e, já na primeira eleição que concorreu, fora eleito, e seguiu (de 1989) até ser vereador de cinco mandatos, perdendo apenas para a morte que o esperava traiçoeiramente em uma curva sinuosa, em 30 de abril de 2005. 
Quando faleceu, estava presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, cargo que ocupou por apenas quatro meses. Com a vacância, assumiu o primeiro vice-presidente João Carlos de Sousa Filho, vereador Júnior. 

No Parlamento Municipal, Gard Furtado, o filho, segue os caminhos do pai!
(Foto: Joaquim Filho)

"Uma coisa que eu aprendi com o meu pai e tenho como exemplo, meu amigo Joaquim Filho, era a postura dele e ter sempre um posicionamento coerente e firme. Eu via isso nele e nunca vou esquecer um só dia."









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário