sábado, 9 de maio de 2020

Um dia das mães como ninguém poderia imaginar!

Coluna do Professor Marcus Krause
(Servidor do Ministério Público Estadual; Presidente da ONG Toda Criança Feliz)

Dia das mães, sinônimo de alegria, festa, abraços, beijos e de afagos, data em que os filhos, que moram distantes, pegam a estrada para chegar à tempo na casa de sua mãe para o tradicional churrasco em família e ali todos se encontram e celebram a vida da rainha daquele lar. Os filhos chegam com suas proles, a casa fica cheia de alegria, as crianças se divertem, brincando com seus primos, há festa pelo encontro de genros, noras, netos, bisnetos... Os presentes são entregues, o almoço é servido e todos se deleitam diante do banquete preparado para a mamãe.

Após esses relatos, você poderia até pensar: “domingo que vem, dia 10 será o dia das mães, vamos reviver estes momentos!” Mas, infelizmente o cenário que veremos no próximo dia das mães, será aquele jamais visto. Nem mesmo o mais pessimista do ser humano seria capaz de imaginar que um dia teríamos que viver situação semelhante, causada por uma pandemia, que mudou totalmente as relações sociais.

A imposição do distanciamento social, medida preventiva necessária para evitar o contágio da COVID 19, bem como prevenir colapsos nos sistemas de saúde, também afetará totalmente a nossa forma de festejar o dia das mães, neste ano de 2020. Os abraços serão trocados por  videochamadas, vão-se os beijos, chegam os acenos, será um dia das mães bem atípico, como nunca poderíamos imaginar.

Diante de tudo isso, restarão alguns ensinamentos que deveremos carregar para o restante da vida, de que devemos valorizar cada momento, como se ele fosse o último.

Será difícil encarar uma situação assim, contudo, é hora de compreensão e de entender que, obedecendo as regras de distanciamento social, neste dia das mães, mesmo que com os corações partidos, o faremos pelo bem, não apenas de uma mãe, mas de todos que um dia foram gerados no ventre materno.

Por fim, deixo para reflexão um dos 10 mandamentos divinos, relatados nas sagradas escrituras: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

















Nenhum comentário:

Postar um comentário