quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Trizidela do Vale-MA: A classe artística dos músicos está se organizando!

 Com o objetivo da fundação de uma associação da classe, músicos trizidelenses realizaram reunião nessa noite de quarta-feira, 28.

(Foto de Joaquim Filho)

Quando se fala que a cidade de Pedreiras é uma cidade bastante cultural, uma terra de grandes valores, talentos artísticos em vários segmentos, de forma alguma esse reconhecimento ou essa exaltação deve deixar o município de Trizidela do Vale fora desse contexto. Afinal, não existe Pedreiras sem Trizidela, e nem Trizidela sem Pedreiras. As duas cidades, mãe e filha, vizinhas, que embora tenha um majestoso rio que corta e divide as duas, há uma ponte que une, e há também o respeito e o carinho de uma cidade para com a outra. Portanto, se faz justo e necessário registrar que o município de Trizidela do Vale, tem sim, grandes valores culturais. E na música, não é diferente. 

(Cantor, compositor e arranjador Índio do Acordeon/Foto de Joaquim Filho)

Aconteceu nessa noite de quarta-feira, dia 28 de outubro de 2020, com início às 20h, na residência do cantor The Canas, em um sítio, logo no início do bairro Santo Antônio dos Oliveiras, em Trizidela do Vale-MA, uma reunião com os músicos daquele município, cuja finalidade foi dar os primeiros passos no sentido da fundação da Associação dos Músicos de Trizidela do Vale, cidade maranhense de um povo ordeiro e trabalhador, que mesmo em meio aos percalços naturais da vida (enchente e pandemia), vai lutando e fazendo da cidade uma terra de princípios e valores éticos. A convite do cantor Índio do Acordeon, o blog do Joaquim Filho se fez presente e cobriu a reunião do começo ao fim. 

(Cantor, compositor e proprietário de banda, Mateus Sousa/Foto de Joaquim Filho)

É bem verdade que uma cidade se faz com a existência de uma cultura forte. E, isso, o município de Trizidela do Vale tem de sobra, pois foi ali, há uma distância de 5 quilômetros, no povoado Lago da Onça que nasceu o maranhense do século XX, o poeta do povo, um dos maiores compositores da música popular brasileira, João Batista do Vale, autor da música Carcará, Pisa na Fulô e muitas outras que foram sucesso nas vozes de grandes nomes da MPB. 

(Cantor The Canas, anfitrião, abriu as portas da sua casa para a realização da reunião que deu início à criação da Associação dos Músicos de Trizidela do Vale-MA/Foto de Joaquim Filho)

O cantor e compositor The Canas, esse que já tem nome e história na música em todo o Estado do Maranhão, bastante requisitado para tocar em serestas, festas, casamentos e aniversário, foi o anfitrião da reunião. 

(Senhora Edilene, esposa do cantor The Canas, recepção calorosa e gentil aos convidados/Foto de Joaquim Filho)

Ele cedeu a sua humilde e poética casa, que fica em um sítio, para receber os irmãos de arte, e ali, puderam discutir muitas ideias que foram aproveitadas para a consolidação da fundação da associação. Aqui fica o nosso registro também e o destaque para a senhora Edilene, esposa do cantor The Canas, que de forma muito gentil, recebeu a todos com uma simpatia ímpar. 

(Cantor Toim Duran foi muito importante a sua participação/Foto de Joaquim Filho)

Foi um encontro bastante proveitoso. Uma reunião de homens e mulheres que andam com os pés no chão. Bastante vividos e amadurecidos, pois alguns dos que lá estavam, já tiveram a experiência de morar em grandes centros como São Paulo e outros lugares. Portanto, não se trata de um movimento utópico, mas de algo sólido e verdadeiro. E, nós, com o nosso conhecimento e a nossa influência cultural, na qualidade de blogueiro e radialista, iremos dar todo apoio a essa classe que merece o nosso respeito e atenção. No sábado, uma comissão vai estar no programa Canto da Princesa para falar da fundação da associação e o que o grupo pretende com a mesma. O cantor Toim Duran esteve presente e foi bastante técnico em suas fala. Falou do registro em ata, a elaboração do estatutos, formação de uma comissão provisória, enfim, o rapaz foi bem preparado para a reunião. 

(Foto de Joaquim Filho)

Durante a reunião foi escolhido uma comissão provisória formada por 5 membros que agora irá correr atrás da parte burocrática, que é a elaboração dos estatutos e depois uma grande assembleia para discutir, ampliar, suprimir e aprovar de forma democrática. Aguarde mais notícias sobre esse movimento, pois nós vamos ficar apoiando e acompanhando a luta desses irmãos de arte. 






(Além da nossa participação na qualidade de blogueiro, também deixamos o nosso registro em ata e nos colocamos à disposição da associação)

(Cantora Lena, secretariou a reunião na elaboração da ata/Foto de Joaquim Filho)

























Nenhum comentário:

Postar um comentário