segunda-feira, 16 de maio de 2022

Poeta Joaquim Manoel de Carvalho lançará obra poética!

 CHEGOU A HORA DA COLHEITA: "FRUTOS DA MINHA INSPIRAÇÃO"

Ladeado do poeta Joaquim Manoel de Carvalho e sua consorte dona Antônia

Lançamento dia 17 de junho no auditório da FEMAF

Foto de Joaquim Filho

O programa radiofônico Canto da Princesa, edição 248, levado ao ar através da Rádio FM Cidade de Pedreiras, 101,5, nessa data de 14 de junho de 2022, das 8 às 10 horas, teve a honra de receber o poeta Joaquim Manoel de Carvalho, que foi falar do seu livro de poesias, intitulado "FRUTOS DA MINHA INSPIRAÇÃO", e estender o convite para os nossos radiouvintes para o lançamento do mesmo, que acontecerá no dia 17 de junho do corrente, no auditório da FEMAF, localizada no bairro Maria Rita, na cidade de Pedreiras - MA.

Foto de Joaquim Filho

Joaquim Manoel de Carvalho, filho de Manoel Joaquim de Carvalho e Maria das Chagas de Carvalho, nasceu no povoado Esperança, município de Brejo Santo-CE, aos 18 de março de 1943. Desde criança, sentia paixão pelos estudos e adorava muito histórias em poesia. Sendo de família humilde, seu pai não tinha condições de pagar seus estudos, pois na época não havia escola pública no interior, por isso concluiu apenas a segunda série do ensino fundamental.

Foto de Joaquim Filho

Era possuidor de grande curiosidade, sempre interpretava tudo o que lia e ouvia; guardava uma oportunidade para conseguir um grau de estudo mais alto, mas isso nunca foi possível. Em 1951, migrou para o Maranhão. Chegando à cidade de Pedreiras, fixou morada no povoado Sítio Novo, onde permaneceu por 46 anos. Foi dirigente daquela comunidade durante seis anos.

Dona Antônia/Foto de Joaquim Filho

É casado com a senhora Antônia Batista de Carvalho, também cearense, do casal, nasceram vinte e um filhos, mas somente nove nasceram vivos, dos quais um é padre e exerce seu ministério presbiteral na Diocese de Crateús-CE.

Foto de Joaquim Filho 

Experiência profissional: Lavrador, alfaiate e feirante. Aos 65 anos de idade começou escrever, hoje é autor da presente obra.

Foto de Joaquim Filho 

Atualmente reside à Rua Eurico Ribeiro, 731 - Centro, em Pedreiras-MA. 

O poeta Joaquim Manoel de Carvalho, na qualidade de um autêntico nordestino, nasceu no semi-árido cearense, onde as chuvas são raras e mal distribuídas. 

Antônia, Ladia e Joaquim/Foto de Joaquim Filho

Por isso, milhares de famílias nordestinas deixaram sua terra em busca de outros lugares que tivessem melhores possibilidades de vida. 

Capa do Livro

Os estados que mais receberam nordestinos sofridos da seca foram: Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. 

Anverso da capa do livro

Fonte das informações no próprio livro do autor.

Informes

Pedidos de livros: Rua Eurico Ribeiro, 731. Cep: 65.725-000 - Pedreiras-MA

E-mail: jbatistadecarvalho@yahoo.com.br


























Nenhum comentário:

Postar um comentário