quinta-feira, 12 de maio de 2022

Silvio Oliveira, o Mestre quando o tema é CABELO!

 Uma visita regada de simpatia, educação, elegância e um bate-papo de forma bem natural.


(Silvio Oliveira, uma grande alma que Pedreiras se orgulha de tê-lo como filho)


Nessa manhã de quarta-feira, dia 11 de maio de 2022, por volta das 10h30, com o objetivo de entregar pessoalmente o livro Outubro Poético, Antologia II, que homenageia o saudoso poeta Samuel Barrêto, para um dos contemplados nos sorteios que temos feito nas nossas redes sociais, no caso, o professor Nazeldo Cruz, fomos até a um determinado local.

E, por razões de Nazeldo Cruz ser amigo do cabeleireiro Silvio Oliveira, fomos até o seu Salão que está situado na Rua Cantanhede, no centro da cidade de Pedreiras - MA. 


Embora não tenhamos encontrado o professor Nazeldo Cruz ao local, de forma alguma a nossa ida lá foi em vã, pois foi a primeira vez da nossa visita àquele recinto e também por ter sido a primeira oportunidade que tivemos de conversar assim bem de perto com uma pessoa de caráter ilibado, trabalhador, um exímio profissional na arte da beleza quando começa pelo cabelo. 


Essa pessoa a quem estamos nos referindo é o Silvio dos Santos Oliveira, conhecido por todos na cidade de Pedreiras e região por Silvio do Salão, 39 anos, nascido na cidade de Pedreiras, no povoado Angical dos Corintos, mas que veio para a cidade com 4 (quatro) anos de idade. É filho do casal Maria Ivone dos Santos e Francisco José de Oliveira. Já está na profissão de cabeleireiro há 20 anos e goza do prestígio de ter um nome bem conceituado na praça e tem um grande número de clientes na cidade. 

Segundo Silvio Oliveira, a profissão que hoje exerce é algo por vocação, é desejo que vem desde menino quando assistiu aos programas de televisão que via os grandes profissionais falando da profissão. Sabia que naquela época as coisas eram muito difíceis, pois não tinha a mínima ideia por onde dar os seus primeiros passos no sentido de realizar o seu sonho, mas graças ao SENAC foi que ele teve a primeira oportunidade para entrar nesse mundo, aprender e montar o seu salão e chegar já a uma caminhada de duas décadas. Seu salão como já dissemos, está localizado na Rua Cantanhede, 197, centro.


No nosso diálogo de forma natural, nós perguntamos ao Silvio Oliveira o que as mulheres de Pedreiras, Trizidela e região mais procuram em seu salão e quais os serviços que o seu espaço disponibiliza. Veja o que esse mestre respondeu:

- Joaquim Filho, eu acredito quando uma mulher procura o nosso salão e busca os nossos trabalhos de cabelo e beleza, ela está querendo encontrar autoestima, porque o cabelo está intimamente ligado ao ego, espírito e alma, não é só questão estética e física, é sentir-se bem, apresentar-se de forma elegante para um mundo que lhe observa. Eu não quero também dizer com isso, Joaquim Filho, que a mulher que vem aqui está com a estima baixa. Não é isso. Que fique bem claro. É porque muitas vezes o natural não mostra o que ela gostaria de mostrar. Quando eu recebo aqui no salão uma pessoa para transformá-la, eu consigo entendê-la e fazer com que ela se sinta melhor de acordo com o que ela quer.

Perguntamos ao Silvio Oliveira se é verdade que há corte de cabelo que vai depender de cada formato de rosto da pessoa, ou isso é só mito. Ou seja, se existe da mulher querer um corte de cabelo que de repente pode não ficar bem, e que as vezes ela não sabe disso. 


- Olha, Joaquim Filho, é assim: para mim não tem muita regra. Quando a pessoa quer um corte de cabelo, eu apenas dou a minha opinião. Por exemplo: "Silvio, eu quero cortar o meu cabelo curto." É nesse momento que eu oriento porque existe vários tipos de curto. Tem curto em volume, tem curto sem volume, curto pulverizado, enfim. Aí, eu tento adaptar o gosto dela com o que fica melhor. Entendeu como é que é? Mas não existe regra em questão de cabelo. O que existe é o que a mulher se sente bem. Eu foco muito nisso! Eu respeito muito essa questão do desejo dela. Agora existem as coisas que são possíveis e têm as que não são possíveis. Eu só faço as possíveis.

Abordamos também a importância de toda profissão o profissional estudar, pesquisar e buscar o máximo de conhecimento através de cursos e leituras. 


- O mercado da beleza é um mercado que ele se transforma  muito. Têm as básicas, claro. Seja uma cor, seja uma técnica de mecha... se a gente não for atrás dos treinamentos a gente não fica assim atendendo no que vem de novo. Porque tem gente que já gosta do seu cabelo de um jeito, mas quando ver um público novo como está tendo muito, muito cabelo natural, se eu não estiver por dentro daquela tendência do que ora está no mercado, eu não consigo atender o que a pessoa vai querer de mim. Tem que fazer treinamento sempre. 


Entrando na sua intimidade no que diz respeito a sua forma de se vestir, por ser um rapaz de boa aparência, elegante e muito educado. Um ser humano que devido a profissão, se cuida e se mostra sempre bem perfilado na sociedade e no seu dia a dia, perguntamos se isso lhe ajuda já que ele também é um profissional da beleza.

- Eu penso assim: quando a gente mexe com pessoas, e pelo fato de eu andar assim, no meu ponto de vista, é uma forma de respeito ao meu cliente, pois é bem alinhado e bem arrumado. Porque é assim, amigo, eu acho que quando eu trabalho precisamente com beleza, eu tenha que está apresentável porque isso passa muita credibilidade. Não concordo da pessoa andar de forma exageradamente, mas deve manter um padrão. Aqui no salão eu gosto de vestir uma calça social com uma camisa passada por dentro para passar uma boa impressão. 

Quando falamos de pessoas que se amam, que se respeitam e tem autoestima, veja o que Silvio Oliveira falou:

- É muito importante que as pessoas que estejam ou não com autoestima que se cuidem no geral, que cuidem do cabelo, mas o mais importante é cuidar do interior. O que eu sou. Onde eu quero chegar. Trilhar caminhos que no mínimo possa deixar a pessoa bem. Devemos fazer coisas que nos deixam bem. Não adianta só cuidar da imagem exterior e não cuidar do interior, pois devemos nos preocupar com as duas coisas. Quero dizer que cabelo está ligado a autoestima. Mas quero deixar também claro que ninguém arruma cabelo para ficar bem. Uma coisa é diferente da outra, mas têm que andar juntas. 


Quando chegamos na questão de praticar esporte, Silvio disse que gosta de fazer musculação, caminhada e o que mais ama mesmo é dançar. Falou que gostou da surpresa da nossa ida ao salão. Disse-nos que foi uma surpresa agradável, que ficou feliz desse nosso contato e destacou a facilidade que temos de nos dar muito bem com as palavras, o nosso jeito e tom, que deixa as pessoas à vontade. 


Bom, essa conversa não poderia encerrar sem que tocássemos no nome de uma pessoa que hoje está intimamente ligada à pessoa de Silvio Oliveira, que é o seu amigo do coração o ilustre e intelectual professor Nazeldo Cruz, pois ambos vivem uma amizade bonita, saudável e de respeito. Quando falamos em Nazeldo Cruz, veja o que Silvio falou sobre o amigo:

- Joaquim Filho, o Nazeldo é uma matéria a parte. Ele para mim, é um dos maiores influenciadores que eu já conheci, para bem, até. Sobre educação, nem se fala. Ele é um cara incrível que vale a pena estar perto e conhecer de verdade, de como ele pensa da vida, do mundo e principalmente quando o tema é educação. Ele é o cara. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário