segunda-feira, 28 de novembro de 2022

COLUNA DO PROFESSOR MARCUS KRAUSE.

Alunos do colégio Professor Ernildo realizam projeto Literário no Parque João do Vale. 


(Servidor do Ministério Público do Estado do Maranhão, Professor, Poeta, Escritor, Graduado em Letras, Pós-Graduado em Educação, Membro da Academia Pedreirense de letras. Presidente da ONG Toda Criança Feliz. Autor e executor de vários projetos de educação, social e cultural)

“Uma Viagem Literária: As maravilhas do universo da leitura” foi este o tema do projeto literário realizado no último dia 25 de novembro no auditório Zé Caxangá, no Parque João do Vale, organizado pelos alunos da Unidade de Ensino Professor Ernildo de Oliveira Gomes, situada no bairro São Francisco, que tem como gestoras as professoras Walquiria e Maria Palhares.

 

O projeto foi idealizado e capitaneado pela experiente e competente professora de Língua Portuguesa, Silvana Veloso que incentivou e motivou seus alunos a, literalmente, brilharem no palco, localizado no espaço mais cultural de nossa região e que carrega o nome do maranhense do século, João do Vale, um legítimo pedreirense. 

A educação pública em nosso país tem seus gargalos, isso é fato, mas, lá na ponta, existem muitas e muitos profissionais que não olham para as barreiras ou limitações impostas e fazem a educação acontecer de fato.  Foi desta forma que a professora Silvana Veloso conduziu todo o processo para a execução do projeto literário executado por seus alunos.  A professora relatou que os alunos foram os verdadeiros protagonistas do evento e, para tanto, tiveram exaustivos ensaios, até mesmo fora dos horários de expediente escolar. “Vocês conseguem! Vocês tem capacidade para executar este projeto!” foram essas as palavras da professora direcionada aos seus alunos, e isso soa como uma vitamina para essas crianças e adolescentes, que muitas vezes só precisam de oportunidades para demonstrarem seus talentos e habilidades e não há lugar mais propício para tanto do que a escola.

 

A professora relatou ainda que alguns dos alunos que participaram do projeto são justamente aqueles que possuem dificuldade comportamental em sala de aula e por vezes, em razão deste comportamento, não recebem oportunidades na vida, por serem prejulgados e discriminados. No processo de educação precisamos acreditar no potencial de cada aluno, assim a professora o fez, e seus alunos não decepcionaram e deram um show para o público que lotou o auditório para prestigiar as suas apresentações.

A educação vai muito além do que amontoar 40 alunos em uma sala pequena e exigir que o profissional docente cumpra a rigor os seus 50 minutos apenas dentro das 4 paredes, a educação acontece dentro e fora da sala de aula, e esse projeto literário desenvolvido na escola Professor Ernildo, foi capaz  de demonstrar isso, pois o aprendizado que estes alunos tiveram com certeza refletirá para sempre, pois a experiência na prática tem maior potencial de resultados significativos, conforme estudos de grandes nomes da nossa educação como Maria Montessori, John Dewey, Paulo Freire, Anisio Teixeira, etc, pois a educação não é a preparação para a vida, é a própria vida (Jhon Dewey). 

Toda a programação do evento foi realizada pelos próprios alunos, conforme relatou a professora Silvana, desde a abertura ao encerramento. 

Outra característica marcante do projeto foi a valorização da cultura e literatura regional. Os alunos recitaram poesias, entoaram canções, jograis e realizaram manifestações coreográficas de vários nomes da literatura nacional e também regional, como o poema “Canção do Exilio” do poeta maranhense Gonçalves Dias, poesia o “Imponente Mearim” do escritor pedreirense Marcus Krause e o “Mearim Secô”, do poeta pedreirense Wescley Brito e também recital de poesia de autoria de alunos da própria escola. Foi um verdadeiro incentivo à produção artística e literária, dentro do que rege e orienta a BNCC. Na prática, foi uma aula que valeu por mil. 

A escola professor Ernildo está de parabéns pelo incentivo à leitura de forma lúdica e dinâmica, com base em princípios de metodologia ativa, fugindo das metodologias tradicionais que muitas vezes só agradam o sistema de ensino e pouco contribui no processo de aquisição do conhecimento de forma crítica e questionadora e às vezes apenas transforma os alunos em estatísticas e não em cidadãos. 

Finalizo este matéria com as palavras de Maria Montessori que diz: “A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.” Parabéns à professora Silva Veloso por ter motivado e acreditado no potencial de seus alunos na execução do projeto, bem como pelo incentivo à leitura e à valorização literatura regional.  Parabéns aos alunos pela brilhante execução do projeto e parabéns à todo o corpo administrativo e pedagógico da escola!





































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