quarta-feira, 30 de novembro de 2022

TRIZIDELA DO VALE-MA: SESSÃO ORDINÁRIA EM 30/11/2022.

 VEJA A PAUTA E OS ASSUNTOS DISCUTIDOS NA SESSÃO DE HOJE!

(Mesa Diretora: Presidente Ricardo Maia; Vice-Presidente Hamilton do Gás e 1º Secretário Corró/Foto de Joaquim Filho)

(Texto e imagens de Joaquim Filho)

Ao contrário da sessão ordinária anterior, do dia 23 de novembro, hoje deu quórum, e foi possível a realização de mais uma quarta-feira de trabalhos, com a apresentação, leitura, discussões e aprovações de requerimentos, indicações e projetos na Câmara Municipal de Trizidela do Vale-MA, pelas senhoras e senhores vereadores. 

(Assistente de Plenário, Florisa Lima/Foto de Joaquim Filho)

Diferente das demais Câmaras Municipais que nós já presenciamos e cobrimos os trabalhos, em Trizidela do Vale é diferente. Lá a sessão inicia-se com uma leitura da Palavra de Deus e uma oração, feita pela confreira Florisa Lima, que também é membro-fundadora da Academia Pedreirense de Letras (APL) e que congrega na Segunda Igreja Evangélica Batista de Pedreiras. Em seguida a leitura da Ata da reunião anterior que fora aprovada pelas senhoras e senhores vereadores. Uma ressalva foi pedida e logo atendida: o vereador Corró pediu que incluísse na Ata a sua indicação de homenagear o ex-prefeito Pedro Barroso, na UBS do Aeroporto. 

Teria sido um "puxão de orelha" nos edis que faltaram na sessão do dia 23/11/2022?
(Vereador Ricardo Maia, presidente da Câmara de Trizidela do Vale-MA/Foto de Joaquim Filho)

Dentro do Grande Expediente da sessão ordinária da Câmara de Trizidela do Vale, o presidente da Casa, o vereador Ricardo Maia, queixou-se aos parlamentares faltosos na sessão que seria realizada no dia 23, que não foi possível por falta de quórum, na qual, dos 11 (onze), 6 (seis) não compareceram à sessão e nem justificaram o motivo das ausências, causando um clima desagradável ao Poder Legislativo ao ponto de deixar margem à imprensa e à opinião pública para ver a Casa do Povo como um espaço negativo. Ricardo falou que a única pessoa a justificar a sua ausência foi a vereadora Edinalva Pedro, que encaminhou uma mensagem via Whats"App. 
(Foto de Joaquim Filho)

"Avisem quando vocês forem viajar. Na sessão que seria realizada na semana passada, nós iríamos discutir o concurso público, as contas do ex-prefeito Fred Maia e outros assuntos importantes. Em detrimento a isso, nós agora teremos que realizar uma sessão extraordinária. O que vocês pensam a respeito? Concordam que façamos na segunda feira, dia 5?", falou Ricardo Maia. 
(Vereador Corró, 1º Secretário da Câmara de Trizidela do Vale-MA/Foto de Joaquim Filho)

Falando por todos os vereadores que não estiveram presentes na Câmara na quarta-feira passada, o vereador Corró fez as suas justificativas. Disse que ele, o prefeito Dr. Deibson Balé e os demais colegas viajaram para São Luis na terça-feira, dia 22, para terem uma reunião com o presidente da CAEMA e o deputado eleito Nagib, no sentido de discutir com os mesmos o grande problema da falta de água que ocorre na cidade, que o povo não está mais aguentando. 
(Foto de Joaquim Filho)

Que na oportunidade o refeito Dr. Deibson Balé e os vereadores aproveitaram para ver também o problema das estradas vicinais já que está se aproximando o inverno e muitas estão precisando ter uma atenção especial. Disse que a intenção era ser resolvido no mesmo dia e voltarem, mas que quando chega lá existe a burocracia e os entraves para se falar com essas autoridades. 
(Vereadora Márcia Maia/Foto de Joaquim Filho)

A vereadora Márcia Maia, em sua fala, destacou que a sua ida a São Luís na companhia do prefeito Dr. Deibson Balé e dos demais colegas, foi de uma satisfação sem medidas, afinal, ele foi resolver cousas que também são importantes para a cidade, problemas que estão massacrando o povo, pois segundo a vereadora, 'não tem coisa pior que uma cidade sem abastecimento de água.' Disse que não ver motivo da mídia ter feito tanto alarde já que os vereadores estavam trabalhando, procurando melhorias para a cidade junto ao deputado eleito Nagig e o presidente da CAEMA. "...A nossa visita foi muito interessante. A conversa com o presidente da CAEMA nos deixou cheios de esperanças...", disse a vereadora Márcia Maia.
(Vereador Belmiro/Foto de Joaquim Filho)

O vereador Belmiro, esse que já vem de vários mandatos em Trizidela do Vale, cada dia que passa, demonstra equilíbrio e sabedoria nas suas posições naquela Casa, principalmente quando usa da palavra e faz as suas colocações e interferências acerca dos assuntos abordados. 

O vereador foi um dos que estiveram presentes na sessão que não deu quórum. Vejam o que falou o nobre Edil: 

"...Senhoras e Senhores vereadores, bom dia! Eu vejo que esse problema da falta de água no Município de Trizidela do Vale é um assunto que nós, como representantes do povo, vamos ter como um grande desafio para 2023. 

Se os poderes e o povo não se unirem e partir para cima, se não tiver força de vontade, luta e correr atrás de verdade, vai ser sempre essa conversa mole, esse negócio de dar esperança com palavras vazias. 

Precisamos urgente nos unir às lideranças independente de partido ou grupo político. Se for para se unir a Nagib, Cascaria, Governador do Estado ou quem quer que seja, vamos fazer essa corrente. Esse problema da falta de água em Trizidela do Vale está parecendo com a luta dos médicos perito do INSS que nunca foi resolvido, e o povo continua sofrendo a mercê de uma aposentadoria, um benefício e uma pensão.  
(Vereadora Lúcia da Farmácia/Foto de Joaquim Filho)

 A vereadora Lúcia da Farmácia, na sessão de hoje, reconhecendo a grande importância que tem para a comunicação de Pedreiras, Trizidela do Vale e Região, o repórter e radialista José Ribamar Santos Luiz, o Ribinha da FM, fez o pedido por indicação de homenagear o nobre profissional com a Comenda Messias Rodrigues de Sousa, pelos serviços prestados à sociedade. 
(Repórter e Radialista da Rádio FM Cidade de Pedreiras, Ribinha da FM, será homenageado com a Comenda Messias Rodrigues de Sousa/Foto de Joaquim Filho)

(Vereadora Emileny Oliveira/Foto de Joaquim Filho)

Na sua fala a vereadora Emileny Oliveira demonstrou preocupação com a questão da infraestrutura no que diz repeito a capina de mato nas sarjetas, limpeza de ruas, iluminação, pontes de madeira, estradas vicinais, bueiros, segurança e demais políticas públicas e cousas de suma importância à população. 

Levantou a questão sobre a qualidade da água que as crianças consomem nas escolas e creches, que seria importante o município está sempre vigilante, principalmente na questão bebedouros etc. 

Pediu ao Poder Executivo mais atenção na questão infraestrutura no final da Rua do Tamarindo. Segundo a vereadora Emileny Oliveira, lá no local citado está precisando de uma limpeza e de uma reforma nos bueiros. 
(Vereador Irmão Sival/Foto de Joaquim Filho)

O vereador Irmão Sival, hoje na sessão ordinária da Câmara de Trizidela do Vale, usando máscara contra a Covid-19, em uma passagem de suas falas, dissera que na qualidade de vereador, ele pouco anda na zona rural, mas que quando vai percebe que estradas vicinais são feitas sem ter o meio fio. Ele quer saber por que? Perguntou se é porque no projeto que é feito e quando é assinado o contrato da empresa que faz a estrada com o Município, não consta esse detalhe! O vereador ainda disse que a falta do meio fio gera grandes crateras nas margens da estradas devido as fortes chuvas. Que certo dia ele quase desce o aterro com o seu carro em uma dessas visitas pela zona rural. 
(Vereador Francinaldo Rodrigues/Foto de Joaquim Filho)

O vereador em sua fala se mostrou muito satisfeito com a administração do prefeito Dr. Deibson Balé, ao atender com rapidez e prontidão aos pedidos das senhoras e senhores vereadores em prol do Município. Citou que o trabalho de infraestrutura na recuperação da rua que sofrera com uma grande erosão no Morro dos Caboclos está sendo realizada com muita satisfação e que já se ver o resultado. Parabenizou ao secretário de infraestrutura pelo trabalho que esta sendo nas estradas vicinais e aproveitou para solicitar a recuperação das que estão em estado crítico, que já é do conhecimento da administração. 
(Vereadora Edinalva Pedro/Foto de Joaquim Filho)

Na sessão de hoje a vereadora Edinalva Pedro, a única a se justificar da ausência da sessão que não aconteceu por fata de quórum, falou da razão da viagem a São Luis, na companhia do prefeito Dr. Deibson Balé e dos demais vereadores. Na sua fala pediu que o município possa atender os seus requerimentos, os quais foram colocados para apreciação e votação. A vereadora visando uma cidade com mais limpeza e qualidade de vida, solicitou a manutenção dos bueiros na Rua Joaquim Dino no bairro Jerusalém. Solicitou uma capina geral na Rua Santa Terezinha, no Loteamento São José. 



Veja os requerimentos, indicações e projetos apresentados, discutidos e votados na sessão ordinária nessa data de 30/11/2022.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário