quarta-feira, 26 de julho de 2017

RODA DE CONVERSA E OFICINA DE TURBANTE

FOI UM EVENTO DE ALTO NÍVEL DE INTELECTUALIDADE E PARTICIPAÇÃO
(Francinete Braga, Presidente da FUP, abrindo os trabalhos/Foto: Joaquim Filho)

Durante todo esses anos que venho acompanhando as políticas culturais, os movimentos, encontros e diversos eventos que se faz para discutir cultura na cidade de Pedreiras, poucas vezes eu vi um encontro de cultura que tivesse uma riqueza tão importante e profunda como esse que aconteceu nessa tardezinha, entrando pela noite, uma roda de conversa com oficina de turbante, referentes ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latina Caribenha, que aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Carlos Martins, anexo do Palácio Municipal Memorial João do Vale, que início às 17h e se estendeu até às 19h30. 


Uma roda de conversa que teve como foco principal a MULHER NEGRA, a sua importância na sociedade social, suas conquistas, a luta diária contra uma sociedade ainda racista que infelizmente ainda vê a mulher negra como um produto descartável e sem o seu devido valor. O evento foi promovido pela Fundação Pedreirense de Cultura - FUP, com o apoio do Centro de Consciência Negra de Pedreiras e Região do Médio Mearim e Prefeitura Municipal de Pedreiras. 


Uma oportunidade ímpar e inovadora, na qual a mulher negra de Pedreiras teve a oportunidade de fazerem os seus relatos, expor o que pensam, exprimir todo o seu pensamento no dia a dia de suas vidas em sociedade. A senhora Toinha, Conselheira Estadual de Políticas Raciais, falou da luta do grupo de Conscientização Negra na região e dos grandes avanços que até agora conquistaram e que ainda muita coisa ainda tem que melhorar no sentido de que o mundo tenha igualdade racial. Falou das suas experiências como militante, assim também como muitas outras mulheres falaram. 

(Fernanda, da Secretaria de Agricultura de Lima Campos, Agente de Cultura)

Um dos pontos altos do encontro foi a palestra de Fernanda, assim como também a oficina de turbantes que fora ministrado por ela. Foi o momento mais esperado, pois todos queriam ter a curiosidade de aprender a fazer um turbante, e também usá-lo. 


Algumas pessoas do governo municipal do alto escalão estiveram presentes como, Dr. Alexandre Assaiante, Assessor Jurídico e Rogério do PT, Assessor-Adjunto de Articulação Política que foram prestigiar o evento. 









 





















 









































Nenhum comentário:

Postar um comentário