domingo, 20 de agosto de 2017

CIRCO MÁGICO: HOJE TEM ESPETÁCULO!

ELES ME CONQUISTARAM PELA SIMPLICIDADE 

HOJE DOMINGO EU VOU ESTAR NO PICADEIRO PARA VER ESSES ARTISTAS DA SIMPLICIDADE

A minha querida cidade Trizidela do Vale sempre me foi palco de inspiração. Foi nessa cidade que eu nasci e vivi até os meus 15 anos de idade. Mudei-me para Pedreiras em 22 de outubro de 1980, eu tinha 16 anos, mas nunca esqueci um só dia dessa cidade. Mesmo quando passei uma temporada fora, Ela jamais saiu da minha mente e do meu coração. Por, isso, todos os domingos eu reservo a parte da manhã para viajar..., e, eu viajo para a Trizidela do Vale. Atravesso a Ponte Francisco Sá e vou em busca de sentido de viver. Vou à busca de inspiração. Antes, levava meu pai comigo, mas ele já não está mais aqui, e só embarca comigo agora nas minhas doces reminiscências. 

Mas hoje algo de espetacular me chamou à atenção quando passava no final da Nova Rua. Um circo que ali está instalado. Desde criança que circo sempre me fascinou. Sou um fã incondicional dessa arte circense. Quem quando menino nunca pensou em acompanhar um circo e rodar pelo mundo fazendo apresentações e encantando as pessoas. E, não importa o tamanho do circo, o que vale é que os seus artistas são uns verdadeiros desbravadores, uns zíngaros, uns nômades, que lançam no mundo com a finalidade somente de levar alegria para as pessoas nesse mundo tão cheio de violência e maldade.  
(Da esquerda para a direita: Davi (palhaço e trapezista) tem 15 anos de idade, nasceu no circo, é filho do dono. Paulo Muniz (Palhaço Temperado de Manteiga e Mágico), tem 64 anos de idade, nasceu em Exu/PE, mas foi criado em Poção de Pedras/MA, minha mãe mora na Rua José Sarney. Rodrigues (Vulcão, o menino da pele de gelo), só tem um mês que está no circo, a mãe já faleceu, disse que os familiares sabem que ele está no circo, mora na Barriguda do Insono, Pedreiras. José Orlando (faz o papel da Rogéria, a Dama de Vidro, uma travesti), é de Independência/MA. Está há três meses no circo. 



Pedi permissão e entrei. Logo de entrada encontrei um senhor conversando com três jovens que se apresentara, como todos integrantes do circo. Perguntei-lhes se podia entrar e conversar um pouco com eles. Disseram-me que sim. E, aos poucos fui arrancando informações. Eles muito desconfiados. Falei que era de Pedreiras e que tinha um blog nas edes sociais, que a finalidade era mostrar os fatos sociais e culturais das duas cidades - Pedreiras e Trizidela do Vale. Então, me deixaram à vontade e começaram a falar. 

Quando eu disse que eles me encantaram pela simplicidade, é porque realmente trata-se de um circo onde há muita simplicidade espalhada por todos os lados. Não tem quem não se emociona ao entrar, pois ao ver as condições, sente-se na alma a vontade de ajudar. Não só o circo em si tem um ar de uma peculiaridade simples, mas os seus integrantes, senhores, senhoras e jovens que todos os dias levam às pessoas um pouco de alegria, descontração e sorriso para muita gente. 
Conversamos também com o senhor Franck Silva, esposo da senhora Lene, que também acompanha o circo, disse que é da cidade de Tuntum/MA. O circo fica mais uma semana na cidade de Trizidela do Vale, no final da Nova Rua. 


Segundo o senhor Franck Silva, essa moto é o carro de som do circo, é ela que serve para fazer a propaganda na cidade. "É o nosso ganha pão." 




QUANTA FILOSOFIA NAS PALAVRAS DESSE HOMEM

"Você só foi bem recebido aqui porque veio com a verdade. A gente viu sinceridade no seu olhar. Você veio para ajudar. Mostrar o nosso trabalho para o mundo. A profundidade da mentira, é que ela não tem uma consciência do que sai do cérebro da pessoa, ela se forma de um tipo de caráter que desmoraliza o homem. Mas quando ele é tocado pela sua consciência, é desmoralizado pela própria mentira." 










Pedreirenses e Trizidelenses, gente de bom coração da minha cidade, eu quero lhes convidar a irmos essa noite ao Circo Mágico. Vamos prestigiar a esses artistas para que eles levem uma boa impressão da nossa cidade. Hoje à noite a gente vai se encontrar lá. Se você for, depois vai saber o porque. Obrigado! 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário