domingo, 16 de junho de 2019

Noite memorável: "Homens e Mulheres que fizeram Lima Campos."

Poeta e Escritor Daniel Cavalcante lançou livro que narra a história de personalidades que fizeram a cidade de Lima Campos-MA.


(Escritor Daniel Cavalcante/Foto: Sidney Borges)

O poeta e Escritor Lima-campense Daniel Freitas Cavalcante viveu um momento de gala, ímpar e louvável ao lado de sua família, parentes, amigos, conterrâneos, autoridades e admiradores da sua pessoa e do seu trabalho. 

(Foto: Sidney Borges)

O poeta que é membro da Academia Pedreirense de Letras lançou o livro Homens e Mulheres que fizeram Lima Campos, uma edição complementar, que traz na temática a história, a biografia e a vida de personalidades reais que fizeram a linda e promissora cidade de Lima Campos, essa que tem se destacado no cenário estadual e nacional, graças a um povo que trabalha dia e noite para fazer dessa ex-colônia uma terra que jorra leite e mel, como disse o Senhor Edson Sá, ex-prefeito, em seu discurso, "...uma terra promissora." 


(Deusa Helena prestigiando ao poeta Daniel Cavalcante/Foto: Joaquim Filho)


O evento cultural aconteceu nesse sábado dia 15 de junho, na sede própria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lima Campos, teve início as 20h e contou com um público seleto e bem considerável de lima-campenses que reservou um momento notívago, de arte, poesia e cultura para vivenciarem um momento raro na vida social da cidade. 


(Cerimonial de JF. Produções/Foto: Professora Marta Silva Lima)

A convite do cerimonial, na formação da mesa de trabalhos estiveram as seguintes personalidades: Daniel Freitas Cavalcante (escritor e membro da Academia Pedreirense de Letras), Maria Helena Silva Cavalcante (esposa do escritor), Professora Marta Silva Lima (Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lima Campos), Estevão José de Sousa (Vice-prefeito de Lima Campos), Hebel Cavalcante (radialista e vereador de Lima Campos), Bispo Claudio Sampaio (da Igreja Batista Shalon) e Samuel Barreto (Presidente da Academia Pedreirense de Letras). 

(Ladeando a  personalidade professora Marta Silva Lima, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Lima Campos, agradecendo pela sua atenção e carinho. Não a conhecíamos, só de nome.)


Personalidades que falaram sobre a obra:


(Foto: Sidney Borges)

Professora Valéria Dantas - Graduada e pós-graduada pela Universidade Estadual do Maranhão.

(Foto: Sidney Borges)

Jackson Borges - Diretor do Departamento de Cultura de Turismo e Graduado em Letras e Inglês.

(Foto: Sidney Borges)

Professor Marcos Monteiro - Graduado em Letras e pós-graduado pela Universidade Estadual do Maranhão. 

(Foto: Sidney Borges)

Thaisa Cavalcante - Advogada. Filha caçula do poeta Daniel Cavalcante. 


Autoridades presentes que fizeram o uso da palavra e falaram sobre o escritor e sua obra:

(Hebel Cavalcante, sobrinho do escritor, vereador pela cidade de Lima Campos/Foto: Sidney Borges)

(Estevão José de Sousa, Vice-prefeito de Lima Campos, neto de um dos citados no livro/Foto: Sidney Borges)

(Samuel Barreto, Presidente da Academia Pedreirense de Letras/Foto: Sidney Borges)

(Professora Marta Silva Lima, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lima Campos/Foto: Sidney Borges)

(Bispo Claudio Sampaio, da Igreja Batista Shalon/Foto: Sidney Borges)

(Poeta Daniel Cavalcante na sua fala sobre a obra e agradecimentos/Foto: Sidney Borges)

(Edson Sá, ex-prefeito de Lima Campos, fez uso da palavra que foi franquiada ao público/Foto: Sidney Borges)

Palavras para o Confrade Daniel Cavalcante:
(Poeta e Escritor Daniel Cavalcante, em noite de gala, lançando o seu livro contando a vida das pessoas que fizeram a cidade de Lima Campos-MA/Foto: Deusa Helena)


É sempre uma honra inexplicável ser convidado por um amigo e confrade, para apreciar um livro que está sendo escrito ou já concluído e depois escrever algo sobre o seu trabalho literário: um comentário, uma apresentação ou mesmo um prefácio. Poder avaliar e depois tecer um comentário sobre uma obra literária, seja ela de quem for, ou qualquer que seja o enredo ou corrente literária, é sempre uma responsabilidade imensa e requer de quem o faz, ter discernimento sobre o que vai relatar. 

(Foto: Sidney Borges)

Não se trata de julgar. Não quer dizer que, após fazer uma viagem no livro, será dada uma nota. Não é isso, e, sim, poder fazer uma análise com propriedade de conhecimento de causa. Também não vem o caso de ser crítico literário, mas um olhar profundo na alma do escritor que permeia o seu pensamento, seu ofício e a sua forma de pensar o mundo. 

(Foto: Sidney Borges)

E foi assim que, em uma bela manhã de fevereiro de 2018, bem cedo, alguém toca a campainha da nossa residência e, ao atendermos, era o nosso confrade, membro da Academia Pedreirense de Letras, o Lima-campense, poeta, escritor e historiador Daniel Freitas Cavalcante, a quem recebemos com o maior prazer, e para a nossa grande surpresa e alegria, foi quando ele nos disse: "Joaquim Filho, bom dia! Desculpe-me eu o incomodar a esta hora. Mas eu vim aqui somente para lhe comunicar que eu gostaria muito de ter a honra de você fazer o prefácio deste meu novo trabalho que já está no prelo. Quero muito que você o leia em primeira mão e depois veja o que tem a dizer. E, de já, muito obrigado!"

(Foto: Sidney Borges)

Nossa! Fomos ao outro mundo e voltamos. Maneira de nordestino se expressar. Mas o certo é que ficamos foi mesmo ali no nosso pequeno mundo, diante de um homem sábio, intelectual, que sabe canalizar a inteligência no registro de sua cidade e de sua gente. Esse talento está intrínseco na veia do pesquisador Daniel Cavalcante,  que o faz com muita maestria.

(Foto: Sidney Borges)

Então, vamos lá! Mãos à obra. Homens é mulheres que fizeram Lima Campos é a continuidade de um primeiro livro que o escritor Daniel Cavalcante lançou em julho do ano de 2013 - naquela oportunidade, também estivemos presentes e fomos o cerimonialista do lançamento -, que, por não ser possível ter incluído algumas personalidades no livro de estreia, por não ter finalizado, ou mesmo concluído uma grande parte da pesquisa sobre a vida desses grandes vultos da história de Lima Campos, ele agora apresenta neste novo trabalho uma releitura e o dá de presente ao seu povo e à sua cidade. 

(Foto: Sidney Borges)

Lendo com muita calma e atenção esta obra, destacamos, a priori, os nomes das personalidades a quais Daniel Cavalcante menciona no livro: Job Pereira Gama ("Seu" Joca), Manoel Cesário de Medeiros (que ele considera a Pedra Fundamental de Lima Campos), Maria Rosilda Medeiros de Souza (a primeira professora da cidade), Valdenor Batista de Araújo, Francisco Gonçalves de Sousa (Chico Cruz), José Juvêncio de Sousa, Mariana do Espírito Santo (Dona Mãezinha), Francisca Moura de Sousa (Chiquinha Daniel), José Irineu da Silva (José Chicola), Francisco Mendes Cazumba (Chico Cazumba), e Jailson Fausto Alves (atual prefeito da cidade de Lima Campos por dois mandatos consecutivos - 2013 a 2016 e 2017 a 2020). 

Destarte, 11 (onze) novos nomes que agora entrarão para a história de Lima Campos por meio das mãos, da inteligência e da caneta do historiador Daniel Cavalcante, que ora os imortaliza.

(Foto: Sidney Borges)

O livro Homens e mulheres que fizeram Lima Campos, edição complementar, de autoria de Daniel Cavalcante, indubitavelmente, deve ser considerado pela crítica como uma obra de imenso valor histórico e cultural para as gerações presente e futura; um DNA, um espelho no qual todos poderão ver o observar a sua própria imagem refletida, que foi construída lá atrás, em um passado de dias difíceis e que não foi fácil chegar até aqui. 

(Foto: Sidney Borges)

Poderíamos dizer, sem medo de errar, que o escritor Daniel Cavalcante, diante desse cosmo feito de caos e equilíbrio, é essa energia que  gera uma luz e coloca às claras o conhecimento que um dia esteve na obscuridade da ignorância humana, mas que ora vem à tona rompendo a ociosidade e dando paz ao saber, a explicação de onde veio esse povo e por que está aqui neste mundo chamado Lima Campos. 

(Capa do livro de Daniel Cavacante/Foto: Sidney Borges)

A hora chegou. Boa leitura! Esperamos termos feito a nossa parte. Um grande abraço, estimando amigo e confrade Daniel Cavalcante! Este livro já entrou para os anais da história deste abençoado município que um dia foi colonizado por homens e mulheres de verdade. 

 





Imagens de Sidney Borges
    
 









 

   



   


 
   

 



Empresas que anunciam conosco:
 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário