quarta-feira, 2 de agosto de 2017

FEMAF VOLTA ÀS AULAS COM FORÇA TOTAL

AÇÃO PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO SONHOS
(Conceição "Concita", Secretária de Educação do Município de Pedreiras-MA/Foto: Joaquim Filho)

(Psicóloga Welida concedendo entrevistas ao jornalista Nilton Lee/Ascom, sobre a finalidade do projeto/Foto: Joaquim Filho)

A culminância do projeto teve início às 20h, com a professora Welida fazendo a abertura dos trabalhos e apresentando algumas pessoas da área da educação para deixarem uma palavra aos presentes e em especial àqueles que eram o foco principal da noite, os alunos do EJA. 
A Unidade de Ensino Carlos Martins, da Rede Pública Municipal de Ensino, localizada na Avenida Marly Boueres, Mutirão, na cidade de Pedreiras-MA, foi palco de um dos mais belos projetos que uma Instituição de Ensino Superior, no caso a FEMAF, já realizara em parceria com escolas do município. Nessa terça-feira, 1º, os Acadêmicos do 3º período do curso de Pedagogia, sob a orientação a presidência do professor Francisco, a coordenação de Francisco Franco e orientação da professora Welida, psicóloga, e teve como finalidade público alvo os alunos do EJA - Educação para Jovens e Adultos da referida escola, com o tema: Construindo Sonhos. 
(Professor Francisco Rodrigues, presidente da FEMAF/Foto: Joaquim Filho)

Como o tema do projeto era voltado para a construção e realização de sonhos, o professor Francisco Rodrigues, presidente da FEMAF fez uma retrospectiva de sua vida profissional na educação até chegar aos dias de hoje, sempre mostrando para os alunos que somente a educação é capaz de transformar vidas, pois citou o seu exemplo de menino pobre e humilde que saiu do interior e venceu na vida. 
(Foto: Joaquim Filho)
  DEPOIS DE OUVIR O DEPOIMENTO EMOCIONADO E BRILHANTE DESSA MULHER, EU DUVIDO QUE ALGUÉM NÃO QUEIRA ESTUDAR

Seu nome é Conceição, mas sempre conhecida na cidade de Pedreiras pela alcunha carinhosa de "Concita". Alguns anos a mais não nos impedem de dizer que somos contemporâneos, e que temos quase a mesma história e origem semelhantes. A menina que nasceu pobre no bairro do Matadouro, filha de pescador e mãe doméstica do seu próprio lar, de uma prole extensa de muitos irmãos é professora conceituadíssima e estar Secretária de Educação do Município de Pedreiras. Sua participação na noite de culminância do projeto foi de uma grande importância para a credibilidade e a transparência de uma Faculdade séria que está levando a educação para patamares bem alto na região do Médio Mearim. E, por outro lado, uma clara e evidente demostração de que governo e privado podem sim, conviver muito bem em prol de projetos saudáveis no sentido de trabalhar a educação da cidade. Algumas passagens de suas palavras foram de deixar qualquer um pessimista com a educação em pé de guerra para se levantar e lutar pelos seus sonhos. Ninguém ali naquele espaço, com tanta autoridade, exemplo de luta e força de vontade de vencer pela educação como a Secretária Conceição. Falou da sua trajetória, das grandes dificuldades que passou para realizar os seus estudos. E, mesmo depois de concluir o segundo grau daquela época, não era fácil sair de Pedreiras para estudar fora, tinha que ir ser doméstica e morar com alguma família para ter esse direito, pois se não fosse assim o pai não deixava. Tem o orgulho de dizer que foi a primeira pessoa do bairro do Matadouro a fazer um curso superior, pois na sua época era quase como impossível, mas ela conseguiu. Disse que passou longos anos fora de Pedreiras, 30 anos. Estar aposentado como professora do Estado, mas a convite da amiga Aldenora Veloso, aceitou o convite para assumir a Secretaria de Educação de Pedreiras.  

(Foto: Joaquim Filho)
Acredita em seu potencial e na qualidade da sua equipe assim como também de todos os profissionais de educação. "Ora, se todos que estão lá passaram pelo ensino superior, então, é a prova de que todos são capazes, e não podemos seguir com essa ideia de que educação pública não presta. Então, nós só não vamos mudar essa realidade se nós não quisermos. É possível ter uma educação de qualidade. Precisamos derramar amor e sentimento por essa causa," disse Conceição.



UM PROJETO QUE ENVOLVEU VÁRIOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CONFORME VOCÊ VERÁ NAS IMAGENS A SEGUIR/FOTOS: JOAQUIM FILHO















APRESENTAÇÃO TEATRAL COM O TEMA VOLTADO PARA OS SONHOS
 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário