sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Salve-se quem puder!

Coluna do Doutor "Doidão"
(Ano I, Edição VI, 2018)


Ontem, raiando o dia, antes de sair de casa para trabalhar, assistia no telejornal Bom Dia Mirante, ao viv, uma reportagem no Socorrão I, onde trabalho desde 2007, culpando esse maior hospital de Urgência e Emergência de nosso Estado, de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, por pacientes estarem internados em corredores e até no chão. Ao chegar ao hospital, antes das 7 da manhã, a equipe jornalística ainda estava lá e continuava a culpar-nos. Eu questionei ao repórter se ele tinha conhecimento das causas daquela superlotação e passei a relatar-lhe tais motivos. Assustado, ele perguntou-me se eu teria coragem de gravar uma entrevista sobre o que eu estava lhe dizendo. Assustou-se porque é muito comum que o medo de represálias e demissões imponha aos médicos um silêncio obsequioso, omisso, subserviente e criminoso com esse "genocídio silencioso" (by Érico Cantanhede) com a população maranhense. Eu lhe respondi que sim! Podíamos gravar. E o que eu disse todos viram na mídia estadual e nacional ontem. Tenho certeza que o povo está cansado de ouvir críticas aos governos. O povo quer é proposta, solução e resultado! 


Fiquei muito triste quando meses atrás vi o prefeito de Pedreiras, minha cidade natal, junto com vereadores e lideranças políticas comemorando a aquisição de uma ambulância nova. Ora, na minha concepção essa é a confissão patente da ineficiência e falta de resolutividade da assistência à saúde local. Comemorar a aquisição de ambulância é o que chamo de investir na "empurroterapia", "ambulancioterapia" ou "reboqueterapia". Não salva! Mata... na maioria das vezes.


Para uma assistência à saúde de qualidade, excelência e resolutividade tem-se que ter ambulância, sim, mas antes comemorar a aquisição de aparelhos de ultrassonografia, de endoscopia, de eletrocardiógrafos, de desfibriladores, de aparelhos de raios-X, de tomógrafo, de médicos especialistas, de uma emergência pública com médicos emergenciais experientes e com condições diagnósticas e terapêuticas com condições de no mínimo estabilizar hemodinamicamente os casos mais graves antes de encaminhá-los (caso contrário, a maioria dos pacientes morrerá no caminho ou chegará ao destino sem condições de sobrevivência).

Tem-se que se fazer uma Atenção Básica de Saúde eficiente, na qual os enfermeiros não sejam usados como mão de obra barata para suprir toda a demanda de clínica médica e obstetrícia/ pré-natal do município, e assim garantamos de fato a saúde dos hipertensos e diabéticos, pois na atual realidade o Programa de Saúde da Família está servindo apenas como um "bico" para pagar 6 mil reais/mês ao médico para consultar duas manhãs ou duas tardes por semana para "benzer" dez pacientes e passando remédio de verme. E haja diabéticos com pés e pernas amputadas, hipertensos com AVC e ambos evoluindo para falência renal e hemodiálise, dentre outras complicações mais. Assim funciona a saúde em Pedreiras e na grande maioria dos 216 municípios do interior maranhense. 


Enquanto a Atenção Básica não funcionar de fato como deve ser e os prefeitos não deixarem de investir em ambulâncias para investir em equipamentos diagnósticos e terapêuticos, medicamentos, insumos e recursos humanos, médicos e paramédicos especializados e eficientes, os corredores dos Socorrões continuarão congestionados, a assistência à saúde no interior do Maranhão será de araque e prefeitos, secretários de saúde e médicos omissos continuarão enriquecendo às custas do pus, das lágrimas, da dor, do desespero, do sangue e da morte dos nossos irmãos pedreirenses e maranhenses mais pobres.



Em Pedreiras hoje, se formos dar um nome à Saúde local seria: "a peritororização da saúde". Empurra-se tudo para Peritoró! 

 Allan Roberto Costa Silva
Médico, ex-presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-MA.
























4 comentários:

  1. E o pior é que até os conselheiros batem palma quando o município recebe ambulância, pois a sua maioria não entende qual é o seu papel, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara duro, esse doutor Allan. Comprometido com a saúde. Esse não é médico só pra ganhar dinheiro. Cara humano, tem meu respeito. Se for candidato a prefeito, pode contar com o meu voto.

      Excluir
    2. Meu caro essas ambulâncias são doadas pelo Governo do Estado do Maranhão, nan so para Pedreiras mas para os mais diversos municípios que pertencem ao Estado. Nao é obrigação do Estado fazer essa foacdo já que cada município recebe verbas para compra de tudo que for necessário a sausa de seu município.
      A pergunta é..
      O que está sebds feito com o dinheiro que é destinado a saude de seu município ?

      Excluir
  2. O tema abordado claramente demonstra ser caotica em certos municípios conforme citado no texto.
    Perceba que relata a saúde caótica em Pedreiras MA e em São Luís MA ambas cidades de responsabilidade dos municípios citados.
    Perceba também que no texto cita que os doentes são transferidos para o Hospital Geral de Peritoró comprovando que o governo do Estado do Maranhão está sendo eficiente e eficaz.
    Veja que o governo do Estado do Maranhão vem investindo muito na saude, inclusive criou os hospitais regionais que vem atendendo diversos municípios, o que é responsabilidade de cada município já que todos recebem verbas para atender a demanda em sua cidade.
    Foram criados variov hospitais regionais justamente para desafogar os SOCORRÕES da capital.
    Temos hodhospi regiireg de Peritoró, de Presidente Dutra, de Chapadinha, de Santa Inês e outros tudo criado pelo governo do Estado do Maranhão.
    Perceba que o clã Sarney passou 50 anos no poder deixando o Estado do Maranhão em extrema pobreza, pra povo sem instrução sem educação é myimu facil comprar seu voto por migalhas.
    O governador Flávio Dino, em apenas 4 anos investiu macissamente em educação, saúde, restaurantes populares, infra estrutura criou o mais asfalto dentre outras benfeitorias. Veja quantas rodovias foram asfaltadas, recuperadas etc...
    É meu caro, o povo abriram os olhos. ESSE PROBLEMA DA SAÚDE É NO BRASIL INTEIRO, CONFORME ESSE CARA CITA ESSE PROBLEMA É DE RESPONSABILIDADE DOS MUNICÍPIOS DE SÃO LUIS E PEDREIRAS. Mas porque ir para a Mirante que é o canal do politipo Sarney ?
    Ora simplesmente com o intuito de denegrir a imagem do governo do Estado do Maranhão.

    ResponderExcluir