domingo, 16 de dezembro de 2018

Sessão Foto-Linguagem Especial de Aniversário

Com um almoço especial de confraternização os familiares do senhor Luiz Nogueira celebraram 86 anos de vida do Patriarca da família!
(Senhor Luiz Nogueira ladeado dos filhos e filhas: Da esquerda para a direita - José Felix "Deca", Maria Inês, Maria e Raimundo/Foto: Joaquim Filho)


(Vídeo: Joaquim Filho)

A vida é um Dom Deus e merece ser sempre celebrada como um louvor ao seu Criador. Felicidade ainda maior para quem tem a satisfação de vivê-la intensamente, com paz, saúde, consciência e muito temor ao sagrado. 


Hoje, dia 16 de dezembro de 2018, nós tivemos o prazer de participar de uma linda confraternização de família que tinha como finalidade a celebração de 86 anos de vida do senhor Luiz Nogueira Neto, conhecido como "Nogueira", morador tradicional do bairro Santo Antônio dos Oliveiras, patriarca de uma família bastante grande, bem conhecida e tradicional aqui de nossa cidade de Trizidela do Vale, estado do Maranhão. 

(Com a filha Maria/Foto: Joaquim Filho)

O almoço que reuniu familiares e alguns amigos mais íntimos da família foi na casa da sua filha Maria, esposa do senhor Portela, um momento ímpar de muita alegria e uma forma de agradecer a Deus por esse momento marcante na vida do senhor Luiz, afinal, são 86 anos de vida. 

"...Estou aqui querendo que já acabe o domingo para chegar a segunda-feira para eu ir trabalhar..."

(Esse homem eu conheço e não é de hoje. Pai de meus amigos, é meu amigo também./Foto: Joaquim Filho) 

Conversando com o senhor Luiz Nogueira Neto, ele nos contou um pouco sobre sua história, afinal, uma vida de 86 anos não se conta toda assim em um encontro:

"Joaquim, meu filho, eu nasci no dia 13 de dezembro de 1933, as quatro horas da tarde, na cidade de Barro do Zé Inácio, no estado do Ceará, mas como naquela época a cidade era muito pequena e não tianha cartório, então, meus pais me registraram em Brejo, uma cidade já bem maior e que ficava mais próxima onde nasci. O meu pai se chamava Pedro José Nogueira e minha mãe Frugência Maria da Conceição. Meus pais tiveram 17 filhos, 15 homens e 2 mulheres. Quando eu tinha 17 anos, meus pais resolveram vir embora para o Maranhão, veio uma parte dos filhos e a outra ficou por lá mesmo, em Barro de Zé Inácio. O primeiro lugar que nós moramos aqui no Maranhão, foi no povoado Centro do Meio dos Davi. Meu pai era lavador e minha mãe doméstica, cuidava dos só dos filhos e dos afazeres de casa. Então, como eu já lhe disse, cheguei aqui com 17 anos anos, mas aos 18 anos eu conheci a minha esposa Elvira Félix Nogueira e nos casamos. Tivemos 16 filhos, mas só 6 viveram, que são eles: Josemar Nogueira Sobrinho "o Josa" (falecido), Maria Félix Nogueira , José Félix Nogueira "Deca", José Francisco Félix e Maria Inês Nogueira. Joaquim Filho, eu nunca fui para a escola estudar, eu não tive esse privilégio, mas você sabia que eu sei ler, escrever e contar, coisas que o mundo foi quem me ensinou, não sei como aprendi, mas sei. Segui a profissão do meu pai, sempre fui lavrador, mas também resolvi criar gado e também ser comerciante. E, você sabia que eu trabalhou ainda hoje. Estou aqui querendo que já acabe o domingo para chegar a segunda-feira para ir trabalhar. Em 1980 eu vim com a minha família morar no bairro Santo Antônio dos Oliveiras onde estou até hoje. Morei também no povoado Moro Grande, município de Pedreiras. Já cheguei a possuir 100 cabeças de gado e na época da plantação de arroz, eu plantava e colhia até duas carradas de arroz. O momento mais marcante da minha vida foi quando eu perdi a minha esposa Elvira. Mas que bom que você está aqui. Eu gosto muito de você porque você nunca esqueceu a gente, sempre que passa aos domingos pela porta da minha casa, grita meu nome, eu fico muito feliz com isso. Eu só escuto o seu nome no rádio e na televisão.  O "Deca" meu filho já tinha me falado que tinha lhe convidado para esse almoço e fiquei muito alegre com a sua vinda. Obrigado pela sua presença e fique a vontade." 

(A melhor cousa do mundo é você ter amizade e respeito de uma família, e saber cultivar esse sentimento como quem cultiva algo de mais sagrado dado por Deus. Assim, sou eu com essa família, gente que eu conheço e sou amigo há anos./Foto: Maria Inês.

(Com Dr. Gustavo Brandão, esposo da sua neta/Foto: Joaquim Filho)

Luiz Nogueira Neto, um homem que nunca foi, não é e nunca será político, mas a sua casa vive com as portas abertas há anos, onde os vizinhos, os amigos de todos os lugares chegam, sentam no alpendre ou debaixo das árvores para um jogo de baralho, dominó ou mesmo uma conversa do dia a dia de pessoas simples e honestas, que trabalham e vivem da foma mais honrada que existe. Quem passa em frente a casa desse homem sabe que na qualidade de historiador, não estamos mentindo. E, assim, são os filhos e as filhas, que seguem a vida copiando o exemplo desse homem que a vida já o consagrou como uma referência moral dos nossos tempos atuais. Que o senhor Luiz Nogueira Neto possa ainda viver com a graça de ter muita saúde e encher as nossas vidas de amor, bondade e poesia. 


(Senhor Luis Nogueira, ladeado dos netos e bisnetos/Foto: Joaquim Filho)

(Com o filho Raimundo/Foto: Joaquim Filho)

(Com meu amigo de longas datas e irmãozinho José Félix "Deca"/Foto: Joaquim Filho)



(Com o genro Portela/Foto: Joaquim Filho)


(Na foto, senhor Luis Nogueira agradece a Deus pela vida, pela saúde, pela sobriedade que tem e pela família que gerou com o consentimento de Deus/Foto: Joaquim Filho



(Dr. Gustavo Brandão, em um momento de descontração/Foto: Joaquim Filho) 


(Com o filho José Félix "Deca"/Foto: Joaquim Filho)


(Com a Vereadora Lúcia da Farmácia, mãe de três dos seus 15 netos/Foto: Joaquim Filho)


(Ladeado do Miguel e sua esposa/Foto: Joaquim Filho)

(Com sua filha Maria Inês/Foto: Joaquim Filho)


(Com sua nora Maia Antônia, esposa de "Deca"/Foto: Joaquim Filho)

(No almoço em homenagem ao seu bisavô Luis Nogueira, quem estava esbanjando beleza e simpatia era Lorena, rosto angelical e jeito de modelo/Foto publicada com autorização de sua mãe: Joaquim Filho)


























Nenhum comentário:

Postar um comentário