O empresário da Comunicação da Região do Médio Mearim, Klebinho Branco, conclama as autoridades do Estado para uma fiscalização na Barragem do Rio Flores!
(Foto: Joaquim Filho, ouvinte assíduo do programa)
"... Já está passando da hora da Barragem ter uma fiscalização. Precisamos também nos preocupar com isso..."
(Foto blog do Carlinhos, retirada da Internet em 01.02.2019, às 7h49)
Depois da tragédia ambiental que aconteceu na
cidade de Brumadinho-MG, do rompimento de uma barragem de rejeito de uma das
diversas mineradoras da Companhia Vale do Rio Doce, ceifando dezenas de vidas e
causando uma grande catástrofe no meio ambiente, espalha-se em todo país, principalmente
nos Estados que têm barragem, o medo de mais tragédias virem a acontecer.
O governo federal já determinou uma urgente fiscalização em todas as barragens do Brasil. No Maranhão, na capital São Luís, segundo notícias veiculadas na mídia, algumas barragens já começaram a ser fiscalizadas.
Na cidade de Pedreiras-MA, localizada a 276,3km da capital, o empresário da comunicação, Klebinho Branco, seguindo o exemplo do seu tio o saudoso médico e ex-deputado estadual Kleber Branco, que muito lutou pela preservação da vida, principalmente o respeito ao meio ambiente, nessa quinta-feira, 31, participou do programa de notícias “Portal da Cidade”, na Rádio FM Cidade, apresentado pelo radialista e blogueiro Sandro Vagner, para alertar as autoridades da região do médio Mearim, conclamando-os para se voltarem as atenções e a preocupação com a Barragem do Rio Flores.
Segundo Klebinho Branco, já que o governo federal determinou uma fiscalização em todas as barragens do Brasil, no sentido de constatar tecnicamente as condições das mesmas, o momento para que também se faça uma vistoria na Barragem do Rio Flores, localizada no município vizinho da cidade de Joselandia, é agora.
O empresário que é ex-vereador e ex-vice-prefeito de Pedreiras, tem no sangue o tino da política, e, mesmo que não tenha cargo político, atualmente, vive e respira política, pois como pedreirense, Klebinho Branco sempre esteve no centro das discussões políticas administrativo da cidade, tanto como situação ou oposição e até mesmo responsável por alguns políticos locais chegarem ao poder, isso se deve à grande influência que tem como formador de opinião.
O pontapé foi dado nessa quinta-feira, 31! Klebinho Branco disse no programa já ter contatado com algumas autoridades e profissionais técnicos que conhecem o caso da Barragem do Rio Flores. Disse já ter falado com José Raimundo da Silva Filho, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim; seu irmão ambientalista Dr. Edilson Branco, ter feito contato por telefone com os prefeitos de Pedreiras, Antônio França e de Trizidela do Vale, Fred Maia, ambos se propuseram a sentar com urgência para discutirem o caso. Falou que o prefeito Antônio França disse-lhe está em São Luís, mas tão logo chegue a Pedreiras, vai procurá-lo para uma conversa sobre o caso da Barragem do Rio Flores.
O grande mistério agora é encontrar de forma palpável, no papel, o relatório realizado pela equipe que fizera a última inspeção da barragem, quando foi feita e quem foram os engenheiros que assinaram o relatório. Segundo Klebinho Branco tem-se uma informação que a última inspeção feita na Barragem do Rio Flores foi no ano de 2015.
Klebinho Branco encerrou a sua participação convidando a todas as autoridades: prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, juízes, promotores, representantes de associações, ambientalistas, deputados estadual e federal da região, assim como senadores, para uma reunião com urgência para discutir essa pauta. O momento é propício e a hora é agora.
Como diz Klayrton Sousa, âncora do Tribuna 101:”Nós estamos de olho e temos dito.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário