Com destaque para a posse do vereador José Wilson Santos Martins, o "FIFA."
(Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras dando posse ao Vereador José Wilson Santos Martins "FIFA"/Vídeo: Joaquim Filho)
Nessa manhã de sexta-feira, dia 24 de maio de 2019, com início às 9h e término às 13h30, foi realizada a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pedreiras, presidida pelo Senhor Presidente Dr. Bruno Curvina, que deu os trabalhos abertos, saudou os vereadores presentes, o público na galeria e imprensa. Autorizou que fosse feita a leitura da ata da reunião passada pela assistente de plenário, senhora Gissele. O acontecimento em destaque esperado era a posse de um novo vereador na vaga de um outro que se afastou.
(Gissele - Assistente de Plenário/Foto: Joaquim Filho)
Após a leitura da ata, o Senhor Presidente da Câmara explicou que o Vereador Didi entrou com pedido de afastamento por um período de 120 (cento e vinte) dias e, por essa razão, obedecendo o Regimento Interno e a Lei Eleitoral, quem está apto para assumir a vaga é o Senhor José Wilson Santos Martins, conhecido popularmente na cidade pelo apelido de "FIFA", uma alusão à Federação Internacional de Futebol, que na década de 70 lançou um concurso de "embaixadinha", e o José Wilson fora na oportunidade um dos destaques a nível nacional, indo representar a nossa cidade no Rio de Janeiro.
(Vereador José Wilson Santos Martins "FIFA" fazendo os seus agradecimentos na Tribuna, logo após a sua posse, feita pelo Senhor Presidente da Casa, Dr. Bruno Curvina/Foto: Joaquim Filho)
O Senhor Presidente Dr. Bruno Curvina convidou o "FIFA" para se posicionar em frente a Mesa Diretora e em seguida convidou alguns vereadores para acompanhá-lo e serem partícipe do ato da posse, que aconteceu diante da presença de um grande público que foi levar o seu apoio e sua solidariedade ao mais novo Edil de Pedreiras, pessoas como colegas da Secretaria de Agricultura, na qual estava secretário da Pasta; parentes, familiares, correligionários e alguns Secretários Municipais de Pedreiras, como Francisco Flávio "Cacimbão" (Meio Ambiente), Rodrigo Assaiante (Segurança e Trânsito), Neyara Lucena (Diretora do DMTU), Magaly (Chefe de Gabinete) e outros.
(Vereador "Fifa" na sua Cátedra, de fato e de direito/Foto: Joaquim Filho)
Palavras de Agradecimentos do Vereador
Já como Vereador, democraticamente, "FIFA" teve a palavra concedida e a fez da Tribuna e foi muito direto, humilde e sincero em suas palavras. Não fugiu ao seu jeito de sempre, o de ter um discurso fundamentado nos princípios que o norteiam como homem de família, de igreja, de associação, bom esposo, bom filho, bom pai, um excelente filho e avô coruja. Já chegou dando "tapa de luvas": perdoou, estendeu a mão e chamou para o diálogo aqueles que tentaram lhe ofender e desqualificar durante a semana conturbada do disse me disse, de quem vai ou não assumir. Mas antes de tudo, agradeceu a Deus e Maria Santíssima, assim como não esqueceu de citar o nome de todos que estão nessa caminhada com ele. A caminhada e a espera foram longas. Desde o ano de 1988 que "Fifa" vinha na luta de um dia ser um Vereador da sua cidade. Citou nome de pessoas que são responsáveis na hora do aconselhamento: Raimunda Gama, Padre Zé Geraldo, casal Sousa e Silvana, assim também como não deixou de ser grato ao prefeito Antônio França. Lembrou da sua mãezinha e lamentou que devido a idade já avançada (96 anos) não seria possível estar presente. Agradeceu a sua fiel esposa e companheira, ao casal de filhos, os netos, enfim. Falou da sua trajetória política, que já vem de 4 (quatro) eleições. Disse que assumiu a cadeira para discutir problemas do povo, problemas da cidade e, que de forma alguma vai entrar nessa pilha de ficar discutindo questões de ataques pessoais. Confirmou em bom tom que na Câmara, ele será situação, mas não para compactuar com coisas ilícitas. "Essa Câmara pode ser uma das melhores, basta nós querermos. Não vamos ficar só naquela de dar entrada em projeto e requerimento e não correr atrás", disse "FIFA."
(Leo Del Nery, fazendo transmissão via internet/Foto: Joaquim Filho)
Depois foi a vez dos vereadores usarem da palavra. Todos desejaram boas-vindas ao neófito Vereador, parabenizaram-no e desejaram bastante sucesso para ele nesses dias que vai estar a frente do poder Legislativo.
Com o fim do Pequeno Expediente veio a Ordem do Dia:
(Mônica Messias e Gissele, Assistentes de Plenário/Foto: Joaquim Filho)
Projeto de Decreto/Parecer de nº 014 e 016/2019, do Poder Legislativo, que "Concede o Título de Cidadã Pedreirense à Senhora Ana Rosélis Kvitschal.
Veto ao Projeto de Lei ano 2019, do Poder Executivo, "Motivos pelos quais o Projeto de Lei nº 006/2019 teve parecer negado."
Indicação de nº 095/2019, de autoria do Vereador Jotinha, que "Solicita ao Senhor Prefeito Municipal, a proceder com a Limpeza e Arborização do Bosque Seringal."
Indicação de nº 096/2019, de autoria do Vereador Jotinha, que "Solicita ao Senhor Prefeito Municipal, a proceder com implantação de uma Praça e uma Academia Popular no Bosque Seringal."
Moção de Aplausos 2019, de autoria do Vereador Gard, "Ao Secretário de Desporto e Lazer o Senhor Heraldo Ribeiro Leitão, pela realização da Copa Camarada."
Moção de Pesar 2019, de autora do Vereador Gard Furado, "Pelo falecimento da Senhora Maria Alves Cardoso, ocorrido no dia 09 de maio de 2019."
A matéria mais polêmica da Ordem do Dia:
(Votação do Ofício nº 113/2019/GPM que propõe Veto ao Projeto de Lei nº 006/2019 de autoria da Vereadora Conceição de Maria Feitosa Oliveira "Ceiça"/Vídeo: Joaquim Filho)
Projeto da Vereadora "Ceiça" aprovado pelos Vereadores
Veto do Senhor Prefeito Antônio França que foi derrubado por unanimidade pelos Vereadores. Leia-o na íntegra.
Proposições Verbais:
Adonias Quineiro solicitou Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Maria das Graças Santos, moradora da Rua José Sarney, Parque das Palmeiras.
Filemon Neto solicita camada asfáltica na Rua Pão de Açúcar e melhorias em algumas ruas do bairro Mutirão.
(Filemon Neto/Vídeo: Joaquim Filho)
Depois da parada para um lanche, veio o Grande Expediente.
(Vereador Elcinho/Foto: Joaquim Filho)
"Eu quero mais uma vez dar destaque no Projeto da Vereadora "Ceiça" e dizer que o prefeito não deu a mínima atenção e parece que nem leu. Nota-se que o gestor municipal não tem consideração por essa Casa. Ele deveria pelo menos mandar uma mensagem, vetar, mas por parte, chamar para o diálogo e discutir o projeto. Mas não, foi logo vetando. Vejo isso como uma questão pessoal e política que já está aflorando, coisa imatura de campanha. Outra coisa que eu quero denunciar aqui, depois de uma visita com o vereador Sérgio Profírio, é o grande descaso com as escolas, principalmente as da zona rural. Fomos no povoado Olha D'água e as duas escolas que têm lá está de dar dó: teto furado, piso mal conservado, cupim na madeira, carteiras quebradas. O prefeito foi bem votado lá: duas vezes como vereador e uma como prefeito, deveria olhar para aquele povoado. O colégio Branca de Neve há uma semana sem aula por causa de ar condicionado sem funcionar."
(Vereador Robson Rios/Foto: Joaquim Filho)
"Não tem como não vir nessa Tribuna e não ser solidário à companheira "Ceiça" diante do Veto do seu projeto pelo Poder Executivo. Esse povo interpreta mal as coisas. Eu desconfio que vai chegar uma hora que esse refeito vai assinar a sua própria renúncia, pois assina documento sem ler e analisar. Quero aproveitar já que estamos chegando no período do São João, bem lembrado pelo Vereador Bruno Curvina, e dizer para a Francinete Braga, presidente da FUP, que os brincantes de quadrilha estão com o "Pires na Mão" passando no comércio e nos sinais pedindo ajuda para brincarem. Ou seja, nesse governo está acontecendo a mesma coisa que a atual Secretária antes criticava nos meio de comunicação. No governo Totonho Chicote, cansei de ver a senhora Presidente da FUP criticando que os artistas não tinham incentivo. E cadê agora?
(Vereadora "Ceiça"/Foto: Joaquim Filho)
"Senhor Presidente, senhores vereadores e demais presentes, eu gostaria de falar da minha estranheza desse meu projeto ter sido vetado pelo Senhor Prefeito. Eu gostaria que alguém explicasse o porque. Um projeto que tem como objetivo a prevenção da violência doméstica contra mulheres e o prefeito é contra. Isso eu não entendo. Mas hoje nós mostramos que a Câmara é independente e merece ser respeitada."
(Vereador Totinho Sampaio/Foto: Joaquim Filho)
"... Eu acho que o Prefeito Antônio França só vetou esse projeto porque ele é mal assessorado. Eu tenho certeza que se ele tivesse analisado e partisse para o diálogo, seria diferente..."
(Vereador Zezinho Amor/Foto: Joaquim Filho)
"...Sobre o projeto 006/2019, de prevenção da violência doméstica contra mulheres, de autoria da Vereadora "Ceiça", eu não estou entendendo porque o Prefeito Antônio França vetou. Senhor Presidente, eu quero lhe dizer que eu votei contra o Veto porque o Prefeito não é dono de nós. O Prefeito errou quando não chamou os vereadores para discutirem o projeto. Nós somos livres para decidirmos o que é bom para a população. Todos sabem que dou sustentação ao governo, mas jamais vou ser contra o povo. Quero aproveitar a minha fala e mais uma vez cobrar os meus requerimentos que todos já sabem: é a questão das ruas sem pavimentação na cidade."
(Vereador Jotinha/Foto: Joaquim Filho)
O Vereador Jotinha Oliveira em sua fala conclamou às autoridades para a questão das drogas na região do Mercado Central que já está ultrapassando os limites, e o poder público, segundo o parlamentar, está só assistindo sem fazer nada. Tocou também no assunto do projeto de reforma do Mercado Central que nunca foi para frente. Cobrou do Presidente da Casa uma resposta para essa questão.
(Vereador Gard Furtado/Foto: Joaqium Filho)
O Vereador Gard Furtado enfocou a necessidade do governo iniciar com o trabalho de empiçarramento das estradas vicinais, pois requerimento nesse sentido já foi encaminhado pelo vereador ao Poder Executivo.
(Vereador Adonias Quineiro/Foto: Joaquim Filho)
O Vereador pede ao Departamento de Iluminação da Prefeitura que resolva o problema de falta de energia já há 20 dias no povoado Alto de Areia. Disse que já contactou o setor, mas até agora não foi resolvido.
(Dr. Bruno Curvina, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras-MA/Foto: Joaquim Filho)
O Presidente em sua fala deu as boas-vindas e desejou sucesso ao Vereador "FIFA" e falou um pouco de como foi todo o processo que a Câmara teve que fazer para realizar essa posse com lisura e responsabilidade e não deixar margem para que alguém pense que a Casa tenha interesse pessoal, e sim institucional. Se referindo ao projeto de autoria da Vereadora "Ceiça" que gerou polêmica após o Veto do Poder Executivo, o Presidente disse que a Casa é soberana e tem poder de decidir de forma independente. Ainda se referindo a esse projeto, disse que "o prefeito, as vezes, faz umas articulações mal articuladas, e por isso que gera toda essa polêmica. Agradeceu a presença do Padre José Geraldo e o convidou para sentar-se na Mesa Diretora. Fez cobranças de realização de serviços de infraestrutura na Avenida Rio Branco, falando que vai chegar uma hora que carro vai furar pneu em plena avenida, com tantos buracos que existem. Cobrou do governo as licitações e a divulgação da programação das festas juninas, lamenta que as coisas só são divulgadas em cima, e com isso, os movimentos das quadrilhas ficam prejudicados sem receber seus incentivos para as suas apresentações aqui e fora da cidade. Lamentou que os brincantes estão batendo nas potas dos comércios e nos sinas pedindo ajuda. Falou do seu projeto Criando Laços que está com uma bela programação para o São João.
Moção de Congratulações e Aplausos
(Vereador Jotinha concede Moção de Aplausos ao "Cogumelo Capoeira"
Padre José Geraldo esteve presente e fez uso da palavra
Padre José Geraldo esteve presente e fez uso da palavra
(Foto: Sandro Vagner)
Segundo o Padre José Geraldo, foi a Câmara para dar o seu abraço ao novo vereador, o "FIFA", pois citou-o como uma pessoa que tem compromisso com as causas sociais e devido o seu engajamento na vida da cidade. Aproveitou para dar ideias ao Legislativo e ao Executivo no sentido de que os dois poderes sejam mais harmônicos. Sugeriu um Seminário municipal para secretários e vereadores para discutirem a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário