sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Sexta Poética Noturna

VIALEJO, MEU BRINQUEDO DE MENINO!

(Imagem reprodução, retirada do Google Imagem, em 13.09.2019, às 18h55)


Hoje na escola,
eu vi um menino
tocando um vialejo.

Lembrei-me de meu pai!

A cena estudantil matinal,
de uma quinta-feira de outubro,
fez-me viajar ao passado.

Transportei-me à minha infância feliz
e recordei com saudade
todos os vialejos que papai
comprara para mim:
Tamanho, cor e detalhes.

A criança da escola
não sabia tocar o seu vialejo!
Nenhuma harmonia
ou melodia saia do seu
Instrumento de sopro.
Somente barulhos desconexos.

Eu também não sabia tocar!
eu só assoprava,
eu só fazia barulho.
E, fazia do brinquedo,
um apito, um objeto de som
repetitivo e sem nexo.

Mas isso não me incomodava,
saber ou não tocar.
O que importava era
O objeto desejado,
era o presente do meu pai,
Que enchia minha doce
Infância de poesia,
e hoje me trouxe
lembrança e saudade.

Autor: Joaquim Filho.


Bernardo do Mearim (MA) 26.10.2017 - Colégio Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário