domingo, 27 de junho de 2021

IEMA-PEDREIRAS preparando técnicos para o mercado de trabalho!

 IEMA Pedreiras realizou aula inaugural de Cursos Técnicos Profissionalizantes.

(Foto de Joaquim Filho)

Aconteceu nessa manhã de sexta-feira, dia  25 de junho de 2021, com início às 9h, no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, a aula inaugural dos cursos técnicos e profissionalizantes Produção de massas e Barbeiro, que irão ser ministrados na própria Unidade Vocacional do IEMA Pedreiras. 

(Foto de Heider, da assessoria de comunicação do município de Trizidela do Vale-MA)

Atendendo a uma solicitação da diretora-geral, a senhora Marijane Sousa, realizamos o cerimonial do evento e no ensejo, o blog do Joaquim Filho fex a cobertura jornalística, que contou com as presenças das seguintes autoridades que de forma respeitosa e comprometimento com a causa, compareceram: 

(Foto de Joaquim Filho)

Dr. Deibson Balé, prefeito de Trizidela do Vale; Dina Selma, secretária da mulher de Trizidela do Vale; Professora Vânia Sousa, Técnica do IEMA de São Luís; Professor Ivoneudo da Silva Sousa, instrutor do curso de Barbeiro; Professor Coelho, Técnico do IEMA de São Luís; Dra. Tayane Correa, assessora juríica do departamento da mulher de Trizidela do Vale e Marijane Sousa, diretora-geral do IEMA Unidade Vocacional Pedreiras-MA. 

(Marijane Sousa, diretora-geral IEMA Pedreiras/Foto de Joaquim Filho)

Na sua fala de abertura e boas-vindas aos alunos a diretora-geral Marijane de Sousa falou da importância do IEMA Unidade Vocacional Pedreiras poder estar proporcionando dois cursos de suma importância para pessoas que desejam em breve ter uma profissão e começar a ter uma independência, colocando em prática o que irá aprender nesses dias de curso. 

Depois seguiram as falas das pessoas que compuseram a mesa de trabalhos: 

(Dr. Deibson Balé, prefeito de Trizidela do Vale-MA/Foto de Joaquim Filho)

O prefeito municipal de Trizidela do Vale, Dr. Deibson Bale, atendendo ao convite oficial da Instituição, na pessoa da sua diretora-geral Marijane Sousa, se fez presente, e na sua fala enalteceu a iniciativa de se proporcionar oportunidades como essas já que estamos vivendo um momento difícil de desemprego devido a pandemia da Covid-19. Destacou o trabalho do IEMA na região e enalteceu o trabalho da professora Marijane Sousa.

(Foto de Joaquim Filho)

Ainda na sua fala colocou-se à disposição no que fosse possível a sua administração colaborar com a Instituição, pois segundo o prefeito Dr. Deibson Balé, no serviço público, principalmente no setor de humanidade há sempre o que fazer. 

(Professora Técnica de São Luis-MA, Vânia Sousa)

A Técnica do IEMA de São Luís, Vânia Sousa, fez uma fala no sentido de que as pessoas inscritas levem a sério e não fiquem pelo meio do caminho. Que ali se tratava de uma oportunidade ímpar que eles e elas inscritos estavam tendo. Falou que na vida tudo exige esforço e dedicação, que os mesmo se empenhassem, pois o resultado viria em breve. 

(Dina Selma, secretária da Mulher de Trizidela do Vale-MA/Foto de Joaquim Filho)

Com vasta experiência já há 16 anos lidando com pessoas no município de Trizidela do Vale, quando passou pela secretaria da mulher, secretaria de assistência social e agora novamente na secretaria da mulher, Dina Selma também deixou a sua mensagem de incentivo às pessoas que ali estavam, no sentido de dar um novo passo em suas vidas, que é aprender uma profissão e viverem de forma independentes. 

(Dra. Tayane Correa, assessora jurídica da secretaria da mulher de Trizidela do Vale-MA/Foto de Joaquim Filho)

A jovem advogada Tayane Correa, assessora jurídica da secretaria da mulher, fez uma fala muito interessante. Destacou, que atualmente os cursos técnicos profissionalizantes como preparação para o mercado de trabalho são tão importantes como uma graduação, têm o mesmo valor porque tem retorno imediato. 

(Ivoneudo da Silva Sousa, professor do curso de Barbeiro/Foto de Joaquim Filho)

O professor Ivoneudo, ministrante do curso de Barbeiro, falou da satisfação de poder transmitir a outrem o que ele aprendeu. Disse que jamais imaginava um dia poder estar ali, diante de tanta responsabilidade, sendo professor do curso de Barbeiro. 

(Foto de Joaquim Filho)

Aproveitou para pedir dedicação e emprenho aos alunos e agradeceu à diretora-geral Marijane Sousa pela oportunidade de convidá-lo. 

(Professora Joelma sendo apresentada como uma das professoras de curso/Foto de Joaquim Filho)

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi criado com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional, cientifica e tecnológica oferecendo à sociedade condições e oportunidades para o desenvolvimento dos seus potenciais, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão. 

(Foto de Joaquim Filho)

O Governo do Estado abriu neste ano de 2021 mais de 5 mil vagas para cursos de formação Inicial e Continuada em todo o Maranhão. A ação integra o Programa Maranhão Profissionalizado, lançado recentemente pelo governador Flávio Dino para criar oportunidades de profissionalização, em diversas modalidades da Educação Profissional e Eixos Tecnológicos para promoção da formação integral e profissional de Eixos Tecnológicos para promoção da formação integral e profissional de adolescentes, jovens e adultos, com vistas à geração de emprego, renda e fortalecimento dos arranjos produtivos e potenciais econômicos locais e regionais do Maranhão. 

(Foto de Joaquim Filho)

A Unidade Vocacional de Pedreiras oferta através do ensino híbrido neste semestre 2 turmas, totalizando 80 vagas, sendo 40 para o curso de Produção de Massas e 40 para o curso de Barbeiro, vagas destinadas a adolescentes, jovens e adultos da nossa regional de Pedreiras, na perspectiva de fomentar a geração de renda e emprego por meio da Formação Profissional. Contribuindo dessa forma com o acesso ao mercado de trabalho com formação, vivencia profissional ofertada durante o curso e orientação profissional de empreendimento e até abertura  do próprio negócio, sendo acompanhado pela equipe do Projeto Mais Renda IEMA. 









(Fotos de Heider, da assessoria de comunicação do município de Trizidela do Vale)
































Nenhum comentário:

Postar um comentário