terça-feira, 30 de janeiro de 2024

ESPAÇO LITERÁRIO PARA ALICE LOPES

 HOJE O BLOG DO JOAQUIM FILHO FOI SURPREENDIDO COM ESSE LINDO POEMA!

Alice Lopes - Guarda Ambiental Efetiva. Da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pedreiras-MA.

Um dos objetivos do Blog do Joaquim Filho, sempre foi mostrar o que nós temos de melhor no campo político, social, cultural, religioso, educacional e literário. Ou seja, temos a intenção de sermos vitrine para o mundo, mostrando e exportando de forma virtual, o que uma cidade do interior do Maranhão tem de mais precioso. 

É bem verdade que temos muitos problemas crônicos para serem resolvidos. Problemas em diversos segmentos sociais, político e administrativo. Muitos deles já culturais e históricos. Mas o que o pedreirense tem de especial é a esperança. Porém, aos olhos do poeta, nada passa despercebido, embora a sua forma de ver o belo não está na beleza do mundo capitalista.

Mesmo os que não são daqui, que chegam para trabalhar e morar, passam a ter um amor incondicional pela cidade e divide espaço e todos os privilégios com os que são nascidos em terras pedreirenses. 

Nessa manhã de terça-feira, dia 30 de janeiro de 2024, o Blog do Joaquim Filho recebeu um belíssimo texto, no qual a autora, demonstra todo o seu sentimento de gratidão e o contentamento de viver em Pedreiras-MA. Por se tratar de um texto carregado de poesia, ou seja, a forma com que a escritora usa a sua linguagem para se expressar, de certa forma com o puro romantismo dos grandes escritores, nós adaptamos a forma estrutural para poema. 

Com a licença poética e a permissão da autora, estamos postando, compartilhando e divulgando, na certeza que dentro da Alice Lopes existe uma poetisa, uma escritora que precisa se libertar, se assumir e deixar fluir esse seu lado poético. A literatura agradece e Pedreiras ganha mais uma guardiã das letras. 

Forasteira

Eu queria juntar os pedacinhos do tempo 
para lhe descrever melhor 
e lhe contar a história 
que você tem escrito em mim.

Desde as paisagens, 
desde as pessoas... 
São direções em minha direção 
que me deram um norte. 

A Pedreiras de pedras grandes, 
de grandes morros, de muitas águas, 
de águas que passaram... 
E, levaram histórias e deixaram 
páginas brancas com desenhos 
nas bordas para inspirar pessoas 
como eu a escrever de mim sobre você,  
para quem desejar ler... ver.

De um olhar de outra terra, 
estou dizendo que me apaixonei por você. 
Pelo seu espaço, pelo seu céu. 
Tenho me encantado pelo tempo 
que todo tempo me faz sentir 
saudade do tempo que me trouxe até aqui. 

Que me faz querer ficar aqui. 
O lugar que me encontrou. 
Me trouxe de um "longe" 
e me deixou estar. 
Pedreiras me tornou ideia. 
Juntou minhas palavras 
em desejo de querer produzir, 
construir e ser parte sem ser. 

Pedreiras me deixou pertencer. 
E nos versos do tempo longe, 
estou aqui para lhe ver 
subir o ponto mais alto das conquistas. 

Eu queria fazer arte com as palavras 
que você inspira em mim 
e inspirar alguém a querer pertencer a você. 
Se eu puder lhe chamar de minha cidade, 
eu que vim de um "longe" 
tão distante, ah, Pedreiras!, 
se eu puder lhe chamar de minha, 
serei tão "perto" quanto você precisar de mim. 
Eu... uma forasteira aqui.

Alice Lopes.




















3 comentários:

  1. Muito lindo … parabéns, Alice 👏🏿👏🏿👏🏿

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Alice 👏🏿👏🏿👏🏿😍

    ResponderExcluir
  3. Ela e minha irmã ❤️❤️❤️❤️❤️ um referencial de ser humano. Amo muito, parabéns ❤️

    ResponderExcluir