sexta-feira, 22 de março de 2024

COLUNA DA POETA E ESCRITORA NEVES AZEVEDO

 TRIBUTO A WILNA DE ARAÚJO BEZERRA.

23/03/1924 – 23/03/2024 (100 ANOS)

Neves Azevedo – Poeta, escritora e imortal na APL e na ATHEART.

Então, Wilna ajoelhou-se e levantou as mãos para o céu disse ao Senhor: “Eis aqui a serva do Senhor e faça-se em mim, segundo a tua palavra. ” 

Esta frase é dita por mulheres fortes. Primeiro por Maria, mãe de Jesus, no livro de Lucas, 1:38. Depois dita por D. Wilna, quando descobriu, em 1983 que estava com câncer. Ela lutou bravamente! Desistir não fazia parte do seu ser.

Nasceu na cidade de Pedreiras, Princesa do Mearim, no dia 23 de março de 1924. Este dia foi inesquecível para a família, Wilna de Araújo Bezerra, era filha de José Mariano Corrêa de Araújo e D. Adélia Gilona de Araújo, sobrinha, portanto, do ilustre poeta Pedreirense Corrêa de Araújo, membro fundador da Academia Maranhense de Letras – AML.

Wilna era uma mulher elegante e muito moderna, digamos que além do seu tempo. Aos 18 anos, já concluía seu curso de magistério, no colégio Rosa Castro em São Luís, retornando para Pedreiras, em 1943, para ocupar o cargo de Diretora do Grupo Escolar Ciro Rêgo. Pela sua dedicação à educação, assume o cargo de Secretária de Educação e Cultura do município, por duas vezes - período de 1966–1974 e 1975-1977, quando foi nomeada a primeira Diretora Regional de Educação, onde ao mesmo tempo era secretária do curso técnico de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Foi professora do primeiro Jardim de Infância, do clube de mães, chamado Maria Quitéria, depois mudou para Jardim de Infância Branca de Neve, onde ela se tornou a diretora.

Casou-se com Raimundo Sitaro Bezerra, em 1947, união que durou 39 anos, até que a morte os separou. Tiveram seis filhos, pela ordem: Raimundo Filho, Luíza Helena, José Mariano, José Artur, Antonio Carlos e Lúcia Helena. 

Deixou um legado de amor e exemplo para a sociedade Pedreirense. Foi uma mulher de fibra, mãe amorosa, esposa dedicada e uma educadora em todos os sentidos. Seu percurso na história da educação, em Pedreiras, a credenciou a ser patrona da cadeira 37, na Academia Pedreirense de Letras. Cadeira assumida por mim, em novembro de 2017, quando fui eleita imortal dessa Confraria. Ter D. Wilna, como madrinha na APL, é de uma alegria ímpar, sem palavras, para explicar esses encontros que a vida nos proporciona.

Por ter exercido com muito brilho, amor, criatividade e dedicação, os cargos na área de educação, em Pedreiras, deixando um legado de amor em época de um mundo que pertencia aos homens fortes, merece receber de todos nós pedreirenses, a mais linda das homenagens, nesse Centenário de sua existência, pois ela exerceu um impacto extraordinário na sociedade à sua época. Afastou-se do seu trabalho, para travar uma luta feroz contra a doença, que a venceu em 14 de abril de 1987. Partiu deixando a educação pedreirense órfã.

(Foto de João Luis, morador da Rua do Vento, no bairro Diogo)

Hoje, em homenagem a ela, temos uma Unidade de Ensino Professora Wilna Bezerra (escola), no bairro do Diogo e a rua Wilna Bezerra, no bairro do Mutirão. Homenagens merecidas a essa professora, educadora e cidadã Pedreirense.


Humana, cativante e determinada, quando se tratava de ajudar o próximo. A questão que menciono aqui não é se ela tinha influência ou não, mas o diferencial de D. Wilna, é que ela usava sua inteligência para praticar o bem, não importava quem era; rico ou pobre, ela sempre se importava com o próximo. 

É como escritora, poeta e filha de Pedreiras, que saúdo Wilna Bezerra (in memoriam), neste dia, 23/03/2024, para que essa geração Alpha, saiba que por aqui passou uma grande mulher, uma grande educadora, Wilna de Araújo Bezerra, que nunca morrerá em nossos corações.

Neves Azevedo

Membro da APL, da ATHEART, escritora e poeta.

















Um comentário:

  1. Essa memórias precisam ser frequentemente relembradas para que as heroínas e heróis da nossa história não caia no esquecimento das gerações subsequentes e seja conhecida pelas novas. Parabéns a autora do texto e ao blog pela publicação!

    ResponderExcluir