sábado, 23 de abril de 2022

COLUNA DO CONFRADE PAUL GETTY

 MINHA CIDADE...102 ANOS!

por Paul Getty

Pedreiras: “vivê-la é apreciar o perfume da própria alma.”

(Foto ilustrativa retirada da Internet em 21.04.2022, às 10h10)

PISA NA FULÔ é como um sino dolente na tarde calma, onde suas badaladas soam dentro de minha alma, e se prende ao meu coração, e com isso me levo a surfar vivo de emoções no silêncio de um QUERO VIVER PEDREIRAS

Célere saboreio o sabor de um PEBA NA PIMENTA a gosto de um pedreirense sonhador, um pedreirense nordestino. Sou A LINHA IMAGINÁRIA da paz, na poesia da tua voz, na ressonância do teu som, subindo e descendo ao sabor das correntezas, sinto-me flutuar na saudade da força das palavras, por onde passa O RIO, e como náufrago de meus próprios galanteios adormeci e acordei com O CANTO DA EMA, e na sinfonia angelical desse mundo encantado sinto a nostalgia da noite abanando um leque de ESTRELA MIÚDA de onde ouço uma doce melodia em ecos dizendo: CARCARÁ... pega mata e come! 

Do coração da minha terra a manga é mais doce, o céu é mais azul, o curió é mais cantador, o manto é mais sagrado, as mulheres as mais lindas, e a poesia a mais bonita. Cavalgando em ventania de sonhos NA ASA DO VENTO pinto em versos tua lembrança em minha rua, onde minha chuva e minha ENCHENTE corre nua em teu pranto de amor. 

A VOZ DO POVO numa enxurrada de inspiração, no bate-coxa do forró, nos cantos e encantos do meu Mará. Somente os poetas são capazes de admirar e entender A MINHA HISTÓRIA, no entanto, se tocar CORAÇÃO DE BORBOLETA tiro você para dançar, e sussurro coisas de amor ao teu ouvido... “voa vem depressa me encontrar / voa bate as asas meu amor / que com você quero voar.” 

Na fragrância do toque cadenciado de um TRIBUTO AO MEARIM, apaixonado levo na levada da viola um repente de VERSOS ALADOS, proteja o tocador, pois se você quer aprender ser gente, olhe com humildade... bem fundo - NOS OLHOS DE UM SONHADOR. 

E sem conduzir meu sangue tricolor que repentinamente muda de sentimento, mas quando embevecido despe-se do azul, e sonha o SONHO DE LAVADEIRAS DO MEARIM e vira a mais pura das poesias puras. Nessa mistura de TERESINA A SÃO LUÍS deslizo num rio de lágrimas no remanso do bico venenoso da PIPIRA que endoidece a cabeça da morena num ritmo louco e gostoso de amar. Rasgando palavras em pontas de “Pedras Verdes” sinto o meu coração bradar freneticamente a mil; PEDREIRAS MEU PEDAÇO DE CANÇÃO, lugar abençoado de ruas de paz, rio de amor, sempre comigo aonde eu for - o sol que banha o Rio Mearim, a força a fé e a união, há 102 anos protegem o coração da MINHA CIDADE

Parabéns Pedreiras, minha paixão / Minha cidade, minha poesia / Verso universo da minha alegria / Terra onde plantei meu coração. 

Paul Getty S. Nascimento

poeta/compositor/escritor

Membro da APL – Academia Pedreirense de Letras

























4 comentários:

  1. Parabéns Pedreiras, Princesa do Mearim.
    Bela homenagem do amigo/poeta Paul Getty.
    Sucesso ao Blog do amigo Joaquim Filho.

    Kosta Netto.

    ResponderExcluir
  2. Show essa homenagem a Pedreiras.

    Parabéns ao blog

    ResponderExcluir
  3. Conheço quase todas as músicas. Ficou lindo demais

    Professor José

    ResponderExcluir
  4. Show de bola esse texto

    Parabéns poeta Polgety

    ResponderExcluir