terça-feira, 29 de novembro de 2016

VOCÊ É EFICIENTE OU EFICAZ?


COLUNA DO BERNARDO

(Bernardo Silva)

Para fazer certo as coisas e fazer as coisas certas ou para quem almeja ser um colaborador de reconhecimento notório, ser um empreendedor de sucesso e até mesmo uma organização economicamente sustentável, é preciso conhecer alguns institutos da nossa caçula ciência: a Administração.

Para ser mais claro ainda, recomendo entender qual significado de Eficiência e Eficácia, duas palavras bastante utilizadas no cotidiano das pessoas e que nem todo mundo entende seus respectivos significados. Porém, além de saber os tais significados, a prática pode ser a receita perfeita para o sucesso.

Procurar entender o que significa esses dois institutos requer certa cautela e palavras chaves são essências para diferenciar tais conceitos. 

Ser Eficiente é saber utilizar adequadamente os recursos disponíveis, minimizando perdas e prejuízos. É fazer a coisa certa, seja qual for atribuição proposta e não importa o grau de dificuldade. Uma pessoa eficiente vai saber realizar a tarefa em sua totalidade, sempre com racionalidade e razoabilidade. 

Por outro lado, ser eficaz é atingir o objetivo que fora planejado, é o alcance expressivo e está mais alinhado à parte gerencial de uma empresa. Enquanto eficiência está ligada à forma ou modo como fazer as coisas, seja um modo econômico ou um meio sustentável a eficácia por sua vez está ligada aos fins e ao resultado, ou seja, ao alcance daquele objetivo.

Vamos exemplificar para elucidar melhor nosso raciocínio, porque essas palavras de fato são bastante confusas: Imaginamos um gestor público com um projeto de construção de um grande hospital público, ele tem prazos e recursos disponíveis, agora imagine que a prefeitura entregou esse hospital no prazo certo, conforme previsto no planejamento da obra, mas quando foi analisar os custos da obra observou-se que o referido orçamento foi extrapolado e que foi feito um investimento maior, onerando assim os cofres públicos, considere que tudo foi feito com os devidos vínculos nas legislações pertinentes, a gestão foi explicitamente Eficaz e cumpriu seu objetivo, mas não foi Eficiente por não saber gerir os recursos disponíveis para a execução da obra.

Poderia de tal forma ser eficiente sim, não gastando mais do que devia e ser ineficaz demorando muito para entregar a obra. O grande desafio dos gestores públicos e das organizações privadas, falando-se em um plano gerencial, pode ser facilmente minorado se buscarem conhecer e entender de fundamentos básicos da Administração. O que todos nós e as organizações necessitam, é procurar o equilíbrio entre a Eficiência e Eficácia, é fazer certos as coisas e ao mesmo tempo fazer as coisas certas, eis um casamento perfeito e duradouro.

Por Bernardo Silva - Bacharel em Administração pela Faculdade de Educação São Francisco - FAESF 



Um comentário:

  1. José Fernandes : são termos técnicos do Administrador de conhecimento científico para obter exeto na sua administração.

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