(Vereadora Kassi sendo Diplomada/Foto: Inaiury Pompeu)
Os índios Guajajaras da cidade de Barra do Corda seguem por mais um mandato com uma forte representante na Câmara Municipal, pois a vereadora Rita de Cássia Carneiro Pompeu, esposa do saudoso Cacique Soriano Pompeu, que faleceu esse ano, foi diplomada nessa quinta-feira, dia 15 de dezembro de 2016, para mais um mandato como vereadora, em um ato solene que aconteceu as 10h da manhã no Quartel do 5º Batalhão de Polícia Militar.
A Vereadora Kassi, assim como é conhecida no meio indígena e em toda a cidade de Barra do Corda sempre foi uma mulher de luta, somos testemunha do que ela já fez e continua fazendo pelos povos indígenas do Maranhão, principalmente os Guajajaras.
|
(Saudoso Cacique Soriano Pompeu)
|
Mesmo com a morte do seu esposo o Cacique Soriano Pompeu, Kassi não se entregou, não baixou a guarda, continuou firme sendo umas das grandes referências daquele povo, naquela região.
|
(Saudoso Índio Hugo Pompeu)
|
A família Pompeu só esse ano passou por dois momentos tristes que pegaram a todos de surpresa: primeiro foi o falecimento de Soriano Pompeu; depois, o assassinato com requintes de crueldade de um membro da família (sobrinho de Soriano), conhecido por Hugo Pompeu, um jovem Técnico de Enfermagem que tinha um belo trabalho no combate às enfermidades junto ao seu povo, além de ser uma pessoa bastante querida e bem relacionada com todos na cidade de Barra do Corda-MA.
Hugo era administrador de um grupo de WhatsApp e também nosso correspondente aqui do blog do Joaquim Filho e por duas vezes nos enviou imagens de um projeto que foi desenvolvido nas aldeias sobre o outubro rosa e o novembro azul.
Depois desses dois momentos difíceis aos quais passou os Guajajaras a vida segue seu curso normal, não pode parar e, são nesses bravos guerreiros que estão de pé que o sentido da vida e da causa indígena continua e será perpetuado para as futuras gerações.
Que dona Kassi possa mais uma vez fazer o mesmo trabalho que desenvolveu no primeiro mandato, o de estar presente ao lado do seu povo em todos os momentos, dando atenção e lutando pelos seus direitos como só ela os conhece e sabe fazer.
Nosso retorno em breve à aldeia Kwarahy-Sol já está marcado e será em dois atos: 27 de fevereiro o batizado da minha afilhada Inaiury Pompeu e 21 de abril a festa da "Menina Moça", ou seja, a festa do Moqueado que com certeza estarei presente mais uma vez.
Que Deus abençoe e proteja a todos nós. Afinal, como diz o poeta Vinicius Cantuária, "SOMOS TODOS ÍNDIOS."
|
Parabéns Vereadora, foi mais q merecido.
ResponderExcluirQue belo trabalho meu querido parabéns.
ResponderExcluirEncontra-se um rapaz chamado ricardo goiabeira guajajara ele esta perdido prox ao bar mare alta praia do araçagy conta q veio com a sua mãe fazer um tratamento numa clínica de São Luís mas fugiu. Ele é do barro do corda não trm documentos e nem sabe voltar pro barro di corda por favo ajude a divulgar.
ResponderExcluir500 Reais para quem encontrou ou encontrar bolsa de documentos perdidos em Barra do Corda Maranhão próximo ao quebra-mola da Aldeia dente de leão entrar em contato pelos telefones encontrado dentro da carteira de documentos ou pelo telefone 9982-5604 (99) 8270-9994 (99) 8169-8673 ou (99) 8154-3116 Pou 99 92107133 todos zap
ResponderExcluirNos ajude a divulgar.
500,00 r$ para quem encontrou encontrou uma carteira com todos os documentos pessoais perdido Barra do corda aproximadamente na localidade da Aldeia dente de leão próximo ao quebra-mola dentro da carteira de documentos telefones para contatos ou Ligar nesses telefones citados (99) 8270-9994 99 ou (99) 9210-7133 ou 998250 8604 ou (99) 8169-8673 ou 99 8154 3116
ResponderExcluirNós ajude a divulgar.