quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

DESCOBRIMOS O PERSONAGEM DA FOTO

SESSÃO FOTO-LINGUAGEM
Blog do Joaquim Filho investigou e descobriu o herói da foto monumental e histórica
(Região do "Cuscuz", no bairro Tresidela, na grande enchente de 1984. Sobre o monumento histórico, está o senhor Antônio Pereira Bezerra, conhecido como Antônio Haroldo)

Segunda-feira, dia 16 de janeiro do corrente, a minha amiga Sebastiana Luna, ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Pedreiras, enviou-me via "WhatsApp" uma foto bastante interessante e que me incitou a fazer uma postagem no meu "facebook" institucional denominado de Sessão Foto-Linguagem. 



A foto que nós divulgamos nas redes sociais foi esta que está logo acima. Como se vê, uma fotografia que já está bastante danificada das intempéries do tempo que tudo destrói. Na publicação fizemos uma brincadeira dizendo que anos passados o "cuscuz" já tinha tido uma estátua da liberdade, referenciando com a que tem na cidade norte americana de Nova York.

(Estátua da Liberdade na cidade de Nova York-EUA/Foto: Google Imagem)

Uma vez postada, veio a curiosidade de várias pessoas de quererem saber quem era aquela pessoa que estava no ponto mais elevado do monumento, obra essa construída ainda na administração do ex-prefeito, o meu amigo e confrade, o saudoso Dr. Kleber Branco. Passou a ser uma tarefa, uma função, a de descobrir quem seria aquele senhor que se posicionou sobre o "cuscuz" e fizera uma imagem que não se tratava de uma ostentação ou vaidade humana, mas a de no futuro mostrar aos nossos patrícios da contemporaneidade o quanto o tempo e o progresso são capazes de modificarem a paisagem da cidade. 

(Maria Lúcia (Moça), Arivaldo, Katiúcia, Vera Lúcia, Haroldo(Cabeça) e Antônio Haroldo - Enchente de 1984)

Dentre os diversos comentários que foram postados sobre a foto, uma jovem por nome Katiúcia disse que a pessoa que havia feito aquela foto encima do "cuscuz" era seu pai, e que ele tinha a foto guardada em sua casa. Pegamos o nome e endereço e hoje (19) resolvemos fazer uma visita ao cidadão. 

(Katiúcia Bezerra, filha de Antônio Haroldo)


Portanto, o personagem da foto é o senhor Antônio Pereira Bezerra, conhecido na cidade de Trizidela do Vale por Antônio Haroldo, nascido no povoado Lagoa Bonita, município de Poção de Pedras, mas que já mora por aqui desde em que a cidade ainda era um bairro de Pedreiras. Filho do saudoso Josino Pereira Bezerra, um industrial que era dono de usina de beneficiar arroz, que morou na Rua Santo Antônio. Antônio Haroldo tem 64 anos, é casado com a senhora Maria Lúcia Pereira Bezerra - a Moça, e tem quatro filhos: Vera Lúcia, Antônio Haroldo, Katiúcia e Arivaldo. 

(Rua 15 de novembro, Trizidela do Vale-MA, onde mora Antônia Haroldo

O herói da foto do "Cuscuz" reside na Rua 15 de novembro, nº 447, na cidade de Trizidela do Vale-MA, que por coincidência, vizinho à casa em que nasci e morei até os meus 16 anos. 


(Monumento "Cuscuz" na cidade de Trizidela do Vale, com algumas modificações que sofrera no sentido de desafogar o trânsito, hoje está assim, conforme imagem feita nessa data, 19.01.2017/Foto: Joaquim Filho)










  




2 comentários:

  1. Ñ restou nada do cuscuz de outrora. O progresso se encarregou de destrui-lo. Lembranças agora, só em fotos antigas como essa da reportagem. Parabéns Joaquim!

    ResponderExcluir