HOJE FOMOS VISITAR O COLÉGIO CORRÊA DE ARAÚJO E ENCONTRAMOS A ESCOLA EM FESTA, MAS UMA FESTA INTELECTUAL E DIFERENCIADA:
MARATONA DE MATEMÁTICA
Sabe aquele dia que dá vontade de você visitar a escola que fora responsável por parte de sua formação educacional e intelectual e, de repente, a encontra em um verdadeiro estado de alegria, na qual todos - corpo docente e discente - estão interagidos e envolvidos em torno de um só objetivo, a realização de uma Maratona de Matemática, que segundo as professoras que tiveram a ideia e coordenaram e colocaram na prática, juntas (Adriana Oliveira e Ellen Fernanda da Fonseca Brasil), tem por objetivos proporcionar aos alunos o contato como os mais diversos tipos de questões e atividades do cotidiano que envolvam a matemática, pois a Maratona não se resume apenas em cálculos e fórmulas, mas em vários contextos, além de dinamizar um pouco as aulas e sair da rotina, e nesta perspectiva, é importante buscar novas alterativas, estratégias e metodologias para tornar a matemática uma disciplina menos árida e mais agradável.
(O belo projeto Maratona de Matemática, teve como idealizadora a professora Adriana Oliveira, que encontrou na parceria da colega de trabalho a professora Ellen Fernanda o total apoio para a realização do mesmo. Parceria é a melhor forma para se ter sucesso em tudo que fazemos)
Segundo as professoras (Adriana e Ellen), os objetivos do projeto Maratona de Matemática é disponibilizar aos estudantes atividades diferenciadas, onde eles possam identificar a importância e relação da Matemática nas nossas vidas;
Incentivar o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes;
Interagir de forma divertida com o grupo de alunos;
Desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo, a criatividade e a sociabilidade através de métodos adequados do pensamento.
A metodologia que fora utilizada na Maratona de Matemática que teve como idealizadora a professora Adriana Oliveira, foi coordenada pela mesma e também pela professora Ellen Fernanda e colaboração dos demais professores da escola, atingiu o público de 8º a 9º ano. A disputa se deu em várias rodadas com atividades diversas, com foco principal na resolução de perguntas objetivas e subjetivas referentes a conteúdos anteriores de matemática estimulando também o raciocínio lógico e questões da OBMEP, as equipes serão separadas por turmas, logo se teve 4 equipes na disputa.
(Fotos: Joaquim Filho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário