quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Absurdo dos absurdos!

Coluna do Doutor "Doidão"


Nós últimos dias o que mais se comenta politicamente em Pedreiras e Trizidela do Vale é a possibilidade do futuro prefeito de Pedreiras ser importado de Trizidela ou Lima Campos. Olhem a que ponto a irresponsabilidade dos últimos gestores municipais de nossa cidade fez o desespero do nosso povo atingir!

E eu não tiro minha parcela de culpa nessa mazela, não. De tanta roubalheira, ingerência, incompetência, descompromisso e falta de amor a nossa cidade e a nossa gente, os nossos 05 (cinco) últimos alcaides conseguiram o absurdo de fazer nosso próprio povo desacreditar em suas lideranças nativas e, por conseguinte, em si mesmo.

Digo em si mesmo, pois vejo até lideranças políticas expressivas com mandato e sem mandato declararem apoio ou acharem razoável a "importação" de um prefeito. Quando se trata do povo, é de fato desespero pelo abandono e sofrimento a que foi submetido em todo esse tempo.

Mas em se tratando de lideranças apoiarem tal ideia, não é desespero - é alienação! E, então a situação é deveras grave, pois quando as próprias lideranças são alienadas, temos que pedir socorro é a Deus, não é a um prefeito de fora, não!

Mas a Constituição Federal impede que importemos esses prefeitos que querem descer oportunistamente de paraquedas em Pedreiras aproveitando-se do desespero e da miséria emocional do nosso povo. Em seu artigo 4°, parágrafo 5°; 14, parágrafos 5° e 7° e em respeito à Emenda Constitucional 16/1997, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral - TSE e do Supremo Tribunal Federal-STF, a mais alta corte judicial do país, a Constituição proíbe que Jailson ou Fred Maia se candidatem a prefeito de Pedreiras, bem como suas esposas e familiares diretos até segundo grau. Nem para o cargo de vice-prefeito a Constituição permite a eles ou aos seus parentes.

Mas se quiserem de fato fazer o bem a Pedreiras, renunciem aos seus mandatos de prefeito um ano antes de encerrar e venham servir nossa cidade e nosso povo como vereadores. Assim a lei permite. Se assim o fizerem, darão testemunho de que de fato estão preocupados com o bem de Pedreiras e não somente em se perpetuarem no poder e se aproveitar de nossa terra.

E já aviso a esses navegantes de paraquedas: se entendem de política, sabem que a realidade política e social de Pedreiras é muito diferente da realidade de seus municípios. Nossa história política mostra claramente que aqui não há mais currais nem manadas, com todo o respeito às populações de Trizidela e Lima Campos.

Pedreiras tem jeito sim! E o jeito não é só prefeito! É muito mais que isso! É uma coalizão de forças, mentes e corações de todos os segmentos sociais da cidade para construir um projeto coletivo e popular amplamente discutido e construído pela sociedade, para ser executado num governo descentralizado, autocrítico, transparente e participativo, com quadros capacitados técnica, política e administrativamente. E nesse governo o prefeito será apenas um supervisor dos trabalhos das variadas equipes da gestão para o alcance das metas estabelecidas. 

A campanha eleitoral tem que ser limpa de abuso do poder econômico e da agiotagem eleitoral. As forças políticas do atraso têm que ser expurgadas! E a única condição para participar desse propósito é amar e ter compromisso incondicionalmente com nossa cidade e nossa gente.

Assim os próprios pedreirenses conseguirão devolver o progresso e o desenvolvimento à nossa Princesa e nosso povo como certeza galgará justiça social e cidadania. 

Allan Robero Costa Silvamédico pedreirense e ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras. WhattsApp: 98-98733-0208 / E-mail: arcs.rob@hotmail.com 





























2 comentários:

  1. Bom texto. É doidão, mas sabe o que diz. Depois dessa explicação os pretensos vão acalmar o facho e voltar para as suas realidades. Mesmo porque uma ideia dessa não nasce do povo, é plantada pelos interessados e meia dúzia de asseclas que vive nas mamatas do poder. Que Pedreiras possa ter altivez para escolher o seu próprio candidato. Que é bom tem que servir aos seus. Cada um no seu quadrado. Ponto final. Um texto "balde de água fia" nesse assunto sem pé e sem cabeça. Como uma doença o doutor curou esse câncer.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico me perguntando como profissionais da área do direito não tomam iniciativa e explica que essa ideia de prefeitos de outros municípios se candidatar aqui em Pedreiras, não pode. Deixam ciar um terror psicológico e uma esperança vã no povo.

    ResponderExcluir