domingo, 13 de janeiro de 2019

Cenáculo Pastoral realizado em Pedreiras-MA.

Paróquia e Santuário de São Benedito em Pedreiras-MA realizou assembleia nesse dia 12 de janeiro!

(Padre José Geraldo Teófilo, Reitor do Santuário de São Benedito, ministrando a Assembleia)

O Santuário de São Benedito nesse dia 12 de janeiro do corrente realizou mais uma Assembleia Paroquial de Pastoral no Centro da Pastoral da Família Dom Armando Martin Gutierrez. 

Desta assembleia participaram os setores, Pastoral, movimentos. Coordenada pelo Pároco Padre José Geraldo Teófilo, com a presença do Diácono Silva, Centro de Liturgia, Conselho Pastoral e Econômico.

 
Padre José Geraldo falou que estamos no início do Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o objetivo no Cenáculo Pastoral, é a busca amorosa pelo seu Reino. Segundo o Padre a finalidade da Igreja é EVANGELIZAR.


Na oportunidade, o Padre falou que 'a maturidade cristã de nossos leigos tem nos ajudado muito a escutarmos a voz de Deus e não nos tonarmos apenas meramente ouvintes de sua Palavra, mas protagonista da mesma. Isso é visível pela autonomia dos leigos ao longo dos anos. Foi assim que descobrimos em nosso Santuário que não podemos FAZER as coisas de qualquer jeito, vimos logo que se faz necessário que nos organizemos em todos os aspectos, principalmente por meio de um planejamento.' 


O Padre ainda ressaltou: "A nossa caminhada não pode mais ser feita pelo improviso, requer que estudemos os amais diversos documentos da nossa Igreja para sabermos que muitas iniciativas não são falácias e nem atos mirabolantes. Nossa Paróquia Santuário precisa com urgência retomar a caminhada e ao mesmo tempo, buscar ser criativa, dinâmica, facilitadora para que possamos responder os apelos do Santo Padre, o Papa que disse: (...)prefiro uma Igreja acidentada, ferida, enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças." (Exortação Apostólica Evangelho da Alegria). 


O Padre também enfatizou sobre a organização administrativo-financeira, levando ao Conselho Econômico expor as dificuldades para 2019. O Conselho com muita sapiência convocou a todos a se unirem na Transparência, na fidelidade das prestações de contas, na ação conjunta do término da reforma do Centro Comunitário. Expôs que a Paróquia quitou todos os seus débitos e ao mesmo tempo encontra-se na Conta do Banco do Brasil Agência de Pedreiras um valor de R$. 28.000,00 (Vinte e oito mil reais) para garantir o pagamento dos débitos automáticos de energia e água. O Padre falou por que vive pedindo ajuda diariamente, para que o Reino de Deus não venha parar! Também colocou a disposição dos participantes a prestação de contas e se colocou a disposição para quaisquer esclarecimentos. 


Anunciou que este ano o Santuário terá que enviar a Diocese R$. 20.000,00 (vinte mil reais) para o seminário, além de alimentos que costumeiramente  são enviados todos os anos. 


Ainda se estudou as prioridades e ações da Diocese de Bacabal para 2019 que servirão como pistas e encaminhamentos para as atividades do Santuário ao longo do ano em desenvolvimento.


Perguntamos ao Pároco qual o motivo do sucesso das atividades do Santuário ao longo desses anos em que está a frente. Obtivemos como sábia resposta:

"Quem está a frente dos trabalhos é o nosso Deus. Tudo o que fazemos é para a glorificação Dele e a santificação das pessoas. Depois temos o apoio do Bispo que nos conhece e sabe da nossa exagerada dedicação... isso me eleva a cada dia escancarar as portas do Santuário e da casa Paroquial, sinal de abertura, acolhimento e muita simplicidade."


Por último, após as decisões votadas, aconteceu uma grande confraternização entre os membros presentes. Ainda destacamos algumas pessoas de grande  significado histórico na vida desse Santuário a exemplo da Senhora Raimunda Gama, equipe do Centro de Estudos Sobre Liturgia. 


O Blog do Joaquim Filho de forma amistosa e voluntária, vem acompanhando a cada ano este bonito trabalho em prol da Fé de Pedreiras. Como é bom saber que Pedreiras em peso sabe que a Fé Católica tem movimentado toda a cidade sem proselitismo e sem ideologismo (como diz o Padre)... isso devemos ao Padre José Geraldo Teófilo que todos o chamam carinhosamente de "Padre Véio."
























Um comentário: