sexta-feira, 14 de junho de 2019

CAEMA: problema ou solução?

Coluna do Confrade
(Allan Roberto Costa Silva - médico, jornalista e político)


A Companhia Maranhense de Águas e Esgotos -CAEMA ultimamente, não somente em Pedreiras, mas em todo o Maranhão, tem sido mais um instrumento de suplício ao nosso povo do que de prestação de bons serviços, como deveria.

Sabe-se oficialmente que a CAEMA passa por problemas de ordem financeira que a colocam no status de pré-falência. Tal situação deve-se às ingerências das sucessivas gestões políticas do órgão.

Sabemos que em Pedreiras e Trizidela do Vale nas regiões mais altas o abastecimento de água é precário e quase inexistente, pois só chega na madrugada e é rotina faltar por cinco dias sucessivos. 

Mesmo nas zonas planas e centrais o abastecimento é deficiente. E não podemos deixar de ressaltar o problema diário de canos estourados na malha subterrânea, que provoca enormes desperdícios, transtornos e o absurdo de danificar a via pública e a Companhia não corrigir o dano.

Ora, sabemos que a malha tubular subterrânea da CAEMA é ainda dos anos 70 e na maioria de amianto e chumbo, que provocam câncer e outras graves doenças ao ser humano; que esses reparos que a CAEMA não faz após consertar  seus velhos e já imprestáveis canos, ela é obrigada por lei a fazer, e tem até uma empresa terceirizada, licitada e contratada para essas obras. O que não podemos é aceitar que uma empresa que cobra caro por seus serviços, não os preste com eficiência e qualidade. 

Fornecer água em bairros residenciais somente de madrugada, como dizia meu velho pai, é tratar casa de família como “cabarés”. 

O problema é complexo e não adianta querer ser parceiro da CAEMA para tentar solucionar: ela se comporta como acima da lei e trata o cidadão como estrupício. Nem autoridades municipais a CAEMA obedece. 

E esse problema martiriza nosso povo há muito tempo e já foi constatado e punido certa feita esse comportamento criminoso da CAEMA, pois ela já foi judicialmente impedida de cobrar por contas de água em Pedreiras e Trizidela por um longo tempo, mas não se emendou. 

Pedreiras precisa urgente se libertar da prepotente e ineficiente CAEMA e ter seu próprio Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE com os caemeiros como parceiros,  pois eles possuem a expertise. Com a palavra os usuários da CAEMA.

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mail: arcs.rob@hotmail.com





















2 comentários:

  1. A CAEMA em Poção de Pedras é um grande transtorno para a população /tem bairro que nao vai agua e os que vão o morador precisa RER uma bomba aspirante para fazer aguas chegar as residência. Tem inúmeros poços abandonados com bombas quebradas, levando o povo da cidade inteira a ir buscar agua na casa do prefeito, que faz da agua seu cabo eleitoral. A Promotoria é extremamente omissa e a população nao tem a quem recorrer. Assim a CAEMA é um grande problema a ser resolvido, com urgência.

    ResponderExcluir
  2. A CAEMA em Poção de Pedras é um grande transtorno para a população /tem bairro que nao vai agua e os que vão o morador precisa RER uma bomba aspirante para fazer aguas chegar as residência. Tem inúmeros poços abandonados com bombas quebradas, levando o povo da cidade inteira a ir buscar agua na casa do prefeito, que faz da agua seu cabo eleitoral. A Promotoria é extremamente omissa e a população nao tem a quem recorrer. Assim a CAEMA é um grande problema a ser resolvido, com urgência.

    ResponderExcluir